Você utiliza a Netflix para assistir filmes? Possui uma conta na Nubank ou já fez um pedido no Ifood? Todas essas empresas possuem algo em comum: eles trabalham como ninguém o relacionamento com o cliente e por isso se destacam em seus segmentos.

Mas o que eles fazem para ter um excelente relacionamento com seus clientes? 

Até alguns anos atrás, era comum vendedores tratarem seus clientes de forma impessoal, mecânica e acabavam demonstrando que aquela pessoa era apenas mais um número em sua planilha de vendas e uma ajuda para bater a meta no fim do mês. Porém, a concorrência aumenta a cada dia e hoje já não é mais aceitável no mercado esse tipo de tratamento.

Nesse cenário, o atendimento virou a maior arma que uma equipe de vendas tem para conquistar um consumidor. Afinal, mais do que um simples atendimento, o relacionamento construído ali contribui para fidelização dos clientes.

Infelizmente, não são todos profissionais que enxergam essa importância ou seguem o modelo das grandes empresas que citamos e por isso acabam mantendo o mesmo padrão de anos atrás e claro, perdendo venda após venda.

Sabemos que é preciso mudar esse padrão do “antigo atendimento”. Por isso, viemos falar como você pode melhorar o relacionamento com o cliente e assim fechar mais vendas.

Construindo o relacionamento com o cliente

Antes de qualquer iniciativa, não poderíamos deixar de falar em CRM ou Customer Relationship Management. O termo se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Dessa forma, a estratégia vai muito além de uma simples ferramenta. Em resumo, trata-se de todo o processo utilizado pela empresa para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais como nome, endereço, número de telefone, etc. Além disso ele reúne suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada. Com ela, você terá em mãos dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

Para saber como trabalhar esta estratégia em seu negócios, leia também CRM para concessionárias: os segredos da gestão de leads perfeita.

Mantenha contato regular com os clientes

Por meio do CRM você já possui diversas informações sobre os seus clientes. Dessa forma, será mais fácil seguir para os próximos passos.

Como qualquer relacionamento, para que a relação siga dando certo é preciso manter uma certa proximidade. Ou seja, você precisa estar em contato regular com os seus clientes.

Toda interação com o cliente deve ser tratada como uma oportunidade para monitorar e construir essa relação. Ao manter contato regular, você pode acompanhar os sentimentos dos clientes em relação ao seu negócio e corrigir áreas problemáticas, identificadas através de sua comunicação regular.

Caso contrário, é muito provável que o seu cliente simplesmente busque o seu concorrente.

relacionamento com o cliente

Aqui estão algumas maneiras de se manter em contato e melhorar o relacionamento com o cliente:

E-mail Marketing

O E-mail marketing é um dos principais canais de relacionamento para lojas de veículos. Por se tratar de uma comunicação direta com os consumidores, é a oportunidade perfeita de estreitar o relacionamento com o cliente.

Lembre-se que os usuários já se dispuseram a dar permissão aos seus e-mails. Ou seja, eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos.

Portanto, uma boa prática é enviar e-mails regulares para manter o seu cliente atualizado com o que está acontecendo na empresa. Nele você pode incluir notícias sobre lançamentos, promoções, a sua empresa e outros conteúdos relevantes.

Leia também: E-mail para concessionárias: 6 modelos para gerar leads!

Redes Sociais

No Brasil, já são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. Enquanto a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70,3%, um dos maiores do mundo.

Sendo assim, usar as redes sociais como canais de relacionamento com clientes já não é uma questão de escolha. De fato, as pessoas estarão na internet falando sobre uma marca, quer ela queira, quer não.

Para comunicar e se relacionar com o cliente nas redes você deverá ter um estilo e tom de voz próprio. Ninguém deseja se sentir como se estivesse lidando com uma empresa fria. Por isso, dê um toque pessoal e mostre o lado humano da marca.

Ainda para humanizar a empresa, uma dica é usar o seu perfil no Instagram para compartilhar momentos diários na sua loja, além de mostrar os bastidores e a equipe.

A Netflix, por exemplo, é um dos perfil que se destacam nas redes sociais por utilizar o humor e por não deixar nenhuma interação sem resposta. Seja relacionada ao seu negócio ou não.

WhatsApp

Dificilmente encontramos alguém que não possui o WhatsApp instalado no celular. O aplicativo de mensagem é um dos mais populares atualmente e chama atenção pela sua facilidade de uso.

Por isso, o WhatsApp logo passou a ser visto com uma importante ferramenta de relacionamento e vendas.

Nesse sentido, proporcionar uma boa experiência para quem entra em contato com a sua loja, é um dos fatores fundamentais para quem usar essa ferramenta para estreitar a relação com o consumidor.

Você pode usar o aplicativo, por exemplo, para oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado.

Enviar mensagens de felicitações em datas importantes ou informar sobre a chegada de novidades são apenas algumas das formas de estabelecer um relacionamento mais próximo com o seu público.

Conclusão

O consumidor está cada vez mais exigente. E por isso, utilizar estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente é fundamental para lojas de veículos que querem se destacar e vender mais.

Essas são algumas dicas práticas para você começar a aplicar imediatamente. Para continuar aprendendo, eu te convido a fazer a parte da nossa comunidade no Telegram “Concessionária do Futuro”. Lá, além dos nossos conteúdos em primeira mão, você também receberá semanalmente as notícias mais importantes do setor automotivo.

Para ingressar, basta clicar no banner abaixo!

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.