Fechando mais vendas de veículos pelo WhatsApp

Tempo de leitura: 5 minutos

[Total: 0   Average: 0/5]

Hoje, existem imensos recursos para gerar, mensurar e otimizar processos de vendas. Antes de mais nada, essas ferramentas estão dispostas para todo tipo de processo de venda, seja ele complexo ou não. Ainda mais, existem também outros tipos de ferramenta, normalmente utilizadas em processos mais simples e que nem muitas vezes são totalmente dedicadas somente a vendas. Dessa forma, uma delas é o WhatsApp, um aplicativo de mensagens instantâneas que está fechando mais vendas pelo mundo do que você imagina.

Então, mesmo sendo algo relativamente simples, onde quase toda qualificação é feita externamente, seja em um blog, canal do YouTube ou site próprio da empresa, é necessário algumas boas práticas no momento do fechamento de uma venda dentro do aplicativo. Portanto, vamos falar um pouco dessas práticas, separando em dois grandes grupos: organização do aplicativo e práticas de conversa.

Organizando o WhatsApp

Fechando mais vendas de veículos pelo WhatsApp

O primeiro passo é prepará-lo para a chegada dos leads, deixando o aplicativo organizado. Por outro lado, mesmo não sendo uma área diretamente correlata ao ato de contato com o cliente, é de muita importância deixar todas elas prontas.

Utilizar WhatsApp Business

O Business é uma função do aplicativo de mensagens que serve para diferenciar pessoas de empresas dentro da plataforma. Então, além da diferenciação, a função oferece uma gama de possibilidades, facilitando a identificação, o contato e o gerenciamento de contatos das empresas.

Identificação da empresa

Sua concessionária deve ser facilmente identificada quando receber ou enviar uma mensagem para um prospect. Portanto, deve-se deixar alguns fatores prontos para uma identificação fácil:

  • Foto do perfil com logo
  • Nome da empresa explícito
  • Status explicativo
  • Identificar-se nas mensagens

Acima de tudo, esses fatores influenciam na hora de um prospect facilmente identificar sua concessionária e não ignorar achando que é um spam ou até um golpe.

Mensagem automática

Em momentos de ausência, deve-se deixar uma mensagem automática para que o potencial cliente entenda que ele está falando com um bot. Primordialmente, o próprio WhatsApp Business permite a opção de mensagem automática. Por exemplo, pode-se perder um contato importante ao deixar alguém no vácuo ou não atendê-lo da maneira correta.

Por fim, segue um modelo de mensagem automática que pode ser utilizado imediatamente:

“Olá, essa é uma mensagem automática. No momento não estamos disponíveis, nosso horário é de segunda a sexta, das 7h até 18h. Assim que estivermos disponíveis, vamos te atender da melhor forma. Muito obrigado pela paciência.

Att, Nome da Empresa

Boas fotos dos veículos

Fechando mais vendas de veículos pelo WhatsApp: boas fotos

Independente da forma que o prospect chegou ao WhatsApp, deve-se ter separado com você várias fotos dos veículos para eventuais consultas. Mais importante ainda do que se ter as fotos, é tê-las em alta resolução. Quando se utiliza fotos com má qualidade, sem enquadramento e que não definem bem o veículo, pode-se perder potenciais vendas. Boas fotos melhoram a experiência de compra do usuário.

Informações gerais dos veículos a mão

Ter uma foto ou documento pronto com todas as informações dos veículos faz com que a concessionária ganhe tempo e facilita a vida do cliente. É normal que o lead peça várias informações pertinentes sobre o veículo no qual se tem interesse, quando se já tem tudo pronto, é só repassar. Então, separe em um lugar fácil de encontrar todas as informações pertinentes de todos os veículos que estão à venda, para enviar quando necessário.

Práticas no fechamento das vendas

O outro grupo de boas práticas se encontra no momento da conversa de fato com o potencial cliente. Deve-se seguir algumas premissas para aumentar a chance de fechar negócio.

Linguagem clara e objetiva

Fechando mais vendas de veículos pelo WhatsApp: linguagem clara e objetiva

Durante a conversa deve-se utilizar uma linguagem clara e objetiva com o prospect. Responder suas dúvidas de forma objetiva e escrever de um jeito que não deixe lacunas para dúvidas. Para isso, é necessário escrever utilizando a gramática correta e ser coerente.

Ser aberto à dúvidas

O reforço em relação às dúvidas do lead deve ser sempre trabalhado. Sempre que perceber que pode ocorrê-las, faça perguntas:

  • “Tem alguma dúvida em relação ao processo?”
  • “Está entendendo bem?”
  • “Ficou claro?”
  • “Mais alguma dúvida?”

Quando se reforça as dúvidas do cliente, aumenta-se a possibilidade de fechar o negócio, pois todo o processo e informações da venda serão bem explicados, evitando qualquer confusão.

Buscar sempre o agendamento de uma visita/test drive

Fechando mais vendas de veículos pelo WhatsApp: fechamento

Uma coisa para se ter em mente em todo o processo é que o objetivo final além do fechamento da venda é também uma visita na loja ou um agendamento de test drive. Então, seguindo o processo, deve-se sempre buscar esse fim. É interessante frisar que as fases do processo não devem ser atropeladas, só sendo necessário oferecer uma proposta de visita/test drive depois de ter a convicção de que o lead está qualificado.

Fazer follow ups

Essa é a definição de follow up:

Follow up é um acompanhamento da conexão com o lead que pode ser feito por email, telefone, LinkedIn, ou outras redes sociais e meios de comunicação.

Reev

Acima de tudo, o Follow Up é o contato que você vai ter com o lead depois da conversa que ainda não gerou um fechamento. Então, enquanto não fechar o negócio ou agendar uma visita ou test drive, deve-se manter o contato com lead em períodos específicos. Não se deve entrar em contato toda hora buscando fechamento, você pode está sendo chato com o prospect. Então defina períodos ideais que não sejam longos o suficiente para o potencial cliente te esquecer, mas que não sejam curtos para que o follow up seja visto de uma forma negativa.