Como aproveitar as oportunidades digitais no mercado de caminhões?

Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar de que 2021 foi um ano difícil para o setor automotivo, alguns setores driblaram os problemas e tiveram excelentes resultados. Esse foi o caso do mercado de caminhões.

O setor atingiu alta expressiva no acumulado do ano e a perspectiva é que continue crescendo agora em 2022. Um cenário bem diferente que o de seis anos atrás, quando as vendas do segmento iniciavam um ciclo de quedas sucessivas.

Além disso, o digital está cada vez mais presente no mercado de caminhões. Isso porque os consumidores também já realizam várias etapas do funil de compra pela internet.

Então, se você quiser entender mais sobre o segmento e as oportunidades que estão disponíveis. Continue lendo.

Dados sobre o mercado de caminhões

mercado de caminhões

Entre todos os segmentos do setor automotivo, o de caminhões foi o que registrou maior crescimento em 2021. De acordo com os dados da Fenabrave, no ano passado os números chegaram a 127,3 mil unidades, uma alta de 42,8% sobre o acumulado de 2020.

Para 2022 as projeções são positivas, o mercado deverá se manter comprador e a estimativa é um crescimento por volta de 7% nas vendas de caminhões. As demandas aquecidas do agronegócio, construção, mineração e e-commerce deverão permanecer como as principais alavancas.

Por outro lado, o segmento de Ônibus não teve o mesmo desempenho no ano passado registrando uma queda de 2,49%. Mas, segundo a Fenabrave, a perspectiva é que 2022 acelere os emplacamentos do setor que deve crescer em torno de 8%.

Em resumo, o ano começou com boas expectativas para o setor de caminhões e ônibus. Por isso, você deve ficar atento aos pontos abaixo para aproveitar essa oportunidade.

Ações digitais no setor de caminhões

Sabemos que a transformação digital no setor automotivo foi acelerada durante os dois últimos anos. Os setores produtivos tiveram importantes avanços em tecnologias e soluções que encurtaram o caminho até o modelo de indústria 4.0.

Mas, quando falamos sobre o processo de vendas e comercialização dos transportes de carga, o digital está longe de ser realidade. A verdade é que se já é difícil de concessionárias e revendas de veículos leves entenderem a força das estratégias online, isso fica ainda mais grave no setor de caminhões.

No entanto, assim como os consumidores, o mercado B2B também realiza vários processos da jornada de compra no ambiente digital. As etapas de pesquisa e consideração em sua grande maioria são feitas pela internet, ou seja, é necessário criar uma estruturar e bom posicionamento online para atrair essas pessoas.

Além disso, desenvolver e educar a equipe comercial para atender os contatos que chegam através dos canais de aquisição online.

Esse é o caminho para construir uma estratégia digital de sucesso e gerar oportunidades de vendas para seu negócio. Mas, o primeiro passo é a mudança de mentalidade em acreditar que o ambiente online também é importante para o segmento de caminhões.

Oportunidades de explorar um oceano azul

Se ainda existem muitos descrentes do digital no mercado de caminhões, por outro lado, existe também um oceano azul de possibilidades. É claro que esse cenário vai mudar daqui a alguns anos, mas, hoje, você pode sair na frente de vários concorrentes ao montar um forte posicionamento online.

Para isso, você deve trabalhar os 4 pontos abaixo:

Showroom digital

O showroom digital é a sua vitrine na internet, é nele que você vai destacar seus veículos e suas ofertas. Ele será seu principal canal para captar e direcionar leads. Por isso, é necessário uma página otimizada para os mecanismos de buscas, que tenha iscas de conversão, identidade visual da marca, seja responsivo para o mobile e que entregue autonomia para o time.

Anúncios online

Os anúncios online são essências para obter resultados expressivos, afinal, não adianta criar o melhor showroom digital se não existe tráfego de usuários na página. Sendo assim, é preciso desenvolver estratégias para usar bem esse recurso para seu negócio. Veja esse artigo: como gerar tráfego para o site.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte de qualquer plano de sucesso no ambiente online. Segundo o DataReportal de 2021, 61,6% dos brasileiros usam as redes sociais para procurar mais informações sobre uma marca. Dessa forma, é necessário trabalhar esses canais para atrair e engajar pessoas, mas também para transmitir confiança na marca.

Ps: isso também é válido para negócios B2B.

Equipe de vendas

Já falamos sobre capacitar o time de vendas para atender os contatos gerados no digital, mas é preciso reforçar esse ponto. Afinal, a maior parte dos vendedores ainda estão acostumados com a venda presencial. Portanto, você deve preparar seu time comercial para lidar com essa nova dinâmica.

Abaixo vou deixar um link para um material da AutoForce que vai te ajudar nesse processo:

Conclusão

O mercado de caminhões está aquecido e as expectativas são boas para 2022, mas é preciso acelerar a transformação digital no processo de vendas.

O primeiro passo é a mudança na mentalidade de que “esse segmento não gera resultados na internet”, pois é fato que várias etapas da jornada de compra são realizados no ambiente online.

E agora que você entende isso, é momento de agir. Caso queira conhecer nossa solução Autódromo, CMS responsável pela criação de showrooms digitais, clique no banner abaixo e solicite uma demonstração gratuita.