Toda loja de veículos precisa ter canais de aquisição definidos. Afinal, eles são os responsáveis por atrair clientes, podendo ser online ou offline. São pelos canais de aquisição que concessionárias e revendas se comunicam com público-alvo e geram novas oportunidades de vendas, ao transformar possíveis interessados em clientes. 

Muitas empresas cometem o erro de direcionar todos os seus investimentos para um único canal de aquisição porque ele está trazendo resultados “satisfatórios” e porque consideram arriscado testar novos caminhos. No entanto, não diversificar ou negligenciar os canais pode significar freada de crescimento e perda de muitas oportunidades de aumentar o faturamento.

Imagine que sua empresa venda pranchas de surf e acessórios em uma cidade conhecida por atrair atletas de todo o mundo. Então, ela já tem um produto perfeito para o local, correto?

Mas além de ter o produto, ela precisa dos clientes. 

Ou seja, para vender os clientes precisam chegar até você. A lógica é a mesma para loja de veículos. Além de produtos e serviços, é preciso que os seus clientes te conheçam e saibam como chegar até você. Além disso, você precisa ampliar seus canais de aquisição constantemente, pois o mercado está cada vez mais dinâmico e o comportamento do consumidor se transforma a cada dia.

Portanto, você pode estar direcionando seus investimentos para uma ferramenta que já não traz um ROI interessante ou que já não atrai o público certo para comprar de você, ou ainda, que não se enquadra no momento atual que vivemos.

O que são canais de aquisição?

Um canal de aquisição é o meio que seu conteúdo, ou sua mensagem, irá chegar até seu público alvo.

Alguns exemplos são: blogs, comunidades, e-mail marketing, Showroom Digital, redes sociais, eventos, mídia paga ou qualquer outra estratégia que poderá gerar oportunidades.

Quais os melhores canais de aquisição de clientes para concessionárias?

Redes Sociais 

É inegável que os brasileiros amam as redes sociais. Você também costuma dedicar algum tempo do seu dia a elas, certo?

De acordo com estudo We Are Social e Hootsuite, de 2021, existem 150 milhões de usuários de mídias sociais no país. Esses usuários gastam aproximadamente 03 horas e 42 minutos conectados nas redes.

Se você quiser aproveitar esse potencial e gerar resultados para o seu negócio, é preciso definir objetivos e saber como alcançar o cliente ideal. Para isso, um dos primeiros passos é a definição das suas personas. Dessa forma, será muito mais fácil produzir conteúdos relevantes e que chamem a atenção do seu público.

É importante ressaltar que o conteúdo publicado pela sua marca deverá estar alinhado com o interesse do público, se adequar aos diferentes formatos de cada rede e buscar criar relacionamentos, interação e engajamento. Além de publicar, sua empresa também deve cuidar para que a interação com seu público seja constante e que questões relacionadas ao SAC também sejam respondidas. Assim, você terá muito mais credibilidade nesses canais.

Email marketing 

Uma pergunta pertinente do mercado digital é: o email marketing morreu?

E eu faço uma outra pergunta: qual a primeira coisa que você olha quando realiza uma compra online?

O email-marketing é uma ótima ferramenta para ativar sua base de clientes ou para começar a se relacionar com novos leads. Nesse canal, é importante entregar a mensagem certa, no momento certo e para a pessoa certa. 

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o email marketing não serve apenas para disparar promoções imperdíveis. Mas também, para enviar conteúdos relevantes periodicamente para sua base. Por isso, ele é tão importante para criar relacionamento com sua base e prepará-lo para a compra.

Por isso, o CRM da sua empresa deve ser muito bem estruturado, pois ajudará a trazer insights sobre os tipos de conteúdo que seu público irá se interessar. 

É importante ressaltar que para sua estratégia de e-mail marketing ser ainda mais efetiva, você deverá criar diversas réguas (ou grupos de clientes), para que cada um receba um tipo de comunicação alinhada com seu interesse.

Otimize o SEO das páginas

O Search Engine Optimization (SEO) trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca. Ou seja, essa estratégia é fundamental para atrair mais clientes de forma orgânica.

Quando uma loja de veículos aplica práticas avançadas de SEO em suas páginas, as pessoas que estão procurando por um novo carro ou serviços podem encontrá-la com mais facilidade. Sendo assim, mais pessoas podem conhecê-la e mais oportunidades de vendas irão surgir.

Acredite, uma concessionária que aplica boas práticas de SEO está vários passos à frente daquelas que ignoram a estratégia.

Segundo um estudo do Internet Live Stats, de 2020, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, totalizando 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo.

Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E os números abaixo mostram que os usuários confiam nesse julgamento do buscador: 

  • Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques; 
  • Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

Pensando nisso, é obrigatório investir na otimização de SEO das páginas da loja de veículos. Leia 6 dicas de SEO para concessionárias e saiba como aparecer entre os primeiros resultados do Google.

Aposte em anúncios como um dos canais de aquisição 

Canais de aquisição

Além dos resultados orgânicos, você já deve ter percebido que no topo das páginas de pesquisa do Google há resultados sinalizados com a palavra “anúncio”.

Esses links patrocinados são desenvolvidos no Google Ads. Com essa ferramenta, lojas de veículos podem pagar ao Google para se destacarem na internet. Um dos benefícios é fazer isso de forma segmentada, o que ajuda a atrair um público qualificado, que tenha relação com o que você está anunciando.

Além dos anúncios no Google Ads, o Facebook Ads também se destaca entre os canais de aquisição para concessionárias. Lá você pode anunciar no próprio Facebook ou no Instagram, aproveitando os diferentes formatos disponíveis nas redes.

Mas antes de começar a gastar o seu orçamento para anúncios patrocinados, primeiramente, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Dessa forma, você descobrirá em quais canais o público está concentrado, como redes sociais, jornais, sites e demais plataformas. Nessa etapa mais uma vez é muito importante ter em mente suas personas. Feito isso, pode-se direcionar os anúncios no formato de cada canal.

Showroom Digital

Outro importante canal de aquisição para lojas de veículos é o showroom digital. Há alguns meses divulgamos o case da Euro Motors, complexo de marcas Premium da América Latina. 

O grupo conseguiu o impressionante faturamento de 45 milhões em vendas online em meio a pandemia. Diante do resultado, o showroom digital se destacou como segundo maior canal de conversão de leads da concessionária. Para alcançar o feito, a Euro Motors disponibiliza de forma online tudo que o cliente encontraria também no showroom físico. Desde ofertas, informações até o atendimento de excelência. 

Mais do que um simples site, o showroom digital permite que você cadastre suas ofertas de veículos novos de acordo com a campanha do mês. Com apenas alguns cliques você mesmo cria e exibe no site as ofertas especiais. O mesmo pode ser feito com ofertas de seminovos. Além disso, é possível visualizar e monitorar as ações dos novos leads e enviá-los para e-mails específicos ou CRMs para concessionárias.

Ou seja, é inegável o potencial do showroom como gerador de oportunidades para lojas de veículos. No entanto, existem alguns premissas básicas para garantir que o resultado aconteça. Leia Características do showroom digital que gera vendas.

Conclusão

Neste artigo vimos que para que a sua loja de veículos continue vendendo, você pode optar por investir em diferentes canais de aquisição. Assim, fica mais fácil dos seus clientes te encontrarem. E, de quebra, você ainda ganha pontos pela comodidade e disponibilidade.

Há inúmeros canais disponíveis, mas para saber quais vale a pena usar na sua estratégia, você precisará, primeiramente, identificar em quais deles a sua persona está. Além disso, é preciso levar em consideração o custo por novo cliente de cada canal e avaliar se está de acordo com o seu orçamento.

Por fim, é importante lembrar, que o seu plano estratégico deve ser flexível e estar aberto à experimentos. Dessa forma, você pode ir testando novas maneiras para atrair clientes com um custo de aquisição mais reduzido, medir os resultados e decidir os próximos passos.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.