Entender a engrenagem que faz um e-commerce automotivo rodar e como criar uma loja virtual do zero é um grande desafio para quem quer vender carros online.

A verdade é que durante muito tempo dealers e consumidores estiveram acomodados em um processo de compra de veículos engessado. As concessionárias por comodidade e os clientes por acreditarem que aquela era a única forma de comprar um carro. E de fato foi assim até pouco tempo atrás.

Pelo menos até a popularização da internet, seguida do aumento da confiança do consumidor em uma jornada 100% online. Com a mudança nas formas de consumo e a busca constante por uma experiência de compra mais prática e segura, não restou outra escolha às lojas de veículos.

O e-commerce automotivo já é uma realidade e é preciso se adaptar

Agora, as lojas de veículos buscam desvendar os processos, tecnologias e as melhores estratégias para vender na internet. E é justamente isso que você irá aprender neste artigo.

Nele vamos abordar:

  • Por que investir em um e-commerce;
  • Como funciona um e-commerce automotivo;
  • A parte prática do e-commerce automotivo;
  • As características de um showroom virtual de sucesso;
  • Escolhendo uma plataforma de e-commerce automotivo;
  • Tendências para o e-commerce.

Por que investir em um e-commerce?

e-commerce automotivo

O que era uma tendência para ganhar espaço pelos próximos cinco ou dez anos, em questão de meses, avançou de forma surpreendente.

De acordo com o estudo Nuvem Commerce, em 2021 as pequenas e médias empresas no Brasil faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com vendas online, resultado 77% acima do registrado no mesmo período do ano passado.

No mercado automotivo o cenário também vai se desenhando para o crescimento da compra 100% online. Afinal, os compradores de veículos também desejam uma experiência de compra incrível. Ou seja, mais rápida, prática e segura.

É o que já apontavam os estudos feitos antes mesmo da pandemia de Covid-19, responsável por acelerar o processo de transformação digital:

83% dos consumidores querem comprar online para economizar tempo.

Source: 2019 Autotrader car buyer of the future study

43% dos compradores de automóvel querem fazer todo o processo online sem nunca visitar uma concessionária(pré-covid 19).

Source: JD Power 2019 US New Auto Shopper Study

O comércio online veio para ficar e crescer nos próximos anos.

Mas mesmo com o mercado caminhando definitivamente para um modelo virtual, alguns dealers ainda resistem em dar os passos necessários para criação de uma loja virtual, melhorando a experiência de compra do consumidor e se adaptando ao novo contexto.

E isso acontece simplesmente porque acreditam em mitos sobre o e-commerce. Porém, se você quer manter o seu negócio vivo nos próximos anos precisa esquecer estas afirmações:

  • Desenvolver um e-commerce para veículos é caro demais;
  • Atualizar ofertas e múltiplas configurações de veículos é muito trabalhoso;
  • Entender e fazer funcionar a jornada de compra digital do consumidor é confuso;
  • Validar, acompanhar e mensurar as vendas realizadas de forma digital é cansativo;
  • Integrar e fazer funcionar o e-commerce com bancos, financeiras, avaliadores de usados e gateways de pagamento é complexo.

A verdade é que ao escolher uma boa plataforma de e-commerce você vai descobrir que as concessionárias virtuais possuem custos muito menores do que as que focam em mídias tradicionais e trabalham com grandes estruturas físicas.

Além disso, manter o showroom virtual atualizado e mensurar os resultados é muito mais simples do que parece.

Leia também Ecommerce automotivo: o guia completo para conhecer as vantagens de se tornar uma concessionária 3.0.

Desvendando o e-commerce automotivo

Já estamos tão acostumados a comprar itens sem ao menos sair de casa que perguntar o que é um e-commerce pode até parecer banal. No entanto, para quem está planejando ter a própria loja virtual em breve, é importante não restar qualquer dúvida.

O e-commerce é uma modalidade de comércio na qual a compra e venda, bem como as transações financeiras, são feitas inteiramente on-line. Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo pode ter utilizado grandes e-commerces, como o Magazine Luiza ou a Amazon, por exemplo.

Para construir a loja virtual, empresas como o “Magalu” utilizam uma plataforma de e-commerce, que é a tecnologia que permite a criação e gerenciamento de todas as informações sobre os produtos e serviços oferecidos. Ao mesmo tempo, integram com as soluções necessárias para o processo de compra acontecer inteiramente on-line.

Em resumo, para uma loja virtual ter sucesso, existem algumas funcionalidades essenciais aos quais você deve estar atento:

  • Cadastro de produtos;
  • Preços e promoções atualizados;
  • Controle de estoque;
  • Disponibilização de meios de pagamento;
  • Gestão de frete e envio de pedidos;
  • Análise de relatórios operacionais.

O e-commerce automotivo na prática

Em resumo, para efetivamente, ter um e-commerce automotivo é preciso investir em tecnologia para viabilizar a sua inserção online. Então, este é o momento de escolher a sua plataforma de e-commerce.

Plataforma

Como dissemos, a plataforma é responsável por oferecer, em um só lugar, ferramentas que vão desde a criação visual de uma loja online até a gestão de preços e estoque, integração com meios de pagamento e tabelas de frete das principais transportadoras do mercado.

Por outro lado, a contratação de um a um desses serviços fora de uma plataforma poderia implicar em maior investimento de tempo e de recursos financeiros.

Aqui na AutoForce, costumamos dizer que a plataforma é um modelo de negócios e não apenas uma ferramenta tecnológica. Afinal, permite que dados e informações fluam facilmente para facilitar as decisões e transações da empresa. Dessa forma, criam valor ao facilitar a troca entre dois ou mais grupos interdependentes, geralmente consumidores e vendedores.

E-commerce Automotivo
AutoCommerce é uma plataforma de E-commerce Automotivo

Um exemplo de plataforma é o AutoCommerce, uma solução desenvolvida pela AutoForce para concessionárias e revendas de usados criarem suas próprias lojas virtuais e venderem seus veículos 100% on-line de forma segura, sistêmica e organizada.

Layout

Além das questões técnicas e burocráticas, a decisão quanto à tecnologia mais adequada para o seu e-commerce também precisa incluir uma preocupação especial com a estética e a usabilidade do site. Afinal, para ser um sucesso de vendas, é preciso conquistar os clientes. Nesse sentido, uma série de requisitos são fundamentais na decisão de compra, sobretudo a experiência que você proporciona.

Identidade visual

Dizem que a primeira é a que fica e isso é realmente verdade. Por isso escolha uma plataforma que ofereça bons layouts personalizáveis para deixar o e-commerce com a cara da sua marca.

Outra dica é não usar cores demais, brilhos, variações de fontes e tamanhos. Isso dificulta a legibilidade do seu conteúdo. Ou seja, não oferece uma boa experiência ao usuário, que poderá se sentir distraído, confuso e poderá deixar o seu site.

Carregamento de página

Hoje em dia, os usuários não querem esperar mais do que dois segundos até que uma página carregue. De acordo com números da KissMetrics, esse é o tempo que 47% dos internautas esperam no acesso a uma página, e 40% abandonam o site se passar de três segundos.

Além de perder o tráfego para um concorrente, um tempo alto de carregamento pode influenciar negativamente no ranqueamento do site no Google, o que dificulta para o usuário encontrar o seu site. Para analisar o status da velocidade nas suas páginas, você pode usar o PageSpeed.

Responsividade

De acordo com a pesquisa da CDL e SPC Brasil, realizada em 2019, 66,8% das compras online feitas no país são por meio de smartphones.

Esse avanço do uso de smartphones para acesso aos sites exige que estes tenham páginas responsivas. Isto é, que seus elementos e layout sejam adaptáveis às telas dos celulares e outros dispositivos, como os tablets. Caso contrário, o visitante pode sentir frustração e perder totalmente a vontade de interagir.

SEO

Uma vez contempladas as necessidades do usuário, é chegado o momento de verificar se a plataforma de e-commerce atende às demandas do seu negócio, especialmente no que diz respeito às estratégias de SEO.

Quando isso não acontece, as chances de que a sua página apareça bem posicionada em buscadores como o Google diminui, o que significa menos acessos e, consequentemente, menos vendas. Por isso, certifique-se de que a plataforma escolhida permita:

  • Alteração dos títulos das páginas;
  • Realização de redirecionamentos;
  • Integração ao Google Analytics;
  • Edição das meta descriptions;
  • Criação de URLs amigáveis;

Formas de pagamento

O consumidor que compra de forma online busca facilidade e praticidade. Nesse sentido, restringir formas de pagamento de forma online é um fator muito negativo. Portanto, busque uma plataforma que ofereça um leque amplo de formas de pagamento. Cartões de crédito, débito, Pix ou quem sabe, até mesmo criptomoedas. Por que não?

Além da facilidade, outro ponto importante quando falamos de compra online é a segurança. O Brasil, no mundo, só perde para o México em número de fraudes virtuais. Além de que, atualmente os usuários prezam muito pela privacidade dos próprios dados. Por isso, invista em ferramentas para garantir que não sejam aplicados golpes em seu e-commerce, além de manter os dados dos seus clientes em segurança também.

Logística

A entrega também faz parte do processo de venda, dessa maneira, priorizar a logística e o acompanhamento dessa etapa é requisito básico  para a operação de um e-commerce.

Bônus: Pense nas particularidades do seu negócio

Ainda que a opinião de outros empreendedores que já usam a plataforma de e-commerce possa ajudar na sua avaliação, também é preciso levar em consideração as necessidades específicas do seu negócio na hora de fazer a escolha da solução.

Comprar um carro on-line pode ser tão fácil como comprar um celular. No entanto não podemos negar que o processo de compra de um veículo tem algumas particularidades.

Alguns negócios, como os do segmento de moda, com venda de roupas e calçados, precisam de uma solução que permita a inclusão de um mesmo produto com características — como cor e numeração — variadas.

Já outros, como os ligados à venda de acessórios para celular ou computadores, por exemplo, precisam que um mesmo item — como uma capa protetora — possa ser cadastrada diversas vezes, para cada modelo ou marca de celular.

Da mesma maneira, é importante buscar uma solução adequada ao porte do seu negócio. Ainda que a perspectiva seja expandir as operações, não faz sentido iniciar uma loja virtual apostando em uma plataforma com funcionalidades que você não vai utilizar, que acabem gerando um investimento mais elevado do que o necessário.

Por ter sido criado especialmente para o mercado automotivo, o AutoCommerce, por exemplo, oferece um fluxo de compra específico para o processo de compra de um veículo. Com a possibilidade de comprar à vista, financiado e até mesmo incluir um usado na troca.

As características de um showroom virtual de sucesso

Plataforma de e-commerce escolhida, é hora de colocar a loja virtual no ar. Nessa etapa, é preciso garantir que o usuário encontre com facilidade todas as informações que ele busca na jornada de compra.

Então, para construir ótimos resultados com seu e-commerce automotivo, fique atento a esses pontos:

Ofertas atualizadas e sinalizadas

e-commerce automotivo

Imagina que você está em busca de um novo carro. Já comparou marcas, modelos, preços e está em busca de uma loja para fechar o negócio. Nesse momento você encontra um anúncio do carro escolhido com um preço atraente e vantagens diferenciadas. No entanto, na hora de concluir a compra descobre que a oferta não está mais válida.

Seria bem estressante, concorda?

A situação pode transmitir ao cliente uma sensação de desleixo e até mesmo trazer problemas para a sua loja. Portanto, ter o showroom virtual atualizado e com ofertas bem sinalizadas é primordial não apenas para gerar oportunidades de conversões, mas também para evitar possíveis desgastes.

Chamadas para ação

Os CTAs nada mais são do que “chamadas para ação”. Ou seja, elementos visuais ou textuais que indicam para o usuário qual ação ele deve realizar naquela página.

Em resumo, na loja virtual o call to action tem essa função de explicar qual caminho o usuário precisa percorrer até encontrar a informação desejada.

Por exemplo, se o usuário quer agendar um test drive, é importante que o botão disponibilizado abaixo do formulário de contato utilize expressões de comando, como “Agendar test drive”. Nada de “Fale conosco”, que não indica diretamente ao usuário o quê sua concessionária fará após receber a demanda.

Dica: quanto mais claro o CTA, maior tende a ser a taxa de conversão

Conteúdo nas páginas internas

A home do seu showroom virtual é a grande responsável pelas ações tomadas pelos usuários dentro do site, mas as páginas internas devem manter o interesse do usuário pelo produto e levá-lo a próxima etapa da jornada de compra.

Sendo assim, os conteúdos presentes nessas páginas são essenciais. Dessa forma, as informações devem suprir as necessidades dos possíveis clientes, além de transmitir segurança e credibilidade.

Essa página deverá conter:

  • Descrição rica dos veículos;
  • Fotos e vídeos de qualidade;
  • Design focado na conversão;
  • Botão de contato.

Informações da concessionária

Uma das principais objeções dos clientes online é a insegurança, muitos usuários relutam na hora de passar informações pessoais em sites que não consideram confiáveis. 

Por isso, dar acesso às informações da sua concessionária, como número de telefone, endereço, horário de funcionamento e as redes sociais são fundamentais para os visitantes sentirem segurança. Além disso, é importante que o seu site conte com um certificado de segurança para compras on-line.

Segundo pesquisa, a exibição do selo de segurança nas páginas da loja, aumenta as vendas entre 12% e 15%.

Atendimento on-line

O visitante de um e-commerce espera mais do que somente uma boa compra. A experiência deve ser completa e uma parte muito importante dela é o atendimento. Ele tem cada dia mais valor, tendo em vista que as exigências aumentaram na era digital.

O atendimento ao consumidor é também um dos principais fatores de fidelização. De acordo com o Sebrae, mais de 65% da receita de uma empresa vem de clientes da base. Os outros 35% restantes são provenientes de novos clientes.

Ou seja, proporcionar ao cliente um excelente atendimento on-line é parte fundamental de um e-commerce automotivo de sucesso. E para isso, a sua loja virtual deverá contar com:

  • Boa comunicação;
  • Ambiente digital fácil e agradável;
  • Condições favoráveis de pagamento e envio;
  • Amplitude de informações;
  • Atendimento rápido, descomplicado e por canais diversificados.

Importante: na hora de comprar um carro on-line o seu cliente pode querer tirar algumas dúvidas. Afinal, a concretização da compra de um iten de ticket alto, como um carro, exige segurança e credibilidade.

Por isso, estar em um bom número de canais é fundamental, porém, mais importante ainda é se fazer presente onde seu consumidor, de fato, está.

Redes sociais, chat online, email, WhatsApp e telefone são alguns dos básicos e que fazem toda a diferença.

Tendências do e-commerce para os próximos anos

Omnichannel

Hoje, muitos negócios utilizam uma estratégia multichanenel. Ou seja, oferecem vários canais de compra, como site, aplicativo, redes sociais e lojas físicas.

Porém, nada disso está conectado. Os vendedores que trabalham na loja física não sabem sobre as compras que foram realizadas pelo aplicativo e/ou no site e viceversa.

Muitas vezes até mesmo existe uma competição entre os canais de compra e não há uma troca de informações entre eles. No entanto, para os próximos anos a tendência é que on e offline se unam cada vez mais e, mais do que isso, se integrem de maneira dinâmica para atender as necessidades dos consumidores.

Dessa forma, você pode, escolher o produto e concluir todas as etapas da compra no site da loja de veículo e optar por retirar o produto na loja física. Ou fazer fazer todo o processo com um vendedor da loja física e optar por receber o veículo em casa.

A ideia é que todas as opções de compra estejam interligadas de forma simultânea. Assim, um canal ajuda o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor e a estreitar ainda mais as relações online e offline.

Experiência personalizada

personalização da experiência com certeza será uma exigência cada vez mais forte no futuro do e-commerce em diversos aspectos, pois os consumidores estão prezando mais e mais por um atendimento diferenciado e individualizado.

Hoje a maioria das lojas virtuais conta com um sistema de recomendação, que sugere a compra de produtos similares e mais relevantes para cada consumidor em vitrines inteligentes. E, em alguns casos, em vitrines autônomas, quando fazem uso de inteligência artificial.

A tendência é que o uso da tecnologia nesse segmento cresça muito, pois com ela é possível identificar o perfil de cada usuário de forma assertiva e fazer recomendações ainda mais personalizadas e rápidas. 

Conclusão

Por fim, espero que ler este conteúdo tenha te ajudado a direcionar os primeiros passos para o futuro da sua loja de veículos. Como dissemos, o e-commerce automotivo já não é uma tendência para um futuro distante.

Agora, existem dois caminhos. Você pode arriscar e aguardar outras lojas de veículos desbravarem o e-commerce de veículos para então tomar uma atitude. Ou você pode dar os primeiros passos hoje e aproveitar o verdadeiro oceano azul que são as lojas virtuais no Brasil.

O fato é que como em qualquer negócio, para o e-commerce automotivo não há uma fórmula perfeita para o sucesso. Mas com certeza estar alinhado às tendências do mercado e aos novos perfis de consumo podem te colocar no caminho certo para vender carros online. Além disso, com essas dicas você estará pronto para escolher a melhor solução para criar o seu e-commerce e criar a sua loja virtual para ser uma verdadeira máquina de geração de oportunidades.

Caso queira mais informações, é só clicar no banner abaixo para falar com um de nossos especialistas e solicitar uma demonstração gratuita.

 

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.