Ir até uma loja física, conhecer veículos e negociar valores com um vendedor se tornou uma prática pouco comum. Mais que isso, também é vista como uma má experiência pelo consumidor. O surgimento de ecommerces automotivos, como o Autocommerce, é uma resposta à preferência do novo consumidor de veículos por uma experiência simples E, acima de tudo, online do início ao fim.

A internet já é uma parte importante da jornada de compra do seu cliente. Hoje, o consumidor se acostumou a pesquisar informações sobre os veículos, versões e preços antes mesmo de ir até a loja. Ou seja, muitas vezes o cliente já está decidido sobre a compra ao ser abordado por um vendedor na loja física. Esse processo vem sendo acelerado pela transformação digital.

Agora, a AutoForce inaugura um novo momento do setor automotivo. Inspirado na concessionária 3.0, criamos o AutoCommerce. A primeira plataforma de ecommerce automotivo da América Latina irá permitir que concessionárias e revendas vendam carros totalmente online.

Nesse artigo, vamos te falar o que é o AutoCommerce, os benefícios entregues pela plataforma e os próximos passos até a implementação de um processo de compra de veículos de 100% digital.

O que é o AutoCommerce?

Ao mesmo tempo que vemos a mudança no comportamento do consumidor, percebemos o amadurecimento do mercado. E foi diante desse cenário que criamos o AutoCommerce. A plataforma irá permitir que vendedores e compradores façam toda a transação de escolha, pagamento e recebimento de um veículo por meio da internet.

Isso já é possível nos Estados Unidos, por exemplo, onde plataformas como roads.com, vroom.com e carvana.com já operam.

AutoCommerce

O que é possível fazer com o AutoCommerce?

Monte a sua própria loja virtual

Esqueça a ideia que implementar um ecommerce é complicado e demorado. Com o AutoCommerce, você monta a sua própria loja virtual fácil e rápido. Cadastre as informações da sua concessionária, como, por exemplo, nome, identidade visual e endereço. Além disso, você também pode divulgar suas ofertas de novos e seminovos atualizadas e de forma atraente.

O AutoCommerce conversa com os principais integradores de estoques do mercado – AdSet, DS Autoestoque, AutoAvaliar e Bomdapeste. Portanto, facilitamos também na hora de importar o seu estoque para a loja.

Realize transações financeiras com segurança

A segurança é um ponto primordial de um ecommerce. Afinal, ao comprar em um ambiente online, além da certeza de receber o produto, o cliente quer ter seus dados protegidos. Por isso, junto com o AutoCommerce, também desenvolvemos um gateway de pagamento próprio. Venda seus veículos por boleto, Pix, transferência ou cartão de crédito. Tudo isso de forma prática e, acima de tudo, segura. 

Fluxos de compra no AutoCommerce

Ao passo que as necessidades dos compradores e vendedores de veículos mudaram, o mercado também precisou se adaptar. Portanto, desenvolvemos quatro fluxos de compra dentro das lojas virtuais em nossa plataforma. São eles:

  • Fluxo 1 e 2 – Financiamento com ou sem usado na troca: como nossa plataforma está integrada aos principais bancos e financeiras do país, concessionários e revendedores podem oferecer ao cliente opções de financiamento online. Também é possível incluir um usado na negociação. Para isso, o consumidor deverá solicitar a avaliação do veículo, incluindo fotos e vídeos do mesmo na área de pedidos.
  • Fluxo 3 e 4 – À vista com ou sem usado na troca: outra opção disponível é o pagamento à vista. Aqui, mais uma vez, é possível incluir um usado na transação.

Importante: para retirar um produto da vitrine, a empresa poderá solicitar o pagamento de um valor reserva de sua preferência. Em seguida, esse pagamento será abatido do valor final da compra.

Ofereça opções para entrega do veículo

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o AutoCommerce surgiu para transformar a experiência de compra de veículo em algo descomplicado e agradável. Isso envolve também a entrega do produto. Agora, você oferece ao seu cliente a opção de escolher retirar o veículo na loja ou receber o carro novo em casa. Ou seja, o processo de compra de um carro poderá ser realmente semelhante ao de um celular. A preferência pela retirada ou entrega em casa estará disponível para você no Sistema Gerenciador de Pedidos. Dessa forma, você poderá se preparar e informar ao cliente o valor do frete.

Do mesmo modo, no Sistema Gerenciador de Pedidos, também é possível acompanhar as informações de pagamentos, avaliações e documentos.

Próximos passos: como montar o seu próprio ecommerce automotivo

Toda solução inovadora exige muito estudo e testes. Com o AutoCommerce não foi diferente. Nos antecipamos e há anos estamos trabalhamos para proporcionar uma experiência de compra de veículos totalmente online. Agora, finalmente apresentamos a primeira plataforma de ecommerce com foco em concessionárias e revendas. Todavia, o trabalho continua. 

Com vocês iremos aperfeiçoar o AutoCommerce até que ele esteja pronto para ser disponibilizado para todos da melhor maneira possível. Se você tem interesse em saber mais detalhes da nossa plataforma, ou até mesmo conhecer na prática como funciona o fluxo de compra dentro de uma loja virtual temos uma boa notícia.

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.