Talvez você não saiba ou não tenha se dado conta, mas o Tinder — o mais conhecido entre os aplicativos de relacionamentos amorosos — e o funil de vendas de carros têm muito em comum.
Sem tempo para ler o post? Veja um vídeo sobre o assunto:
O funil de vendas é a representação das etapas de relacionamento entre um potencial cliente e a concessionária — desde o primeiro contato até o fechamento da venda.
Mesmo com essa definição, colocar em prática o funil de vendas e suas etapas ainda é um desafio para muita gente. Mas tenho certeza que com base na dinâmica do Tinder (que conta, hoje, com quase quatro milhões de usuários!) você vai entender muito bem como a coisa funciona.
Está curioso para saber por que o Tinder e o funil de vendas de carros têm tudo a ver? Continue lendo este post!
Conteúdo
Tudo começa com uma apresentação
Primeiro, vamos começar pelo básico: o seu perfil. No Tinder, você é o produto e o seu perfil é a vitrine.
O princípio da rede é o mesmo para o marketing: você vai precisar de bastante apelo visual para garantir atratividade. Ou seja, para conseguir chamar atenção na rede social é necessário ter boas fotos e uma descrição que gere interesse.
O posicionamento da sua concessionária da internet funciona da mesma maneira. Seu produto vai precisar despertar a atenção do público alvo. Seu showroom virtual vai precisar ser atrativo para dar início à jornada de compra do consumidor.
O Tinder e as etapas do Funil de Vendas de carros
Topo do funil
Esta etapa do funil de vendas de carros é de aprendizado e descoberta. Ou seja, o consumidor ainda está pesquisando na internet se deve comprar um carro, quais modelos se encaixam em suas necessidades, as melhores marcas…
Nesse momento, ele é um visitante, seja do site da montadora ou da concessionária, mas seu objetivo ainda não é o de comprar.
Em uma analogia direta com o Tinder, nessa parte está aquela pessoa que vê e analisa cada perfil, decidindo se vai dar um like — ou não — nas pessoas que aparecerem na tela do smartphone.
Aí chega aquele momento em que seu like é correspondido — ou seja, a pessoa também curte sua foto. O famoso match no Tinder pode ser comparado diretamente à conversão do visitante em lead. A partir daqui, você e o prospect avançam para a próxima etapa de sedução.
Meio do funil
Tomando como base o Tinder, é neste momento em que o match vira conversa e os dois usuários do aplicativo começam a conversar. É nesta fase que você vai entender o que aquele crush quer.
Em uma livre comparação, aqui os leads estão em busca da resolução de um problema. É neste momento da paquera que a outra pessoa presta atenção em seu papo e em suas atitudes até ser convencida de que você é o que ela esperava.
Em relação ao lead, sua função é a de ajudar com dicas e técnicas para tentar resolver o problema que ele enfrenta. O consumidor já está interessado na solução que sua concessionária oferece, então você precisa oferecer conteúdo e estreitar o relacionamento.
Depois de tanta conversa, ambas as partes se entendem e rola aquela química. Eles avançam mais um pouquinho e resolvem sair juntos. Até que os envolvidos chegam à última etapa: o encontro, ou a visita na loja.
Fundo do funil
Aqui, as chances são grandes. Se no Tinder já rolou toda aquela etapa de seleção, conversa e marcar encontro, em sua loja o processo foi semelhante. O visitante chegou ao seu site e foi convertido em lead. Em seguida, entendeu o porquê de aquele ser o produto certo para resolver o problema que ele tem.
O último passo é conhecer tudo aquilo ao vivo. Tanto no Tinder quanto em sua loja, existem duas possibilidades: a frustração, por não ser aquilo que se esperava, ou a certeza de que aquilo era, realmente, o que ele procurava.
Essa última etapa exige o jogo de sedução entre os dois paqueras: o prospect e o seu vendedor de showroom.
Fecha-se o funil de vendas de carros se aquele encontro com ̶a̶ ̶J̶e̶n̶i̶f̶e̶r̶ aquela pessoa deu bom! Ou seja, quando os prospects fecham a compra e se tornam clientes.
BÔNUS: Mas como atrair interesse?
Seja no Tinder ou nas vendas on-line, atrair interesse é sempre um desafio. Para ambos, você pode adotar alguns truques.
No aplicativo, se você quer aparecer primeiro para as pessoas ou ter direito a outros benefícios, você pode pagar por isso e se torna VIP no Tinder. Desta forma, você tende a ser mais notado na rede social.
Para sua concessionária ganhar relevância e receber mais visitas on-line, ela pode investir em campanhas de mídia paga, que podem ser feitas com Google ADS ou Facebook ADS. Assim, o site da sua loja pode ser encontrado mais facilmente na hora de pessoas efetuarem buscas pela internet.
Conclusão
Brincadeiras à parte, fica muito mais fácil assimilar algo quando podemos relacionar com algo cotidiano, não é mesmo? Eu tenho certeza que ficou bem mais simples entender como funciona o funil de vendas de carros. Agora, é só aplicar no seu negócio!
Para você gravar ainda mais essas etapas na memória, guarde esta tabela:
Se quiser continuar se aprofundando nessa temática, confira outros conteúdos da série Otimizando o Funil de Vendas On-line:
Sobre o Autor