Se você ainda tem dúvidas que as marcas estão levando à sério a eletrificação no Brasil, dá só uma olhada nesse número: em 2023 serão lançados 15 novos carros entre híbridos e elétricos. Mas a grande pergunta é, o que esperar do mercado de elétricos em 2023?
A primeira coisa que podemos dizer é que, os custos ainda continuarão bem elevados. Mesmo com tantos lançamentos ainda não podemos dizer que haverá elétricos para todos os bolsos.
Mas o leque de opções irá aumentar e muito, dessa forma se você é vendedor de veículos, se prepare. Pois com toda certeza seu cliente vai questionar se sua marca já pensa em comercializar modelos elétricos no Brasil.

Elétricos e híbridos
Dos 15 lançamentos teremos: nove elétricos e seis híbridos, além dos modelos de linhas premium e luxo, que ainda serão anunciados. Entre os elétricos o que chegará com custo mais acessível é o Peugeot e-308, já entre os híbridos o “baratinho” será o Honda Civic e-HEV.
Aposta forte das montadoras
A aposta nos elétricos será muito alta, inclusive grandes e tradicionais montadoras como a Ford investirão pesado no setor.
A gigante americana está com uma meta ousada para o setor elétrico, segundo informado pela própria Ford, a empresa planeja investir estrondosos US $50 bilhões no desenvolvimento e produção de veículos elétricos.
O resultado esperado de tamanho investimento é de uma produção de cerca de 600 mil veículos elétricos e híbridos até o fim de 2023. Além disso, a empresa projeta alcançar a incrível marca de 2 milhões de veículos produzidos até 2026.
Muito além dos carros de passeio.
Se engana quem acha que somente os carros de passeio serão beneficiados a curto/médio prazo com os motores elétricos. Diversos fabricantes estão investindo alto no desenvolvimento de elétricos comerciais, como vans, ônibus e até caminhões.

Um exemplo disso são os lançamentos previstos para 2023 no mercado brasileiro. Trazidos pela chinesa Seres, que possui sede nos Estados Unidos, dois veículos estão em fase final de homologação, um caminhão baú e um furgão.
Os dois veículos comerciais elétricos chegarão no primeiro trimestre de 2023 e são fabricados pela DFSK Motor. O caminhãozinho EC31 e o furgão EC35 têm aplicações principalmente para entregas urbanas.
Ambos contam com o mesmo motor, alimentado por 41 kwh. Entregam 81 cv de potência, 20.4 kgfm de torque e uma autonomia de aproximadamente 300 km.
Esse será um mercado muito explorado pelos fabricantes de veículos elétricos, pequenos caminhões e vans para uso urbano, com boa autonomia e fácil acesso ao recarregamento.
Não será raro em 2023 receber compras online transportadas em caminhões e vans elétricas.
Como você pode se preparar
Agora que você já sabe o que esperar do mercado de elétricos em 2023, precisa saber como se preparar para esse monte de novidades. Vou te falar os dois passos principais.
O primeiro passo é estudar sobre esses novos modelos. Seja para que você possa saber com riqueza de detalhes o que está oferecendo ao seu cliente, ou para que possa fazer comparativos com um modelo tradicional.
Imagine a seguinte situação: um cliente chega em sua concessionária buscando por um modelo X de carro elétrico, caso você possua esse modelo à venda, você poderá mostrar todos os benefícios e valor agregado daquele modelo.
Mas se por acaso você ainda não trabalhar com veículos elétricos? Se você conhece a fundo sobre a tecnologia, poderá mostrar para o cliente os prós e contras e quem sabe oferecer para ele um modelo similar que o deixe satisfeito.
O segundo passo é reforçar sua presença online. O cliente que procura por um veículo elétrico geralmente têm duas características, a primeira é quanto ao poder aquisitivo, veículos elétricos ainda possuem um valor bem elevado.
A segunda característica é que ele gosta de tecnologia. Veículos elétricos usam tecnologia de ponta e normalmente os clientes que procuram esse tipo de veículo são adeptos a novidades tecnológicas.
Mas o que isso tem a ver com a presença online?
Nos dois casos existem grandes chances desses clientes iniciarem sua busca pelo carro novo pela internet.
Ou seja, são pessoas já acostumadas a realizar compras online, que querem economizar tempo e ter acesso rápido às informações sobre o modelo desejado.
Sendo assim, para estar pronto para esse cliente nós temos duas dicas imperdíveis para você. A primeira delas é que você leia esse post que fizemos aqui em nosso Blog falando sobre como se tornar um vendedor 2.0.
Por fim, a outra dica é quase um presente, vamos disponibilizar para você um material EXCLUSIVO falando tudo que você precisa para transformar sua concessionária em uma máquina de vendas online.
É só clicar no banner abaixo.
Vamos ficando por aqui, mas fiquem ligados no Blog da AutoForce pois sempre trazemos novidades e estratégias para o setor automotivo.
Sobre o Autor