Com os efeitos da pandemia, as fábricas e montadoras pararam a produção de carros novos. Como resultado, outro mercado ganhou destaque para as pessoas que queriam continuar comprando carros: os seminovos ou usados.
O setor ultrapassou 15 milhões de vendas apenas em 2021, com crescimento de 17,8%.
No entanto, diferente dos carros novos, os usados acabam demandando mais custos de manutenção. Dessa forma, a venda de autopeças também tem se mostrado como uma oportunidade para as lojas de veículos diversificarem suas fontes de faturamento.
Se quiser aprender as melhores práticas para anunciar e vender autopeças, separei alguns passos básicos para você começar imediatamente.
Cadastre o estoque de autopeças no showroom digital
É bem provável que as peças e acessórios tenham um lugar especial na sua loja física. Para vender autopeças na internet, é essencial que você reserve uma área no showroom digital também.
Afinal, hoje não existe nada que as pessoas não pesquisem na internet para comparar preços, modelos e escolher o melhor fornecedor.
Após esse primeiro passo, lembre-se de manter as ofertas sempre atualizadas. Para isso, o ideal é delegar a tarefa para alguém da sua própria loja e não uma agência ou fornecedor externo. Assim, são menores as chances de atraso nas atualizações.
Crie campanhas de links patrocinados para vender autopeças
Como falei, as pessoas estão sempre pesquisando na internet sobre o que planejam comprar. Em poucos minutos é possível encontrar online um enorme volume de informações sobre tudo.
No meio de tanta informação e conteúdo, as campanhas de links patrocinados são fundamentais para ser encontrado pelo potencial cliente.
As principais plataformas para anunciar e vender autopeças online são: Google Ads e Meta Ads (antigo Facebook Ads).
Anuncie em marketplaces
Investir na diversificação de canais é fundamental para as lojas que desejam aumentar o fluxo de clientes. Ao mesmo tempo em que amplia o alcance da marca, isso possibilita que o público tenha uma melhor experiência de compra.
Nesse sentido, um dos caminhos para ter uma estratégia de aquisição de clientes mais abrangente é vender em marketplaces. Também conhecidos como mercados online, esses canais funcionam como shopping centers virtuais e permitem que diversos lojistas compartilhem a mesma “vitrine”.
Alguns exemplos de marketplaces são o Mercado Livre e a OLX.
Bônus para vender autopeças: Anuncie peças e acessório em campanhas promocionais
Fazer promoções é uma das formas mais eficientes de atrair clientes e impulsionar as vendas. Por isso, sugerimos que você realize com frequência ações desse tipo.
Entre as principais vantagens relacionadas a essa prática estão a atração e fidelização de clientes, fundamentais para negócios de ticket médio alto, como as lojas de veículos.
Portanto, abuse da criatividade para criar campanhas promocionais.
Uma dica é começar com um calendário editorial e aproveitar as datas mais importantes do mercado, como: dia das mães, black friday e o natal.
Você pode oferecer inúmeras vantagens além dos tradicionais descontos: criar kits de produtos, dar descontos progressivos e até mesmo criar um programa de fidelidade para os seus clientes.
Dessa forma, você irá conquistá-lo e poderá vender além de peças e acessórios, novos veículos quando o cliente estiver pronto para a compra.
Sobre o Autor