Se engana quem acredita que é preciso elaborar estratégias mirabolantes e fora da curva para obter sucesso no marketing digital automotivo. A Br-Moto, por exemplo, fez o “arroz  com feijão” muito bem e atingiu números incríveis em apenas 7 meses de parceria.

A concessionária de motocicletas Honda, fundada no ano de 1998 em Parnamirim-RN, começou a trabalhar com o marketing online em 2017. Desde então eles seguem investindo e aprendendo a como melhorar a performance no digital.

Neste artigo, você vai conhecer as estratégias que fizeram a Br-Moto alcançar um aumento de 537% na geração de leads. Por isso, continue lendo para tirar insights que podem ser aplicados no seu negócio.

Os desafios ao entrar no digital 

Case de sucesso Br-Moto

A Br-Moto é uma concessionária que sempre teve os olhos abertos aos movimentos do mercado e mudanças no comportamento do consumidor. Não é por acaso que já em 2017 eles começaram a fazer os primeiros investimentos em marketing online.

Antes desse período, o negócio alocava os recursos para as conhecidas estratégias offline como prospecção em rua, porta a porta e propagandas em rádio e TV. Mas, quando o setor começou a apontar o digital como tendência, eles buscaram se atualizar.

No entanto, existiram desafios no caminho pois em 2017 eram poucas soluções que atendiam com eficiência o mercado digital automotivo. Na época, a Br-Moto usava como principais canais online as redes sociais e o WhatsApp.

Esse modelo continuou por um tempo, mas eles perceberam que era preciso de uma ferramenta mais robusta para captar os potenciais clientes do online.

“Quando você começa no digital, você passa a conhecer melhor o seu cliente. Nesse momento entendemos que era necessário uma solução mais robusta, mais versátil e que fosse leve, pois 90% dos nossos clientes usam o mobile.” João Carlos – Diretor da Br-Moto.

Virada de chave e crescimento do número de leads

A maioria das concessionárias de motos acreditam que apenas o WhatsApp e as redes sociais são suficientes para criar uma estrutura completa no digital. Esse não foi o caso da Br-Moto, que logo percebeu a necessidade de uma solução mais completa.

A grande virada de chave veio a partir da contratação do Autódromo, ferramenta que possibilitou a criação de um showroom digital de alta conversão. Dessa forma, o bom trabalho e visão que o negócio já vinha desenvolvendo passou a gerar mais resultados. Não é atoa que em apenas 7 meses de parceria com a AutoForce, a geração de leads aumentou em 537%.

Para alcançar esse número a Br-Moto precisou criar um site bem estruturado e com foco em conversão. Dessa forma, ao entrar no showroom digital do negócio você encontrará a área nobre sendo muito bem utilizada, ofertas especiais, banners atualizados, os serviços oferecidos e as cartas de consórcio, que é um meio muito usada para motos.

Assista ao case completo aqui.

Estrutura da Br-Moto 

Além das questões acima, a concessionária entendeu que era necessário criar uma célula digital para o negócio. Ou seja, trabalhar uma estrutura com encantadores de leads, que são os responsáveis pelo primeiro contato e qualificação. Após esse momento e entendido que o lead é uma oportunidade de venda, o encantador passa o contato para o vendedor, que possui o objetivo de fechar negócio.

A Br-Moto decidiu trabalhar desse modo pois encontrou dificuldades em adaptar os vendedores antigos ao modelo digital.

“Em um primeiro momento tentamos implementar com os vendedores que já estavam na nossa equipe. Mas, você fazer essa virada do vendedor que está na ponta não é fácil. Eles possuem mais tempo de casa e estão acostumados ao modelo antigo. Então o que fez nós atingirmos um bom resultado foi criar a célula digital.” João Carlos – Diretor da Br-Moto.

A partir daí, a concessionária passou a ter uma equipe focada no digital e alcançar excelentes números.

O segredo para atingir esses números 

O trabalho que a Br-Moto desenvolve no digital segue uma estrutura simples, mas que é muito bem feita. A ideia parte de 3 pilares principais que são:

Gerar tráfego qualificado

Não basta ter um site, criar conteúdos e esperar que chovam visitantes e leads. Para a estratégia digital ter efetividade, é preciso investir em campanhas online e gerar tráfego qualificado.

“Para ter um showroom digital que traz resultados, você também precisa trabalhar com o Google ADS. É essencial para aumentar o alcance e gerar tráfego, é a mesma ideia das campanhas tradicionais”, disse João Carlos – Diretor da Br-Moto.

Trabalhar as redes sociais e ter um showroom digital de alta conversão

A concessionária trabalha com diferentes canais de aquisição e interação com o público, sendo mais uma forma de atingir um público maior. Além disso, o showroom digital é construído com foco na conversão de leads.

Um detalhe que também faz total diferença é a autonomia que o Autódromo entregue ao time, ou seja, é possível criar ofertas, subir banners e ajustar detalhes rapidamente. Dessa forma, a equipe da Br-Moto consegue criar ações com base em timing e não depender de terceiros para ajustar coisas simples. Veja um exemplo de banner abaixo:

Equipe de encantadores de leads e vendas preparada

Por fim, existe o trabalho do time comercial de qualificar os leads e fechar negócio. Nesse ponto, é necessário que aja troca entre os envolvidos para melhorar cada vez mais o processo e entender as características do público mais qualificado.

Sua concessionária também pode obter esses números

A Br-Moto é um verdadeiro exemplo de que fazer o “arroz com feijão” muito bem feito traz resultados incríveis. E por mais que seja simples, é preciso sair da zona de conforto e construir uma estrutura que realmente posicione bem a marca no digital.

Eles entenderam isso e enxergaram a necessidade de montar um showroom digital que tivesse o foco em conversão. Como resultado, a concessionária cresceu em 537% a geração de leads em apenas 7 meses.

Cases de sucesso como esse da Br-Moto mostram que é possível atingir números excelentes fazendo um trabalho consistente.

E caso você queira conhecer mais sobre a solução Autódromo, basta clicar no banner abaixo:

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.