Os carros elétricos começaram a conquistar mais espaço no mercado de automóveis. As vendas ainda dão os primeiros passos no Brasil, mas toda a cadeia de valor automotiva começa a sentir a demanda e a necessidade de desenvolver projetos para o mercado local.

O setor de transporte brasileiro ainda é muito dependente do petróleo, por isso, o consumidor sofre tantos impactos com a frequente alta no preço dos combustíveis. Neste cenário, fica evidente a necessidade de realizar mudanças na matriz energética ou de adicionar novas fontes ao mercado.

Essa é a principal ideia dos carros elétricos, oferecer ao consumidor uma nova possibilidade que também está alinhada às demandas sustentáveis. Não é atoa que nos últimos anos as opções de veículos elétricos tem crescido no mercado brasileiro.

No entanto, o preço elevado desses automóveis ainda é um dos pontos que, a princípio, impede sua popularização. Isso vem mudando aos poucos, as estimativas apontam que em alguns anos os preços dos carros elétricos serão similares aos de combustão.

Sendo assim, é inevitável que as discussões aumentem e as lojas de veículos comecem a abrir os olhos para as vendas desses automóveis. Por isso, neste artigo, além de entender os números do mercado, vamos abordar se vale a pena investir agora nesse segmento.

Dados do mercado brasileiro de carros elétricos

O primeiro ponto a comentar com você é sobre a alta no preço dos combustíveis. São diversos fatores impactam para o preço da gasolina passar de R$8,00 reais em vários lugares do Brasil em 2022. Como resultado, os brasileiros começam a buscar alternativas e o carro elétrico é uma delas.

Não é por acaso que nos primeiros 75 dias de 2022, as vendas dos veículos elétricos alcançaram a marca de 7,35 mil carros vendidos, em comparação a 3,65 mil no mesmo período do ano passado. Ou seja, praticamente dobrou as vendas apenas no começo do ano.

Além disso, levando em consideração que o mercado em geral retraiu 25% no mesmo período, o resultado se torna ainda mais relevante. Hoje, o setor de carros eletrificados representam 2,5% das vendas de veículos no país. Esse número é bastante expressivo e a tendência é que continue crescendo em ritmo acelerado nos próximos anos.

Mas, além dessa análise inicial, é importante entender onde acontece as vendas desses veículos no Brasil.

Como é de se esperar, mais de 50% das vendas acontecem na região Sudeste. Em sequência, temos a região Sul com 18%, Nordeste com 13,9% e o Centro-Oeste com 13,6%, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Por que começar a investir em carros elétricos?

Como você viu, o mercado de veículos eletrificados está crescendo no Brasil e a tendência é que continue evoluindo nos próximos anos. Os preços vão começar a se tornar mais atrativos para o mercado, as questões sustentáveis terão cada vez mais destaque e a quebra da dependência dos combustíveis atuais, são fatores que vão influenciar o aumento da venda dos carros elétricos.

Mas, no cenário atual, vale a pena investir nesse segmento?

A resposta é que depende, pois existem vantagens e desvantagens nos dois caminhos. O primeiro ponto é que os negócios que investirem agora na venda dos carros elétricos sairão na frente dos concorrentes que entrarem depois. É como diz o ditado popular “passarinho que acorda cedo bebe água limpa”. Sendo assim, existe um oceano azul para quem iniciar o trabalho agora, além do fato de que vai aproveitar a demanda crescendo por esses veículos.

No entanto, ainda será preciso vencer alguns desafios como o alto valor desses automóveis e a baixa demanda quanto comparado aos segmentos comuns.

Do outro lado, sairá em desvantagem os negócios que deixarem para iniciar a venda desses veículos apenas no futuro. Mas, como o mercado automotivo está passando por algumas crises no momento, é preciso ter bom senso na hora de adotar um novo segmento.

Portanto, caso o foco atual seja de se proteger da crise e manter a operação voltada para o que já está dando certo, vale a pena adiar o investimento no segmento de elétricos. Mas, sempre lembrando que o quanto antes você deve entrar nesse mercado.

Leia também:

Próximos passos

Agora que você entendeu o atual mercado de carros elétricos e se deve pensar em investir, chegou a hora de traçar os  próximos passos. Mas, antes, é importante deixar claro que o segmento ainda vai evoluir bastante e tem muito espaço de crescimento para quem investir.

O avanço tecnológico prevê que, em apenas 5 anos, os elétricos terão preços similares aos veículos a combustão. Isso se dará por meio da evolução das baterias, com maior capacidade de armazenamento, mais autonomia e velocidade de recarga. Além disso, os veículos elétricos vão usar menos metais preciosos.

E é a partir daqui que o segmento deixa de ser uma tecnologia de nicho para se tornar um benefício adotado pelas pessoas. Ou seja, o mercado ficará mais aquecido para a venda de veículos elétricos.

Portanto, se você já tinha planos de investir em uma frota de elétricos, saiba que além de navegar em um oceano azul, você também entrará em um mercado que começa a gerar resultados e vai continuar crescendo nos próximos anos.

E caso tenha interesse de receber mais conteúdos como esse, basta clicar no banner abaixo e entrar na nossa comunidade do Telegram.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.