Como aproveitar a Black Friday para concessionárias

Tempo de leitura: 9 minutos

A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o varejo brasileiro. No setor automotivo não é diferente, pois a procura por carros nessa época do ano está cada vez maior.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, 72% dos brasileiros que pretendem trocar de carro, tem o interesse em esperar a data em busca de ofertas e condições melhores.

Aliada a essa questão, temos os consumidores em busca de boas experiências omnichannel – que significa oferecer aos clientes uma jornada de compra linear, sem diferença entre o mundo online e o offline. 

A Black Friday para concessionárias é uma excelente oportunidade para gerar mais vendas, entretanto, é necessário estar preparado para atender os hábitos adquiridos pelos consumidores durante a pandemia.

Por isso, alcançar bons resultados dependem da criação de um planejamento estratégico e de um plano de execução. Para te ajudar nessa missão, confira as dicas abaixo e garanta o sucesso da Black Friday para sua concessionária.

Black Friday para concessionárias

black friday para concessionarias

O ano passado acelerou uma tendência que já vinha se desenhando antes da pandemia, as vendas do varejo digital cresceram exponencialmente e o comércio eletrônico ganhou 20,2 milhões de novos consumidores.

No varejo automotivo a venda de carros 100% online ainda não existia em 2020. Entretanto, agora em 2021, a AutoForce lançou uma solução, o AutoCommerce. Através da plataforma os consumidores entram em uma jornada de compra inteiramente digital. Clique para conhecer.

Por outro lado, apesar dos números crescentes do online, sua concessionária também precisa trabalhar o showroom físico. Devido a reabertura do comércio e a normalização progressiva da vida, vai ocorrer a retomada da circulação de pessoas nos estabelecimentos.

Portanto, obter os melhores resultados dependem de uma experiência omnichannel.

Planejamento

Entender que existem milhares de oportunidades na Black Friday para concessionárias é fácil, agora ter efetividade nas ações e atingir as metas é bem mais complexo.

Vários negócios pecam no primeiro passo de um bom resultado, o planejamento. Por isso, fique atento aos pontos abaixo para não ocorrer o mesmo problema na sua concessionária:

  • Defina o período em que o evento ocorrerá, considerando diferentes abordagens. Alguns negócios utilizam todo o mês com ofertas, outros fazem campanha semanal e os demais fazem no dia em específico.
  • Os descontos são fundamentais para atrair os consumidores, mas é preciso definir um limite. Entenda quais são as possibilidades que você pode dar aos possíveis clientes, quais as orientações e repasses da montadora, os benefícios, as condições de pagamento e as taxas.
  • Estude e defina os principais canais de aquisição e divulgação que você irá trabalhar, pois nem sempre é possível utilizar todos os meios, então foco nos que possuem mais retorno. 
  • Posteriormente, distribua os papéis, as funções e as responsabilidades de cada integrante do time que participará ativamente do evento.
  • Com base em estudo e brainstorming determine os investimentos que serão utilizados para captar os possíveis clientes.

Organização e alinhamento do time

Imagine a seguinte situação: um consumidor foi impactado pela campanha de black friday da sua concessionária. Porém, ao entrar em contato com o seu time, ele percebeu que existiam valores diferentes nas ofertas, no anúncio dizia uma coisa, mas o vendedor falava outra. Esse problema acabou frustrando o cliente e a oportunidade de venda foi perdida.

Apesar do cenário ser imaginativo isso acontece muito. E o principal fator para isso ocorrer é a falta de organização e alinhamento.

Repasse ao time antecipadamente todas as informações sobre as ofertas, formas de pagamento, campanhas e etc, assim você evita episódios como esse.

Isso vale tanto para os atendentes de leads como para o time de vendas do showroom físico, uma vez que os consumidores podem ter visto as ofertas online e seguir, sem entrar em contato com a concessionária, diretamente para a compra offline.

Estude as ofertas

Em primeiro lugar, é preciso entender e organizar as ofertas que serão dispostas para o período. Sabendo que ainda existe o problema da falta de estoque, nem sempre é a melhor opção oferecer descontos nos carros novos. 

Uma possibilidade para quem sofre com esse problema é trabalhar a Black Friday de seminovos ou utilizar a criatividade e combinar veículos com o desconto em algum serviço ou brinde.

Portanto, participar da Black Friday não significa trabalhar somente com descontos em carros novos e seminovos. Entenda quais são suas opções e elabore propostas para os consumidores.

Demandas e entregas 

Deixar tudo pronto e organizado para a Black Friday é um desafio, por isso um bom planejamento define as demandas que precisam ser entregues com antecedência. 

Pensando nisso, listei algumas entregas comuns desse período:

  • A comunicação visual da concessionária deve estar atualizada durante o evento, indicando o período e as ofertas. As peças gráficas serão destinadas para os canais de divulgação e aquisição. Além disso, é preciso garantir a mesma linguagem e layouts para tornar a campanha mais efetiva e alinhada.
  • A cor preta deve estar em ênfase na identidade visual durante o evento, isso mostra aos consumidores que a concessionária está aderindo ao evento da Black Friday.
  • As redes sociais são um excelente canal de divulgação e aquisição, elas precisam participar da sua estratégia. Então é necessário produzir criativos específicos para a Black Friday. Crie com antecedência os vídeos, fotos, banners e todo o conteúdo escrito.
  • As landing pages geralmente fazem parte da estratégia de aquisição de leads em datas específicas, por isso fique atento aos prazos se você vai usar esse canal.

Aquecimento do público na Black Friday para concessionárias

Aquecimento do público na Black Friday para concessionárias

Se você gosta de filmes, provavelmente já assistiu alguns trailers e ficou super empolgado para a estreia. Essa é uma estratégia da indústria cinematográfica para aquecer o público e, consequentemente, despertar o interesse e atrair mais pessoas aos cinemas.

Da mesma forma, essa ideia pode ser aplicada na Black Friday da sua concessionária, através de conteúdos que gerem expectativa nos consumidores. Porém, é essencial ter um período suficiente de antecedência e uma forma de captar o contato das pessoas interessadas.

Landing page na Black Friday para concessionárias

Sem sombra de dúvidas, as landing pages são o melhor canal de aquisição de leads em datas específicas como a Black Friday. Nessas páginas é possível fazer um melhor direcionamento dos conteúdos e o ponto forte é a alta taxa de conversão.

Diferente de um showroom digital que possui vários focos diferentes, nas landing pages toda a comunicação será voltada para a Black Friday. Os banners, layouts e todas as ofertas desse período estarão em um único local. 

Além disso, todas as ações de divulgação terão como objetivo levar os consumidores até essa página. Dessa forma, a taxa de conversão de leads tende a ser altíssima.

Lembre-se que no período de aquecimento a landing page deve ter o foco em converter o visitante em lead, as ofertas e condições da Black Friday só devem ser reveladas no período exato que você definiu para o evento.

Redes sociais

As redes sociais são um excelente canal de divulgação do evento. Prepare o público com dicas, fale sobre as ofertas, crie posts de engajamento e direcione as pessoas para a landing page.

Faça anúncios

Ainda no processo de aquecer o público, é importante trabalhar com mídia paga, seja no Facebook Ads ou Google Ads. As campanhas criadas podem impulsionar os conteúdos relacionados ao evento, criativos temáticos e convites para participar da Black Friday. Em suma, a finalidade nesse momento é encontrar os melhores públicos e obter conversões na landing page.

Utilize e-mail marketing

Outra forma de manter as pessoas engajadas com o evento é disparar e-mails tanto para os contatos inscritos na landing page quanto para a base de leads.

Para os contatos já convertidos na página crie conteúdos direcionados a Black Friday. Spoilers das ofertas e condições, como ele deve se preparar para a data e etc. Já para a base de leads, o formato deve ter o foco em levar essas pessoas até a landing page.

Grande dia

Após o período de aquecimento do público é hora de entrar em ação com o evento. Todos os canais devem estar preparados para divulgar as ofertas e condições.

O trabalho de criação foi realizado nos momentos anteriores, mas agora é preciso ficar atento aos vários detalhes de atualizações e execução como por exemplo:

  • Landing page com as ofertas atualizadas do período;
  • Anuncie as promoções para os melhores públicos trabalhados durante o momento do aquecimento;
  • Remarketing para quem visitou sua landing page com criativos atualizados com as ofertas;
  • Disparar e-mails e ligar para quem despertou interesse;
  • Utilizar as redes sociais para divulgar as principais promoções e como os clientes podem aproveitá-las;
  • Retomar contatos antigos com pessoas que demonstraram interesse em veículos que estão em oferta;
  • Garantir que o time está alinhado.

Conclusão

Em conclusão, a Black Friday para concessionárias é um excelente momento para aumentar os resultados e gerar mais receita. Entretanto é preciso entender que os canais digitais e o offline devem estar unidos e proporcionar uma experiência incrível de compra para os clientes.

Dessa forma, o bom planejamento e execução das ações é fundamental para garantir os resultados. Mas com todo o conteúdo passado, você já tem o caminho certo para organizar esse evento na sua concessionária.