No último ano, na contramão do que se esperava diante das dificuldades enfrentadas no mercado automotivo, alguns dealers registraram bons resultados ao vender motos. 

O mercado de duas rodas aqueceu nos últimos anos em função do crescimento das entregas com motocicletas e também pelas buscas por um meio de transporte mais econômico. Em 2021, comparado com o ano anterior, a comercialização de motos teve uma alta de 26,3%. E essa não é uma brisa passageira. A expectativa segundo a Abraciclo é que a venda de motos continue a crescer.

As oportunidades estão disponíveis para todos. No entanto, existem dealers que conseguem conquistar resultados mais expressivos. Isso porque eles utilizam as potencialidades de outro mercado que vem crescendo cada vez mais: o digital.

E para te ajudar a aproveitar a demanda do mercado e vender motos, vamos te dar dicas práticas para você começar a aplicar hoje e aumentar o faturamento da sua concessionária.

A escassez de carros e as vantagens das motos

Dois anos após o início da pandemia de Covid-19, ainda vivemos uma crise global, de abastecimento de insumos e componentes fundamentais para o setor automotivo. Diante disso, novos desafios têm surgido, como os aumentos nas taxas de juros e os impactos sobre os financiamentos.

Especificamente no setor de duas rodas, a crise reduziu o ritmo de produção e causaram longas filas de espera por novos modelos. Ainda assim, a comercialização se manteve aquecida.

Em meados do ano passado, os compradores aguardavam até 120 anos para receber suas motos, hoje o tempo média de espera está em 30 dias. E com a expectativa de normalização nos próximos meses, resultados ainda melhores são esperados para o segmento. 

Onde anunciar e vender motos

vender motos

Antes de tudo, é importante saber selecionar que canais serão utilizados para anunciar o seu estoque. Esse passo é essencial para alcançar mais visibilidade e ter reais chances de vender motos.

Como já dissemos em outros momentos, os consumidores têm trocado cada vez mais as lojas físicas pela pesquisa prévia na internet. Isso não é diferente no mercado de motos.

Mas o que eles desejam é encontrar a mesma experiência que teriam em sua loja física, só que sem precisar sair de casa. Ou seja, podendo encontrar todas as informações que buscam de onde estiverem e quando quiserem.

E é nesse contexto que ter o próprio site ganha cada vez mais importância.

Criar um showroom digital é um atalho para ganhar a confiança do consumidor e ampliar a presença digital do seu negócio. Nele, é possível destacar suas ofertas para vender motos, listando todo o estoque e apresentando todas as informações necessárias para potencias compradores.

Dessa forma, a hora de criar o seu showroom digital, algumas boas práticas são essenciais:

  • Fotos e vídeos do modelo;
  • Descrição rica;
  • Ofertas destacadas e atualizadas;
  • CTA claro para conversão;
  • Canais para atendimento rápido.

Ofereça um atendimento encantador

Hoje, com a facilidade que temos no acesso à informação, não é apenas o preço ou a qualidade dos produtos e serviços que determinam a decisão de compra do consumidor. Um atendimento de excelência se tornou um grande diferencial competitivo e um dos pilares de um negócio de sucesso.

As pessoas não querem mais a comodidade apenas para comprar, mas sim durante toda a jornada de interação com a loja de veículos, incluindo o período de pós-vendas.

Então, se você quer se destacar e vender motos on-line, é preciso otimizar alguns pontos como:

  • Oferecer diversidade de canais de divulgação e vendas;
  • Prestar um bom atendimento ao cliente on-line;
  • Trabalhar com pós-venda.

Em resumo, adotar estratégias que garantam o encantamento desse público. Lembre-se de que clientes satisfeitos são uma arma poderosa de divulgação do seu trabalho.

Portanto, seja por telefone, chat, redes sociais ou qualquer outra ferramenta online que você e sua equipe utilizem, é fundamental manter um padrão de atendimento, como uma linguagem humanizada e empatia para solucionar as dores de cada indivíduo.

Equipe de vendas capacitada

Ainda nesse contexto, ter uma equipe capacitada é fundamental. Uma vez que a maioria dos vendedores não está acostumada a atender um cliente que vem de canais digitais.

Sendo assim, você deve preparar seu time comercial para lidar com essa nova dinâmica. Para isso, vou deixar um material que deve ser o ponto de partida para organizar o seu negócio no digital:

Use as redes sociais para vender motos

Já falamos inúmeras vezes sobre a importância das redes sociais para quem quer vender on-line. De acordo com o DataReportal de 2021, 61,6% dos brasileiros usam as redes sociais para procurar mais informações sobre uma marca.

Ou seja, estar ou não nas redes sociais é fundamental para atrair, engajar e gerar oportunidades de compras.

Para construir uma presença sólida nesses canais, é preciso produzir conteúdos de qualidade — e com constância. Por isso, conheça bem as necessidades da sua persona e busque produzir publicações com respostas para os problemas dela.

Uma dica é criar um calendário editorial de postagens para manter a periodicidade, com temas e datas de publicação.

Dica: caso a sua loja esteja presente em diferentes redes sociais, evite o copia e cola. Você pode fazer um conteúdo sobre o mesmo assunto, mas é interessante fazer adaptações nos conteúdos para adequá-los ao canal. E, se o seu time atual não consegue produzir para tantos canais, o ideal é escolher um para focar.

Conclusão

A falta de carros novos no mercado, somados a busca do consumidor por um meio de transporte mais econômico fez a comercialização de motos despontar no mercado automotivo. Em 2021 o aumento foi expressivo e a expectativa para os próximos meses é que a demanda continue aquecida.

Sobretudo com a retomada da produção nos patamares anteriores à pandemia. Por isso, é necessário criar estratégias para usufruir desse momento e vender motos.

Por fim, espero que o conteúdo de hoje sirva como um norte e motive o seu negócio a buscar resultados cada vez melhores usando o digital.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.