Você sabe como se tornar um vendedor de sucesso? Com a crise decorrente da Covid-19 enfrentada em todo o mundo, subiu o número de profissionais em busca de um espaço no mercado de trabalho. Aqui no Brasil, a taxa de desemprego ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril de 2021. Nesse cenário, é importante que os profissionais foquem em criar um perfil diferenciado que o faça ser disputado pelos empregadores. Afinal, para esse profissional nunca faltará espaço em nenhuma empresa. Mas como se destacar e se tornar um vendedor acima da média?

Em primeiro lugar, é fundamental que cada um não só turbine a qualificação técnica, mas também comportamental. Nesse post, vou te falar sobre conceitos a serem dominados e as características mais procuradas nos vendedores em 2021. Isso pode te ajudar a conseguir a tão sonhada vaga ou ser a virada de chave que você precisava em um emprego em que você se sente estagnado e inseguro. Portanto, continue lendo esse artigo.

Entenda seus clientes e produtos para ser um vendedor

Antes de vender qualquer produto, você precisa aprofundar seu conhecimento sobre ele e saber como funciona, para quem é destinado, quais são as características, os benefícios etc. Pense em todas as dúvidas e questionamentos que o cliente pode ter em relação ao seu produto e esteja preparado com todas as informações. Além disso, é fundamental conhecer o seu cliente. Entender como ele se comporta, suas dores, necessidades e outras questões que interferem em sua decisão de compra. Ao dominar essas informações, você saberá qual veículo melhor atende o seu cliente.

Desenvolva a sua autogestão

Você já ouviu falar em autogestão? Ela está relacionada ao senso de responsabilidade, capacidade de organização e orientação para alcançar objetivos.

Ao implementar essa habilidade em sua vida, gerir o tempo para equilibrar a vida pessoal e profissional, a rotina fica bem mais fácil, trazendo qualidade e bem-estar em todas as esferas. Além disso, desenvolver a autogestão traz benefícios não apenas para você – tornando-o mais produtivo, por exemplo –, mas também a empresa onde você trabalha será impactada de forma positiva. Sendo assim, uma habilidade muito desejada.

vendedor de carros

Busque aprendizado sempre

Se tem algo que 2020 nos ensinou é que precisamos estar sempre em busca de conhecimento. Estar atualizado no mercado em que você atua é uma exigência e somente quem está aberto ao novo é que consegue sobreviver em um ambiente tão competitivo. Hoje, mais do que nunca, quem atua com vendas precisa entender sobre marketing digital. Não estou dizendo que você precisa se tornar um especialistas, mas sim entender como funciona e como se comporta o seu cliente que vem do digital.

Para começar, a equipe de vendas, inclusive do showroom físico, precisa parar de encarar a internet com um grande vilão ou adversário. As primeiras concessionárias do Brasil já estão em processo para implementação de ecommerces para veículos. Nesse sentido, o digital só ganha mais importância. Portanto, aprender sobre marketing digital, ecommerce e vendas online te colocará um passo a frente para o novo perfil de vendedor que surge a partir da transformação digital e que será desejado pelas concessionárias.

O vendedor de carros precisa:

  • Utilizar as redes sociais a seu favor;

Você já utiliza as redes sociais? Então, que tal usá-la para te ajudar a vender mais? Uma dica é aproveitar que os vídeos estão cada vez mais populares no mercado automotivo e se dedicas a produzi-los. Hoje, a maioria dos smartphones já são capazes de produzir imagens com ótimas resoluções para WhatsApp e redes sociais. Comece gravando vídeos curtos mostrando seu estoque, mostre detalhes do carros e explique tudo ao seu cliente. Dessa forma, você ganhará confiança para gravar vídeos cada vez melhores, explorando inclusive a sua imagem. Essa prática é fundamental para ajudar o seu cliente a lembrar de você no momento em que ele estiver pronto para comprar um novo carro,

  • Dominar softwares e ferramentas utilizadas no dia a dia de uma concessionária;

O vendedor de carros precisa estar pronto para usar o principais recursos de comunicação já utilizados pelos cliente: aplicativos de mensagens e plataformas de interação social. Além de outras ferramentas, como por exemplo, CRM, ou sistema de vendas para registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com a sua empresa.

  • Entender a jornada de compra do consumidor que vem de canais digitais.

Isso é algo que falamos muito por aqui e talvez você já tenha lido algo a respeito. O novo consumidor de veículos é muito diferente dos consumidores de outras gerações. Hoje, 95% dos consumidores usam a internet na jornada de compra e 41% dos consumidores vão ao showroom apenas confirmar a escolha. Mapear e agir de acordo com cada etapa dessa jornada é fundamental para fechar mais vendas nesse cenário.

Conheça as habilidades necessárias para o novo vendedor de carros aqui.

Conclusão

Certamente para ser um vendedor de carros de sucesso é necessário adaptação. Com a transformação digital, o mercado se tornou mais dinâmico. Novas tecnologias surgem e novas habilidades são necessárias. Porém, isso não precisa ser algo negativo.

É preciso treinar a mente para ver as oportunidades e, acima de tudo, estar aberto ao aprendizado sempre. Abandonando de vez velhos hábitos. Naturalmente, vão existir dificuldades. No entanto, a adaptação é necessária e pode lhe render bons frutos (e vendas).

Estamos nessa com você. E para facilitar nossa troca de informação sobre tendências, marketing digital e o mercado, criamos a Concessionária do Futuro. Entre e receba tudo na palma da mão pela nossa comunidade no Telegram. É só clicar abaixo!

 

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.