O perfil do vendedor de carro de sucesso

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem dúvida, a área de vendas é uma das mais promissoras do mercado hoje. Negócios de diversos segmentos buscam profissionais para agregar ao time. E no setor automotivo não é diferente. São diversas as oportunidades e possibilidades para quem deseja trabalhar com a venda de veículos. Sobretudo na revenda de automóveis. Mas será que você conhece o perfil do vendedor de carro de sucesso?

Pensando em ajudar quem já atua em concessionárias e revenda de veículos, ou quem deseja ingressar na área, criamos o perfil do vendedor de carros de sucesso. Conheça as habilidades necessárias para se destacar na área de vendas de autos e o passo a passo para se tornar um profissional de sucesso.

O vendedor de carro de sucesso oferece um excelente atendimento

É claro que oferecer o melhor atendimento ao cliente é essencial para quem deseja ser vendedor. Mas engana-se quem pensa que para isso basta ser educado e atencioso. 

Para ser lembrado pelo seu atendimento e até mesmo fechar mais vendas é necessário muito mais do que isso. Acima de tudo, nesse momento o seu foco deve estar no cliente.

Tenha em mente que a forma que você irá iniciar a conversa irá ditar o tom do atendimento. O primeiro passo, portanto, é conhecer tudo sobre o seu cliente. Caso o seu cliente venha da internet, é bem provável que você já saiba muito sobre o que ele realmente deseja.

Mas caso esse seja o seu primeiro contato, é o momento de quebrar o gelo e ouvi-lo com atenção. Para isso, comece procurando por um ponto de conexão. Por exemplo, se você observar que a pessoa está utilizando a camisa de um determinado esporte, você pode comentar sobre um jogo que você assistiu. Ou se você sabe que a pessoa é de uma outra cidade, peça dicas e sugestões de lugares para visitar caso você vá conhecer essa cidade. 

Dessa forma, o cliente entrará em sintonia com você e a conversa entre você será muito mais natural.

Outro ponto é mostrar disponibilidade. Portanto, ofereça ao seu cliente mais canais de comunicação. Por exemplo, telefone, WhatsApp ou, caso possua um perfil profissional, suas redes sociais.

Embora muitos vendedores pensem nas necessidades do clientes, eles falam apenas sobre produtos, seguindo a velha fórmula de vendas. Saber perguntar e escutar pode mudar isso.

Acompanha as inovações do mercado

Para atender ao novo perfil do comprador de veículos, o vendedor precisa estar munido de muito mais do que o famoso cafezinho. Afinal, já falamos muito disso por aqui. Veículos não são mais vendidos como antes. Sendo assim, é essencial que o vendedor esteja atento às transformações e inovações do mercado.

Para atender ao cliente, as lojas de veículos precisaram migrar de uma vez por todas para os canais digitais, oferecendo ao consumidor uma experiência cada vez mais prática.

Nesse novo cenário, o cliente é quem domina a compra. Grande parte já chega com todas as informações sobre os veículos na loja e, em alguns casos, até mesmo decidido sobre a compra. Sendo assim, o novo vendedor de carros precisa estar disposto a investir no relacionamento com o cliente por meio de canais digitais. Seja por meio de mídias sociais, WhatsApp ou chat. Você já sabe usar essas ferramentas para gerar e encantar leads e, por fim, convertê-los em vendas?

Ouve com atenção feedbacks

Receber e ouvir com atenção feedbacks é um dos únicos recursos que o vendedor de carro tem para saber se o seu atendimento está sendo feito da melhor forma. Através deles você pode estimar o seu progresso e realizar possíveis melhorias no seu atendimento.

Além disso, eles irão te ajudar a evitar agir com base em suposições. No entanto, para muitos profissionais o momento de receber feedbacks não é o dos melhores. Eles encaram como acusações, reclamações. Ou seja, um momento negativo de maneira geral.

Mas, com a prática todos acabam percebendo a atividade como parte fundamental do trabalho. Portanto, verifique se em seu ambiente de trabalho os feedbacks são incentivados. Não apenas do cliente para empresa, mas também entre os colaboradores.

vendedor de carro

O vendedor de carro sabe trabalhar em equipe

Os melhores vendedores não trabalham sozinhos. Em outras palavras, eles cultivam o bom relacionamento tanto com clientes, como com colegas de empresa e até mesmo fornecedores e parceiros. Isso porque é essencial ter acesso aos verdadeiros tomadores de decisão e aos que influenciam o processo de compra ou podem facilitar o dia a dia do seu cliente.

Portanto, cultive relações positivas com sua equipe de maneira geral antes mesmo que possa precisar dos serviços deles. Até mesmo com aqueles que estão totalmente fora da sua rotina de trabalho. E, é claro, lembre-se de dividir os créditos das conquistas e esteja sempre pronto para ajudá-los caso seja necessário.

Faz um acompanhamento impecável

Um bom follow-up também faz parte da rotina de um vendedor de carro de sucesso. Esse acompanhamento deverá ser feito antes, durante e depois da venda. Antes de mais nada, prepare uma lista de atividades a serem realizadas e lembre-se de checar o andamento de cada uma delas até sua conclusão. Essa é uma das maneiras mais simples de ganhar a confiança do cliente

Está esperando uma decisão do cliente? Agora é hora de manter-se disponível para o cliente. E, caso precise se ausentar por algum motivo, certifique-se de que o pessoal do escritório saiba encontrá-lo o mais rápido possível (se for algo realmente urgente).

Um novo perfil de vendedor de carro

Mais do que nunca, a mudança do consumidor de veículos exige muito mais preparo, argumentação e poder de negociação dos profissionais de vendas. Afinal, o vendedor deixou de ser detentor de todas as informações sobre os produtos.

Portanto, dominar as especificações e o manuseio de ferramentas técnicas e tecnológicas não são atributos suficientes para encantar o cliente. Até porque é bem possível que ele faça isso muito melhor do que você. Agora é preciso também “entender de gente”, saber se relacionar, ter empatia e surpreendê-lo com um atendimento diferenciado. Ou seja, dominar as características já citadas neste artigo.

Nesse momento, técnicas do neuromarketing como os gatilhos mentais também podem ser um excelente reforço. Então, para se aprofundar recomendo nosso artigo 7 gatilhos mentais para vendedores de veículo.

Por fim, essas são algumas habilidades que diferenciam um vendedor de carro de sucesso dos demais. Mesmo que você não tenha muito conhecimento ou acredite que não possui as características necessárias, lembre-se que a capacitação e ferramentas estão disponíveis para te ajudar. Que tal começar a investir um tempo para se profissionalizar a partir de hoje?

Curtiu as dicas? Conhece alguém que domina o perfil do vendedor de carro ou que esteja querendo apostar em uma nova atividade. Então, aproveite para compartilhar esse post e deixar o seu comentário.