Neste post vou te apresentar 6 dicas para você aproveitar o dia do cliente e vender mais.

No próximo dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente. Essa data foi criada pensando em homenagear os consumidores e claro, dar aquela aquecida no mercado. Nos últimos anos a data tem ganhado força no Brasil e ajudado a impulsionar as vendas do mês de setembro.

Segundo dados da AlliN, em 2021 o dia do cliente alcançou um expressivo resultado. Foi registrado um faturamento de R$6 bilhões para o e-commerce brasileiro, uma alta de 22% em relação a 2020.

Sendo assim, resolvi trazer para você algumas dicas para aproveitar bem está data e dar um UP no seu faturamento.

Você pode utilizar essas dicas e o dia do cliente, como um termômetro para validar o que funciona ou não para ser aplicado na próxima Black Friday.

Como surgiu o dia do cliente?

A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, como uma forma de valorizar os consumidores e incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.

Em 2019, o Dia do Cliente foi reforçado pela criação da Semana do Brasil, que estimula lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.

Considerada a “Black Friday brasileira”, a Semana do Brasil compreende a semana do feriado de 7 de setembro, logo antes do Dia do Cliente.

6 ideias para você aplicar já!

1. Planeje uma campanha exclusiva

Para garantir que suas ofertas cheguem até o consumidor, é essencial planejar com antecedência as ações de marketing.

Crie uma identidade visual para a sua campanha de Dia do Cliente e, de preferência, use uma abordagem que valorize o consumidor — afinal, trata-se de uma data comemorativa em homenagem a ele, não é mesmo?

Você pode apostar em diferentes canais de comunicação, por exemplo: redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, para ampliar o alcance da sua marca. Lembre-se de também inserir banners e pop-ups da campanha no seu site.

2. Busque o engajamento com o cliente

O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores e mostrar que a sua marca realmente se importa com eles. Dessa forma, além de ajudar a aumentar as suas vendas no evento, isso também vai contribuir para fidelizá-los a longo prazo.

Para isso, aproveite os diferentes recursos das redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para realizar ações interativas com o público.

Além disso, você pode promover concursos e enquetes, compartilhar depoimentos e fotos de compradores satisfeitos e até mesmo organizar um jogo ou um quiz valendo um cupom de desconto exclusivo.

3. Ofereça benefícios diferenciados

Agora me responda, qual consumidor não gosta de uma boa oferta? No Dia do Cliente, não deixe de fazer promoções e oferecer benefícios que brilhem os seus olhos!

Sendo assim, existem diferentes possibilidades para você explorar, como descontos progressivos, taxas reduzidas e IPVA grátis.

Uma prática que costuma encantar os consumidores é oferecer brindes para os pedidos feitos na data. Podem ser pequenos mimos, como um jogo de tapetes, um kit personalizado ou Insulfilm por exemplo.  Agora, solte a criatividade e pense no que os seus clientes vão gostar mais.

4. Aproveite para fazer o lançamento de produtos

Sendo assim, que tal utilizar o Dia do Cliente para lançar novos produtos? Aproveite a visibilidade da data para divulgar as novidades da sua loja. Sabe aquele modelo novo que acabou de chegar? Essa é a hora de divulgar ele com mais força.

Agora, se você quiser fazer uma ação ainda mais personalizada, pode selecionar seus principais clientes e convida-los para uma ação exclusiva de lançamento. Afinal, todo cliente gosta de se sentir único.

5. Prolongue as ofertas

As buscas por ofertas não aumentam somente no Dia do Cliente, mas durante todo o período da celebração. Dessa forma, para potencializar ainda mais suas vendas, que tal transformar a data na Semana do Cliente ou até mesmo no Mês do Cliente?

Uma dica é realizar diferentes ações promocionais a cada dia ou semana do período, para manter os consumidores atentos aos canais da marca. Desse modo, você maximiza os resultados das suas estratégias.

6. Ofereça um atendimento personalizado

Se o objetivo é acima de tudo homenagear o cliente, é essencial que ele receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.

Portanto, certifique-se que todos os canais de atendimento estejam funcionando corretamente. Os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e chat online, são excelentes opções para garantir um atendimento ágil.

Do mesmo modo, é muito importante que o pós-venda seja impecável. Afinal, a ideia aqui não é de apenas vender mais, mas também de fidelizar o cliente.

Comece a colocar as dicas em prática agora mesmo

Agora que você já tem as dicas em mãos, chegou a hora de colocar tudo isso em prática. Faça o planejamento das suas ações de marketing e mãos a obra.

Capriche na criatividade, envolva todo o time, e faça com que todos est]ao alinhados nessa campanha. Como resultado você terá grandes chances terminar o mês com um faturamento muito acima do esperado.

E, claro, caso você esteja passando por dificuldades no estoque, vale a pena investir em ações de pós-vendas.

Por último, mas não menos importante, quero deixar aqui um dica para você. Se  você ainda não tem sua concessionária ou revenda com grande presença no online, você precisa conhecer nossa plataforma, o Autódromo.

Lá você irá conseguir criar páginas de vendas de alta conversão, publicar banners de campanhas promocionais, cadastrar ofertas e muito mais. Se você ainda não conhece nossa plataforma, não perca tempo. Basta clicar no banner abaixo para saber mais.

Sobre o Autor

Vitor Prete
Vitor Prete

Content analyst at AutoForce

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.