Marketing de Influência: como utilizar a estratégia para vender mais carros

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já pensou em usar o Marketing de Influência para impulsionar as vendas de carros e serviços da sua concessionária? 

Cada vez mais, os influenciadores digitais têm conquistado a atenção do público e das marcas nos últimos anos, principalmente nas redes sociais como Instagram e YouTube. De acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest, 68% das pessoas seguem algum influenciador digital, enquanto 76% já fizeram alguma compra por indicação de influenciadores

Por isso, se você quer fortalecer a sua marca nos canais digitais e atrair novos potenciais clientes, utilizar o Marketing de Influência pode ser uma excelente opção. Aqui, vou te falar como funciona a estratégia e como utilizá-la da melhor forma.

O que é Marketing de Influência? 

Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo com influência sobre grandes públicos.

Ao trabalhar com influenciadores digitais, é possível criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles. Dessa forma, será mais fácil adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, reter clientes já existentes, além de influenciar a decisão de compra do seu possível cliente.

Gerando mais identificação

Marketing de Influência

Imagine que você quer comprar um novo carro. E então você vê um ator que estampa várias propagandas e protagonizou diversos filmes falando bem de um modelo popular. Você pode até ser impactado pelo anúncio, mas será que vai confiar naquela opinião?

É bem possível que não. Acontece que esse tipo de anúncio não gera identificação. E muitas vezes pode até mesmo passar a ideia uma ideia contrária. Isso porque o público tem certeza que aquele artista não utiliza o produto.

Agora, quando você se depara com um YouTuber ou um influenciador de um determinado nicho falando bem de um carro, mostrando o uso no dia a dia, fica mais fácil conhecer o produto e decidir se ele seria a escolha certa para você, não é mesmo?

Para escolher o perfil ideal para sua loja de veículos, é preciso conhecer muito bem a sua persona e o seu público. Mas vou te dar alguns exemplos de maneira geral. Se você deseja vender carros elétricos, uma boa opção pode ser buscar influenciadores da área ambiental. Eles irão explicar as vantagens de usar esse tipo de veículo e atingirão pessoas com as mesmas convicções que eles.

Outro potencial público dos carros elétricos são aqueles que buscam economizar a longo prazo, principalmente frente a alta dos combustíveis. No entanto, por se tratar de modelos ainda pouco conhecidos do público brasileiro, é possível que ainda existam muitas dúvidas.

Vale a pena comprar um modelo de carro elétrico? Esse tipo de carro realmente consome menos? Existem influenciadores que falam sobre esse assunto e até mesmo calculam custos e economias para quem quer investir nesse novo modelo de carro.

Vantagens

Uma das vantagens de usar o Marketing de Influência  na estratégia é que não é necessário ter um orçamento enorme para começar. Existem diferentes perfis de influenciadores e você mesmo poderá entrar em contato diretamente com eles.

Além disso, existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e que trabalham com formas de negociação também diferentes. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento. 

Para encontrar influenciadores no segmento da sua marca, basta estar presente nos canais digitais e entender onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem e quem são os influenciadores acompanhados por eles.

Outra vantagem desse meio é o enriquecimento da estratégia de conteúdo. Marcas que compartilham materiais de influenciadores ganham um reforço para aumentar as divulgações e fortalecer o conteúdo com informações relevantes.

Como aplicar o Marketing de Influência nas estratégias da marca

Usar o marketing de influência corretamente não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas, preparei um checklist para te ajudar a executar a sua estratégia. 

Defina os objetivos: a primeira coisa a fazer é traçar os principais objetivos a serem conquistados com a estratégia e conhecer muito bem a sua persona.

Qual é o objetivo da ação? Gerar vendas? Fortalecer a marca ou apresentar um novo produto? Essas questões precisam ser respondidas antes de seguir para os próximos passos da campanha.

Encontre os influenciadores certos: tão importante quanto a clareza dos objetivos, para o marketing de influência funcionar de verdade é preciso escolher corretamente quem será a voz da marca. Ou seja, escolher os influenciadores certos é fundamental.

Mais uma vez, para isso você precisa conhecer muito bem o seu público. Portanto, analise além dos números de seguidores do possível influenciador. Observe o conteúdo, linguagem e os seguidores que interagem nas publicações.

Faça ações em conjunto: após fechar um acordo, o próximo passo é planejar e executar ações em conjunto que promovam a marca, empresa, produtos e serviços. As ações em conjunto garantem um conteúdo mais humanizado e, dessa forma, gera mais identificação com o público.

Mensure resultados: com base nos objetivos estipulados pelo time de marketing, analise o que funcionou após a ação. Para isso, basta conferir métricas como o ROI, a taxa de conversão, entre outras. Dessa forma, é possível analisar se a parceria com o influenciador digital foi bem-sucedida. E, conforme o resultado dessa análise a marca saberá se vale a pena ou não manter a parceria com o influenciador ou testar um novo perfil.

Conclusão

Construir uma relação com influenciadores pode trazer resultados surpreendentes para o seu negócio. Se o plano for bem executado, é claro. Isso porque, assim como a divulgação do conteúdo, tornar-se referência e ter voz ativa no setor em que sua empresa atua é fundamental para que você conquiste cada vez mais clientes que queiram não só comprar o seu produto, mas também divulgar a sua marca de forma espontânea. Por esse motivo, a estratégia ganha cada vez mais força no Brasil.

Mas trabalhar com influenciadores é uma via de mão dupla. É preciso que ambos trabalhem juntos e troquem conteúdo para que as ações sejam realmente efetivas. Portanto, ao usar a estratégia, abra a mão de ter o controle de absolutamente tudo.

Espero que a partir dessa leitura que você se sinta mais seguro para utilizar a sua campanha com influenciadores digitais. Caso você queria se aprofundar ainda mais, você pode ler sobre como a influência social pode ajudar o seu negócio a conquistar mais resultados.