Já aconteceu de você acessar um site pelo computador e ao voltar acessá-lo via dispositivo móvel se deparar com uma experiência completamente diferente? Página mal formatada, imagens desagradáveis ou até mesmo texto pouco legível. Se já aconteceu com você, é provável que você já esteja ciente sobre a importância de oferecer uma boa experiência mobile para o usuário que visita seu site.

O fato é que o perfil do consumidor está mudando e, com isso, é preciso que as empresas façam algumas adaptações. Para você ter uma ideia, atualmente, dados indicam que 47,5% das pesquisas em mecanismos de busca são realizadas por meio de dispositivos móveis. Ou seja, é preciso estar atento a experiência que o visitante do seu site tem via mobile.

Portanto, que tal conhecer algumas mudanças para garantir cada vez mais acessos em seu site, e depois, mais vendas vindas do digital? Continue a leitura para entender melhor como isso é possível.

Experiência mobile

O que mudou no perfil do consumidor? 

Antes de qualquer coisa, é importante entender o cenário atual quando falamos da relação entre empresas e clientes. Afinal, a forma como o usuário chega ao seu site passou por várias mudanças no mundo todo.

Hoje, os aparelhos são o principal meio de acesso à rede no país, usados por quase todos os brasileiros. Entre 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular passou de 97% para 98,1%. O aparelho é usado também na área rural, e representa 97,9% dos acessos à internet. Por outro lado, o uso de computadores caiu de 56,6% para 50,7% e de tablets, de 14,3% para 12% de 2017 para 2018.

Tudo isso demonstra que as atitudes do público tem mudado. Com o uso ampliado dos dispositivos móveis, é preciso que a sua presença na web se adapte aos novos hábitos. Por isso é tão importante investir em soluções que melhorem a experiência do consumidor na sua página.

Como melhorar a experiência mobile no meu site?

Verifique se o seu site é responsivo

Criar um site responsivo para concessionárias é adaptar o layout que já existe de acordo com a tela do dispositivo que está sendo utilizado. Para isso, imagens, vídeos e texto precisam ser “flexíveis”.

Um site responsivo permite uma melhor experiência do usuário. Ele não precisa perder tempo dando zoom e tentando melhorar a leitura e navegação. Isso permite que ele ache informações mais rápido, aprofunde a navegação e converta em formulários mais rapidamente.

A boa notícia é que hoje existem plataformas de marketing digital automotivo que já oferecem sites, landing pages e portais responsivos. Isso tudo sem que você precise mexer em código. Porém se você ainda não está convencido sobre a importância de um site responsivo, leia 7 dados que mostram porque ter um site responsivo para concessionárias.

Utilize integrações para melhorar a experiência mobile

Outra dica que pode te ajudar a melhorar a experiência em dispositivos móveis é a integração. Isso acaba otimizando o processo como um todo, facilitando que o seu lead forneça dados importantes e se torne um cliente de fato.

Por exemplo, se você que aumentar o número de solicitações de orçamentos em seu site, mas exige um demorado processo de cadastro, esqueça! Provavelmente o seu cliente irá preferir procurar a concorrência.

Um solução é oferecer ao seu cliente o cadastro via Gmail. Isso diminuirá as chances do cliente desistir da compra ou até mesmo do contato com a sua loja. Afinal de contas, eles não precisarão preencher um formulário super extenso para só então finalizar a compra. Eles fazem tudo apenas com um clique.

Diminua as etapas para um pedido

Seguindo a mesma lógica, já pensou se você está colocando etapas demais em um processo simples em seu site? Formulários longos, cadastros em mais de uma página, confirmações de e-mail desnecessárias…ou seja, evite qualquer coisa que possa fazer o seu cliente desistir de uma compra no meio do caminho.

Personalize a experiência mobile

Outro fator fundamental para melhorar a experiência em seu site é a personalização. E, para isso, nada melhor do que utilizar chatbots. A inteligência artificial dá às empresas a possibilidade de ajudar clientes de dispositivos móveis com tarefas como a pesquisa sobre produtos e o processo de compra no geral.

Isso porque as vendas de carros geralmente envolvem várias etapas, com compradores em potencial expressando interesse em um determinado carro, buscando informações adicionais, fazendo agendamento de um test drive, entendendo suas opções de financiamento e garantindo que estão obtendo o melhor preço. 

Portanto, o chatbot irá complementar a sua estratégia agilizando a resposta ao seu cliente com um alto nível de envolvimento e irá te ajudar a se destacar da concorrência.

Conclusão

Por fim, as novas tecnologias estão mudando a forma que o consumidor consome conteúdos e compra online. Vivemos a era da experiência. Atualmente, os consumidores esperam, tanto no digital quanto no offline, viver experiências únicas e personalizadas com as marcas que se relacionam. Sendo assim, as empresas que se dedicam a proporcionar um bom atendimento, experiência e satisfazer e encantar seus clientes, estão colhendo ótimos frutos.

A concorrência é grande e o poder de escolha está nas mãos do consumidor. Nesse sentido, apostar na experiência do cliente torna-se um dos principais caminhos para destacar-se dos concorrentes e garantir sua fatia de mercado.

E a sua empresa, já está adaptada para proporcionar uma boa experiência para seus clientes no ambiente digital? Seu site é facilmente navegável em uma pequena tela de smartphone? Caso você ainda não tenha implementado nenhuma das dicas que te dei agora, talvez seja o momento de revisar as soluções que o seu negócio está utilizando.

como escolher uma solução digital

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.