O Encantamento de Leads é uma estratégia de impulsionamento de vendas online para o mercado de veículos.
Desenvolvida pela AutoForce, a metodologia é baseada na atração, captura e tratativa de leads qualificados, desde a sua geração até a negociação. O que significa unir de ponta a ponta os processos de conversão.
A execução da estratégia proporciona uma visão global, detalhada e descomplicada de tudo que está sendo feito ou não na concessionária para bater e ultrapassar suas metas.
Como o Encantamento de Leads faz isso? Reunindo as melhores soluções em mídia paga, web e landpages, inbound e outbound marketing e atendimento online.
Conteúdo
Simpatia, cafezinho e o atendimento encantador
Vamos ver se você conhece a seguinte situação: você pergunta a um cliente para o qual está fazendo uma campanha de marketing, ou, quem sabe, a si mesmo, quando pensando em sua própria concessionária: “Qual o seu diferencial?”, “O que me destaca do meu concorrente?”
Incontáveis vezes ouvirá como resposta fatores como a qualidade do produto, o seu preço e, é claro, o atendimento. Vamos focar neste último.
Quando você tenta aprofundar o questionamento e saber como se dá esse atendimento, a resposta muitas vezes vem confusa, se dirigindo a questão da simpatia e do cafezinho no showroom.
O cafezinho é ótimo, não desista dele! Porém, não é suficiente para os novos consumidores.
Então você pode pensar: nós já superamos isso, criamos um site com informações básicas, entramos nas redes sociais, respondemos às dúvidas das caixas de mensagens no Instagram e Facebook.
Isso é realmente muito bom, mas sinto informar que para o novo consumidor ainda não é o suficiente. Não dá ao seu atendimento a característica de encantador. Então, o que fazer agora?
Não se preocupe, não daríamos a você essas notícias alarmantes sem falar que existe como ser melhor, bem melhor do que agora. Surpreender seus clientes, a quem nada mais parece surpreender.
Vamos entender como o Encantamento de Leads está mudando essa história.
Gerados por meio de uma estratégia que reúne as melhores práticas de mídia paga, webpages elegantes e responsivas, inbound e outbound marketing e atendimento online. Dessa forma, a metodologia une de ponta a ponta os processos de conversão na concessionária – da geração do lead à negociação – garantindo, assim, o sucesso nas vendas.
Ela representa, principalmente, uma adequação da concessionária às necessidades e comportamentos dos novos consumidores.
É algo tão poderoso que provoca uma mudança na cultura da empresa.
Isso porque, na Era Digital, antigas regras de vendas, com estrutura engessada, não funcionam mais.
E o comportamento do novo consumidor exige uma abordagem baseada no atendimento ativo, de excelência e encantador.
Além disso, é uma metodologia que ajuda a otimizar os investimentos na aquisição e conversão de leads em clientes pagantes.
Com a metodologia, a taxa de conversão de leads em clientes pagantes pode chegar a até 12% — bem mais que a média do mercado automotivo, que é de 3,5%.
O que estou te contando não é achismo. É algo já testado e comprovado por diversas concessionárias, como Grupo Via Sul, cuja história você vai conhecer mais abaixo.
Portanto, se você quer entender como essa metodologia funciona e como pode ajudar sua concessionária, continue lendo! Hoje nós vamos conversar sobre:
- O que significa encantar um lead
- O caminho do usuário até a concessionária
- Passo a passo para implantar a metodologia de encantamento de leads
- Como o Encantamento de Leads está aumentando as conversões do Grupo Via Sul
O que significa “encantar”, afinal?
Encantar é oferecer uma experiência única para o usuário. Você deve compreendê-lo e ajudá-lo nas suas necessidades desde a primeira interação.
O encantador de leads será o responsável por contatar, qualificar o lead, agendar a visita à concessionária e acompanhar o seu nível de satisfação.
Ele não só qualifica o lead como também fornece as informações iniciais sobre a oferta, tira dúvidas e analisa a jornada desse consumidor — mesmo que o lead não tenha fechado a compra.
Essa metodologia já é adotada nos Estados Unidos, onde os encantadores de leads representam 80% do time das concessionárias, contra 20% dos vendedores.
Já no Brasil, 90% dos colaboradores são vendedores de showroom.
O problema do modelo brasileiro é a concentração de esforços em uma pequena quantidade de oportunidades de venda, quando deveria investir na geração de novas oportunidades.
O Encantamento de Leads é algo tão poderoso que provoca uma mudança na cultura da empresa.
Com ele, a taxa de conversão de leads em clientes pagantes pode chegar a até 12% — bem mais que a média do mercado automotivo, que é de 3,5%.
É algo já testado e comprovado por diversas concessionárias, como Grupo Via Sul, cuja história você vai conhecer mais abaixo.
Quem é o novo Consumidor?
Para você compreender melhor quem é esse novo prospect que o Encantamento de Leads consegue converter em lead qualificado, veja a jornada de compra dos consumidores na internet.
Uma pesquisa feita pela CNDL/SPC Brasil revela que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.
“Quando consumidores ouvem sobre um produto hoje, a primeira reação deles é ‘Vou procurar por isso online’. E assim eles vão em uma jornada de descobrimento: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje, não é o seu competidor que está a sua frente.Não é a tecnologia que está a sua frente. É o seu consumidor que está a sua frente.”
— Rishad Tobaccowala Chief Strategy & Innovation Officer VivaKi
O que tudo isso tem a ver com o atendimento que estávamos falando anteriormente?
Sai ganhando a concessionária que tiver uma estratégia que englobe atender o cliente de forma extraordinária em todas as etapas da sua jornada de compra.
Isso inclui o momento em que ele nem sequer entrou em contato com seus vendedores diretamente. Envolve o momento em que pensou em pesquisar na internet sobre um SUV que atenda todas as necessidades da família dele, por exemplo.
Com isso, você deve estar ciente de fornecer o máximo de informações possíveis no seu site para chamar e reter a atenção do lead no seu produto ou serviço.
Essas informações incluem, por exemplo:
- Todos os canais de atendimento (chat, whatsapp, chatbot, telefone etc);
- Preço, formas de pagamento e garantias de segurança nas transações;
- Modelos de veículos disponíveis na loja e vantagens de compra (no caso de veículos novos e usados);
- Quais peças e acessórios a loja dispõe exatamente;
- Agendamento de test-drive e agenda de revisões.
Não economize em fornecer toda a ajuda que o seu cliente precisa para escolher sua loja para fazer a compra dele!
E a pandemia do novo Coronavírus nessa história?
Se você pesquisar agora mesmo sobre o mercado de automóveis durante o período da pandemia, verá dados e opiniões conflitantes quanto ao assunto.
Descobrirá que o isolamento social levou muitas pessoas a trabalharem home office, e, não precisando dos seus carros, elas começaram a vendê-los. Já outras, com medo do contágio em transportes públicos, preferiram comprar um automóvel.
Verá que mesmo com o desemprego aumentando com tais condições no país, o mercado vem reagindo e recuperando seu fôlego, ao passo que os dirigentes estão com medo de uma segunda onda de contaminação e um novo lockdown colocar tudo a perder.
Porém, tudo isso converte para a mesma observação de que a tecnologia ajudou o mercado a se recuperar, à medida que as concessionárias e os vendedores independentes passaram a aprimorar o seu atendimento online. Algo que já vinha acontecendo, mas com a pandemia, foi acelerado ao máximo para garantir a saúde dos negócios.
Por isso, se você ainda não começou, já está mais que na hora de afundar o pé no acelerador.
O primeiro momento, de geração de visitantes e leads, é impulsionado pelas campanhas da agência de tráfego e pelas landing pages.
Já a metodologia de encantamento de leads entra para converter esses leads em prospects e os acompanha até sua transformação final em clientes e promotores da marca.
Descubra, agora, 5 passos para desenvolver a metodologia de Encantamento de Leads na concessionária.
1. Gere tráfego qualificado
Em parceria com uma agência de tráfego, desenvolva campanhas de links patrocinados e estimule a geração de leads.
Lembre de conectar as campanhas com as landing pages da sua marca. Sem captar as informações básicas do usuário, como nome e telefone, é impossível gerar uma base de leads.
Dica: Nos formulários de captação, solicite apenas os dados essenciais. Muitas perguntas podem provocar a desistência do usuário.
2. Construa um time
O encantador será o responsável por fazer o primeiro contato telefônico com o usuário. Seu objetivo é vender ao lead uma visita à concessionária.
Nos tempos de pandemia então, isso inclui fazer com que o cliente se sinta seguro ao visitá-la.
Para isso, o encantador deve estabelecer um ponto de conexão com o lead — por exemplo, lembrar onde ele converteu ou em que oferta está interessado.
Só então poderá apresentar a oportunidade de negócio e atrair o cliente para a concessionária.
Você não vai vender o carro por telefone, mas a visita ao showroom. Então a meta é conseguir que pelo menos 80% dos leads se comprometam a ir até a concessionária.
Também é muito importante que esse primeiro contato seja feito rapidamente. Hoje, 75% das concessionárias não retornam aos contatos de leads no mesmo dia.
Dica: essa é a hora de o encantador falar sobre bônus exclusivos que o lead conseguirá se aceitar ir até o showroom e que ele terá um Consultor de Venda exclusivo para atendê-lo.
Quer saber mais? Confira este post sobre como montar um time de encantadores de leads.
3. Gerencie as informações
Não adianta o encantador captar todas as informações sobre o lead se essas informações não forem compartilhadas com o time da concessionária.
Usar um bom sistema de gerenciamento de leads (CRM) é um dos principais componentes para aumentar as conversões. Ele permite criar um processo, auxiliando na hora de organizar informações, agendar tarefas e mensurar resultados.
O melhor caminho é adotar um CRM integrado com sua plataforma de gestão de sites.
Dica: designe um gerente para coordenar o time de encantadores e mediar os agendamentos com o time de vendas.
4. Segmente o lead
Os leads que não foram qualificados como oportunidade de venda ou declinaram da visita à concessionária — apenas 50% dos leads realmente comparecem –, não devem ser descartados.
É preciso segmentar e nutrir esse lead, estimulando-o a retornar.
Há diversas estratégias para isso, que devem variar de acordo com o perfil do lead.
O ideal, porém, é que a concessionária desenvolva algum relacionamento com esse lead nos próximos 90 dias — seja uma newsletter, automação de e-mail ou campanhas de remarketing.
Dica: como a jornada de compra de carro do brasileiro é de apenas 2,8 meses, desenvolva ações de marketing segmentadas para cada etapa.
5. Analise a satisfação
Um aspecto primordial da metodologia do encantamento de leads é a análise da satisfação.
O encantador de leads deve ser responsável por realizar uma pesquisa de satisfação, analisando o porquê do não fechamento do negócio.
Esse lead precisa ser resgatado pela concessionária. O marketing pode utilizar os dados da pesquisa de satisfação para desenvolver campanhas de e-mail e perseguição segmentadas.
Em caso de fechamento do negócio, o encantador também deve fazer contato com o cliente. E-mails de boas vindas e ligações de agradecimento são formas de manter o relacionamento e estimular o pós-vendas.
Empolgado para começar com a metodologia de encantamento? Então baixe gratuitamente o nosso ebook: Encantamento de Leads: o guia definitivo da metodologia.
BÔNUS: O sucesso do Grupo ViaSul
O Grupo Via Sul é um dos grandes grupos de concessionárias que está se beneficiando da metodologia de Encantamento de Leads.
Além de adotar o marketing digital como estratégia principal, o grupo também se preocupou em modificar a estrutura de atendimento.
Com a ajuda da AutoForce, o grupo construiu uma equipe de encantadores, capacitados para fazer a prospecção e tratamento dos leads.
Quem conta é o gerente de marketing do grupo, Guilherme Galvão.
“A nossa experiência com o mercado digital era muito básica, pois estávamos presentes em vários meios, porém, não tínhamos as ferramentas corretas para medir a eficácia de nossas ações. Com a chegada da AutoForce, tudo mudou. Tivemos total apoio na construção da nossa equipe de encantadores de leads, desde infraestrutura até o treinamento para operação das ferramentas e atendimento ao cliente.”
Clique abaixo e confira o case completo:
Sobre o Autor
4 Comentários
trabalho no grupo LOCAMERICA … e trabalhamos com leads , muito boa materia , isso sim ajuda a vermos o quanto podemos melhorar , performar , equipe da AUTO FORCE parabéns e faca. contato com nosso diretor Luis Lima pois ele aprecia muito esse assunto de alta Performance. , obrigado pela oportunidade , meu nome é Catrinck ..
Olá, Catrinck, tudo bem? Que bom que esse conteúdo ajudou vocês! Pode deixar que em breve entraremos em contato. Grande abraço!
trabalho no grupo LOCAMERICA … e trabalhamos com leads , muito boa materia , isso sim ajuda a vermos o quanto podemos melhorar , performar , equipe da AUTO FORCE parabéns e faca. contato com nosso diretor Luis Lima pois ele aprecia muito esse assunto de alta Performance. , obrigado pela oportunidade , meu nome é Catrinck ..
Olá, Catrinck, tudo bem? Que bom que esse conteúdo ajudou vocês! Pode deixar que em breve entraremos em contato. Grande abraço!