Como está a venda de carros no início do segundo semestre!

O segundo semestre acabou de começar. Porém já podemos começar a olhar os números desses primeiros dias da segunda metade do ano e ter uma ideia do que esperar para os próximos meses.

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em julho cresceram 2,21% ante junho, para 181.982 unidades, segundo dados informados nesta terça-feira (2) pela associação de concessionárias, Fenabrave. Na comparação com julho de 2021, houve alta de 3,74%.

Porém o acumulado do ano ainda é negativo, os sete primeiros meses do ano registraram uma queda de 11,96% nos licenciamentos.

Na última sexta-feira de julho o governo federal publicou decreto com redução adicional do imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre veículos. Ao passo que isso deve impulsionar resultados principalmente para empresas como carros, que é um dos principais clientes das montadoras no país.

A Fenabrave espera um resultado “equivalente” a 2021 nas vendas de carros e comerciais leves este ano.  Em um cenário mais otimista, um crescimento de mais de 4%, para cerca de 2,06 milhões de unidades.

Andreta Jr. afirmou que motocicletas tiveram problemas de produção em julho e enfrentaram de alta no custo do crédito.

Além disso citou que os números de julho tiveram comportamentos diferentes dependendo do segmento, com os autoveículos apresentando crescimento na comparação mensal enquanto ônibus e motocicletas tiveram queda.

Da mesma forma que as motocicletas, o seguimento de carros importados começou o segundo semestre em queda.

Balanço da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) aponta que as vendas do setor começaram o segundo semestre com forte queda nas comparações com o ano passado.

De acordo com os dados da entidade, em julho foram emplacados 1.401 carros importados das 11 marcas associadas à Abeifa. O número até representou alta de quase 14% em relação a junho. Contudo, em relação ao mesmo mês de 2021, quando u número de licenciamentos foi de 2.555 unidades, a queda nas vendas foi de 45%.

Da mesma forma a soma de modelos comercializados nos sete meses do ano também aponta recuo, no caso de 38,6%. De janeiro a julho de 2022 foram vendidos 9.666 carros importados contra 15.736 em igual período de 2021.

As vendas de carros montados no Brasil pelas associadas também tiveram queda, só que nas duas comparações.

Com 2.325 emplacamentos, as vendas recuaram 25% em relação a junho deste ano (3.115) e 52% ante julho de 2021 (4.842). Contudo, vale lembrar que só Caoa Chery, Land Rover e Suzuki estão entre as marcas filiadas à Abeifa que têm produção nacional.

Dentro deste assunto de carros importados e de luxo vale aqui ressaltar um dado interessante. A Euro Motors que é cliente da AutoForce, obteve um crescimento de 42% em suas vendas no primeiro semestre de 2022.

Gravamos nesta semana um webinar imperdível com nosso CEO Tiago Fernandes e o Ricardo Carneduto, diretor da Euro Motors.

A Euro Motors é o maior complexo de marcas de carros premium da América Latina.

Crescer em um mercado tão exclusivo não é uma tarefa nada fácil e neste webinar o Ricardo fala um pouco como a empresa trabalha seu marketing digital para ajudar nesta missão. Bem como foi abordado também o que a diretoria da Euro Motors espera para o futuro a médio e longo prazo.

Sendo assim, se você ficou interessado, não deixe de conferir tudo que rolou neste bate-papo. Basta clicar no link para garantir seu acesso.

Por fim, agora que já você já sabe um pouco sobre mais como está a venda de carros no início do segundo semestre, já pode começar a fazer suas projeções também.

Em um ano de eleições e copa do mundo próximos ao fim do ano, o ideal é dar aquele gás neste terceiro trimestre e trabalhar bem suas ações para dessa forma terminar o ano com mais tranquilidade.

Agora quero te fazer um convite. Se você quer se preparar ainda melhor para o que vem pela frente e estar sempre pronto para os desafios, você precisa conhecer nossa plataforma de ensino, o Auto Academy.

Uma plataforma completa de cursos, podcast e webinários, tudo focado 100% no marketing digital automotivo.

Para ter acesso a nossa plataforma basta clicar no banner abaixo. Espero por você, afinal estamos aqui para acelerar juntos.

Sobre o Autor

Vitor Prete
Vitor Prete

Content analyst at AutoForce

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.