Como elaborar os melhores criativos para venda de veículos

Se você pensa em anunciar um veículo vai precisar elaborar criativos que convertam bem. Neste post vamos falar os principais pontos para que seu criativo seja um sucesso.

Criativos são os anúncios que produzimos para que sejam vinculados nos diversos meios digitais. Eles podem ser criados em vídeos, imagens (display) ou até mesmo áudio (menos comum). 

Principais diretrizes dos criativos

Identidade visual: Imagens e vídeos, cores e fontes, iconografia e filtros.

Identidade verbal: tom de voz, velocidade da fala e slogans.

Argumentação comercial: benefícios e diferenciais.

Essas três diretrizes básicas são essenciais para o sucesso de um criativo. Mas, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

Identidade visual:

Seus criativos precisam ter uma identidade visual muito bem definida, essa identidade precisa traduzir exatamente o sentimento que sua marca deseja passar ao cliente.

Ao escolher imagens ou produzir vídeos, fique atento a qualidade, nada de usar imagens com baixa qualidade. Ao gravar um vídeo se preocupe com a iluminação e com o som.

Já fizemos uma postagem aqui dando dicas de como produzir bons vídeos e boas fotos. Clica aqui para ler.

Outro ponto de grande importância são as cores que você irá utilizar. Quando falamos do mercado de veículos o leque de opções é bem grande, mas podemos pensar em algumas cores como base, vamos a alguns exemplos.

Se você vende veículos de luxo, o preto, amarelo e prata são ótimas cores, pois remetem a luxo e riqueza. Agora se a sua loja tem uma pegada mais despojada e atende bastante o público jovem, as cores mais conversam com esse público são: laranja, roxo e verde limão.

Algumas cores são neutras e se encaixam bem em qualquer que seja o estilo da sua empresa, exemplos de cores clássicas: Azul marinho, cinza, vermelho ou vinho e preto.

Sendo assim, agora basta você pensar em qual é o estilo da sua empresa e definir sua identidade visual. Caso precise de ajuda nessa construção, contrate um designer, eles são os profissionais mais indicados para isso.

Identidade verbal:

Se seu criativo for produzido em vídeo você precisa ficar muito atento à identidade verbal. O tom de voz utilizado na narração de um vídeo é de grande importância.

Então imagine a seguinte situação: você falando em um vídeo que o cliente pode comprar o carro dos sonhos e neste vídeo sua voz parecer estar triste, não iria convencer muito, certo?

Do mesmo modo a velocidade da fala também é muito importante. Se você vai por exemplo gravar uma chamada rápida em um vídeo de 30 segundos, você não pode utilizar uma voz morosa, sua velocidade e intensidade precisam estar alinhadas.

Ainda ligado a identidade verbal, temos os slogans. Quem não se recorda daquele slogan que marcou um produto. Sim, muitas vezes ao ouvirmos ou até mesmo ao lermos um slogan, associamos imediatamente a um produto.

Exemplos não faltam: Nescau “energia que dá gosto”, Coca-Cola “sinta o sabor”, McDonalds “amo muito tudo isso”, e tantos outros que ouvimos ao longo da vida.

Portanto, criar um slogan para o seu produto e utilizá-lo em seus criativos é uma tacada de mestre.

Argumentação comercial:

Seu criativo sempre precisa apresentar benefícios e deve mostrar para a audiência qual seu grande diferencial.

Dessa forma, pensando no mercado de veículos, um bom criativo precisa trazer uma boa oferta.

Você deve sempre apresentar ao cliente uma proposta que salte aos olhos, algo que seja tão bom que ele nem precise pensar muito antes de tomar a decisão de compra.

Um exemplo de chamada de anúncio para o anúncio de veículos pode ser: “Troque seu carro por um zero KM, ganhe tanque cheio, IPVA grátis e tabela Fipe na avaliação do seu usado”.

Dois profissionais são essenciais para a produção de criativos que convertem. Um Copywriter, que desenvolverá toda parte escrita e um design, que pegará a essência da copy e transformará em uma peça com designer único.

Por último, uma última dica quanto aos criativos é que sempre vale a pena dar uma olhada no Instagram e ver quais os tipos de criativos mais estão convertendo. Todas essas dicas irão te ajudar a elaborar os melhores criativos para venda de veículos.

Agora, se você quer aprender mais sobre marketing digital e se tornar perito neste assunto não deixe de se cadastrar agora mesmo em nossa plataforma de educação. O AutoAcademy conta com diversos cursos grátis e em breve trará mais uma grande novidade.

Para se cadastra grátis, basta clicar no banner abaixo.

Sobre o Autor

Vitor Prete
Vitor Prete

Content analyst at AutoForce

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.