Como a baixa no preço dos combustíveis pode ajudar no aumento das vendas de veículos?
O mercado de vendas de veículos iniciou o ano sofrendo com a queda nas vendas de novos, seminovos e usados. Ao contrário do início do ano passado, onde as vendas fecharam em alta perto dos 30% no primeiro semestre do ano, as vendas no primeiro semestre despencaram.
Segundo dados da Fenabrave, o a queda acumulada nesses 6 meses iniciais foi de aproximadamente 3%. O percentual de queda seria mais alto não fosse o setor duas rodas, as motocicletas foram na contramão do mercado e fecharam em alta de 23%.
Diversos fatores influenciaram para essa queda nas vendas, seja a perda do poder de compra, a alta dos juros e o alto valor do combustíveis. E é exatamente sobre esse ponto que vamos falar nesse post.
As vendas de veículos podem se beneficiar das recentes baixas nos valores dos combustíveis?
A resposta não é uma certeza absoluta, mas com os valores do álcool e gasolina mais baixos, a tendência é uma maior utilização dos automóveis. Esse aumento pode influenciar em uma possível decisão de troca do veículo.
Primeiramente, podemos avaliar esse possível crescimento olhando para o setor duas rodas. Um dos fatores que ajudaram no aumento das vendas de motocicletas é o baixo consumo de combustível. Muitas pessoas acabaram deixando o carro em casa e optam por ir para o trabalho ou escola de moto.
Ao mesmo tempo, o alto valor dos combustíveis acaba interferindo nas escolhas por viagens longas. Uma vez que o custo para abastecer o carro ficou muito alto, muitas pessoas acabam optando por adiar aquela viagem longa e optam por destinos mais próximos.
Sendo assim, o veículo sofre um desgaste muito menor e o proprietário não enxerga uma real necessidade de troca por um modelo mais novo.
Em contrapartida, a queda considerável nos valores dos combustíveis pode fazer com que o consumidor volte a fazer planos – a gasolina teve uma queda de aproximadamente R$1,55 por litro, segundo estimativa do Governo Federal.
Assim como dito acima, aquela viagem que havia sido adiada, pode voltar aos planos e com isso o consumidor pode considerar a troca do carro atual por um modelo mais confortável, por exemplo.
Da mesma forma, aquele consumidor que havia deixado o carro em casa pois estava gastando muito com combustível, tende a retomar seu uso. Maior uso, maior desgaste, maior necessidade de troca.
Mas como você, vendedor, pode se beneficiar e aproveitar essa onda?
Como vimos acima, existe a real possibilidade do aumento pela procura por um novo veículo. E você como vendedor precisa estar atento a esses novos clientes, deve saber a melhor forma de convencê-lo que a troca vale a pena.
Abaixo vou listar algumas dicas úteis para ajudar você neste processo. Vamos lá?
Ofereça o veículo certo para cada tipo de cliente: Conforme já falei neste texto, poderemos ter dois perfis distintos de clientes. Um deles deseja um novo carro para voltar a ir trabalhar com ele, e o outro um para fazer suas viagens com a família.
No caso do primeiro cliente, acredito que a melhor opção seja oferecer a ele um veículo que tenha menor consumo de combustível. Isso irá potencializar um benefício que ele já visualiza, ou seja, a gasolina já está mais barata, e ele terá um carro que gastará ainda menos. Dessa forma você mostra valor agregado ao cliente.
Já o cliente que está pensando em voltar a viajar com o carro, e muitas vezes com a família, está mais preocupado com conforto e segurança. Para este perfil o foco deve ser nos opcionais oferecidos pelo carro, no espaço interno e nos itens de segurança.
Utilizando abordagens diferentes você terá maiores chances de convencer o cliente de que a troca vale à pena.
Faça o trabalho de encantamento do seu lead: é muito provável que antes de o cliente tomar a decisão pela troca do veículo ele faça pesquisas para ver se realmente vale a pena ou se é melhor esperar mais um pouco.
É nesta hora que o time de encantamento de leads deve atuar com maestria. Um primeiro contato feito com qualidade irá aumentar muito as chances de conversão deste lead. Para te ajudar com isso acesse esse link.
Foque nos benefícios: por fim, o foco deve ser em mostrar ao cliente os benefícios que aquela troca trará para ele. Mostre ao cliente todas as vantagens que ele terá realizando a troca. Sendo assim, explore ao máximo tudo que o novo modelo tem de diferencial para o veículo que ele tem atualmente.
Entenda o que é mais importante para o cliente e dê ênfase para esse item. Se ele procura um carro para viajar, mostre o quanto aquele modelo é confortável, seguro e espaçoso. Se ele quer poder usar o carro no dia a dia para ir trabalhar, você também pode falar do conforto, e da segurança, além é claro do menor consumo de combustível.
Com esse post e essa dicas espero ter te ajudado a entender como a baixa dos combustíveis pode ajudar no aumento das vendas de veículos.
Por fim, deixo aqui um convite para você conhecer nossa plataforma de vendas de veículos, estou falando do Autódromo. Nele você poderá criar seu Showroom virtual, cadastrar ofertas, e muito mais.
Basta clicar no banner abaixo e você será direcionado para nossa página de apresentação desta incrível ferramenta.
Sobre o Autor