Quase dois anos depois muitos negócios ainda sofrem com os abalos causados pela pandemia. Agora, com a incerteza gerada pela crise dos semicondutores no setor automotivo, gestores se perguntam como reduzir custos em concessionárias.
Mas quem já não busca isso a todo momento?
A grande questão na verdade é de que forma fazer isso sem cortar recursos importantes e sem perder qualidade no serviço oferecido ao cliente.
A boa notícia é que não apenas é possível reduzir custos sem perder qualidade, como também é possível aumentar os lucros da sua loja de veículos. Para isso, você deve apostar em tecnologia e nas soluções certas. Neste post, vou te dar cinco exemplos.
Conteúdo
A tecnologia é mais do que um custo para o seu negócio
Alguns dealers acham que momentos de crise significam pisar no freio em relação a custos e investimentos. Por outro lado, outros costumam incluir a tecnologia no planejamento independente do momento em que o mercado está passando. Talvez por entenderem que aquela ferramenta é o caminho para melhorar a produtividade interna e aperfeiçoar a experiência do cliente.
E sabe qual é o resultado disso? Negócios competitivos e oportunidades aproveitadas.
O fato é que a desaceleração do mercado não significa sinal aberto para uma atitude passiva. Essa é a hora ideal para você avaliar internamente o seu negócio e “arrumar a casa”.
Não existe hora certa ou errada para investir em tecnologia
Hoje, a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Com ela, por exemplo, é possível automatizar serviços, reduzir custos com estruturas, melhorar o atendimento ao cliente e facilitar a comunicação entre todos os setores da empresa.
Tudo isso representa uma coisa: aumento na produtividade e redução de custos diretos e indiretos.
Agindo com base em dados
Em um cenário ideal, toda tomada de decisão acontece com base em dados. Dessa forma, os negócios correm menos riscos. Portanto, antes de qualquer mudança, mesmo para reduzir custos, deverá levar em conta dados e informações sobre o seu negócio e sobre o mercado. Porém, nem sempre é o que acontece.
Informações desencontradas e dados valiosos espalhados em diversas planilhas que acabam esquecidas. Essa ainda é a realidade de muitas lojas de veículos que acabam embasando suas ações de marketing e vendas em dados pouco assertivos.
Mas isso tem solução.
Com um software de gestão integrada (chamados de ERP) é possível reunir todos os dados e informações relevantes sobre sua empresa em um único lugar. Facilitando, dessa forma, o acesso e aumentando a integração entre todos os times.
O uso do ERP pode causar um grande impacto na execução dos serviços da empresa. Os processos de tomada de decisão, por exemplo, se tornam mais eficientes, tendo em vista que gestores utilizarão informações mais atualizadas.
Além disso, a centralização de informações sobre vários setores em um único ambiente ajuda a identificar pontos que necessitam de melhorias. Dessa forma, gestores podem aplicar medidas que tornam os processos internos mais eficazes e econômicos.
Reduzindo custos com um CRM
Outra ferramenta indispensável para lojas de veículos é o CRM. A solução permite acompanhar todo o relacionamento que sua empresa tem com o cliente. Seja nos contatos iniciais, na venda ou no pós-venda.
Quando integrado ao site da loja de veículos, o CRM permite o armazenamento do histórico do lead, o que viabiliza análises de perfil e de nível de interesse do possível cliente. Ou seja, traz mais segurança sobre qual o melhor momento para abordagem por parte do vendedor.
Importante: é interessante observar ainda que pode existir o CRM da montadora, ao qual o sistema de gestão da loja deve estar integrado.
Em resumo, utilizar um CRM reduz custos com o levantamento nas diferentes bases de dados, otimiza o trabalho dos responsáveis por esse monitoramento e ajuda a identificar possíveis oportunidades ou falhas no processo. Além disso, ao utilizar o CRM da maneira adequada, é possível reduzir erros que resultam em custos, como por exemplo, duplicidade de esforços e perda de tempo com a busca de informações.
Marketing digital
Não é nada barato aparecer no horário nobre da televisão e nem na capa de revista. Para você ter uma ideia, o valor mínimo para um comercial de apenas 6 segundos em horário nobre é de 341 mil reais.
Por outro lado, um conteúdo anunciado em canais digitais, além de ser mais segmentado, será veiculado por um preço muito mais acessível. Não estou dizendo que o marketing tradicional não tenha vantagens. Mas é inegável que é possível obter resultados significativos com marketing digital com um investimento muito mais enxuto.
Leia O que você não sabia sobre links patrocinados e landing pages para concessionárias
Além disso, dentro do marketing digital é possível trabalhar estratégias eficientes capazes de conquistar resultados orgânicos para sua loja de veículos.
Como reduzir custos: aposte em soluções integradas
Pode parecer que não faz sentido falar em aquisição de soluções digitais quando a ideia é reduzir custos da concessionária, mas a depender da solução, um dos benefícios pode ser justamente a redução de custos.
Observe se as soluções contratadas estão realmente sendo utilizadas e se a sua equipe está treinada para usá-la. Afinal, ferramenta boa é aquela que é constantemente operada.
Além disso, verifique se é possível integrar as ferramentas. Isso também fará com que o custo para concessionária seja menor. Assim sendo, a ideia por trás da integração é também alcançar autonomia para gestão do marketing digital e depender menos de terceiros.
Com soluções integradas, a loja de veículos cria e publica seu próprio conteúdo online, consegue atualizar facilmente suas ofertas, pode elaborar suas landing pages, anunciar promoções e gerenciar sua rede de clientes.
Bônus: Como reduzir custos com Encantamento de Leads
Você já ouviu falar em Encantamento de Leads?
O Encantamento de Leads é uma estratégia de impulsionamento de vendas online para o mercado de veículos. Ela anda lado a lado com uma boa estratégia de marketing digital. Isso porque ela une de ponta a ponta os processos de conversão, que ocorrem em diferentes momentos: desde a conversão do visitante de página em lead, até a conversão do lead em cliente.
E sabe por que estou falando dessa metodologia aqui?
Porque com ela é possível criar uma operação de vendas enxuta e com custo reduzido, mas que possui, em contrapartida, alto potencial de retorno sobre o investimento.
Para entender melhor porque o custo da metodologia é baixo, basta tomar como referência os custos de operações comerciais comuns como contratação de vendedores, por exemplo. Por outro lado, o Encantamento de Leads é centrado em uma estrutura de tratamento e qualificação dos potenciais clientes. Sendo assim, os esforços podem ser dedicados àquelas oportunidades com potencial de fechamento maior e isso impacta também os resultados em vendas.
Quer saber mais sobre o Encantamento de Leads? Leia o nosso guia completo clicando no banner abaixo.
Sobre o Autor