Depois de um 2021 arrebatador com aumento de vendas de seminovos próximo aos 30%, o setor começa 2022 amargando uma queda no primeiro trimestre. Por isso, quero te falar o que esperar do mercado de seminovos para o segundo semestre de 2022!

Conheça as principais projeções para o setor, as dificuldades que serão enfrentadas e como superá-las.

Vamos começar voltando um pouco no tempo e relembrando o cenário de 2021, essa volta ao passado recente é importante para entendermos as razões que levaram o setor a fechar o primeiro trimestre em queda.

O ano de 2021 foi marcado por uma série de acontecimentos que mudaram a cara da indústria automotiva. Com a crise de insumos e também as medidas de distanciamento social causadas pela pandemia, muitas fábricas foram obrigadas a parar ou reduzir a produção no Brasil durante um tempo, isso contribuiu para aumento do preço dos veículos novos no ano passado.

Aos poucos o segmento automotivo se recupera da crise, mas mudou de perfil, abrindo espaço para os seminovos. Dessa forma, vários consumidores terão que esperar a economia se estabilizar para sentir cheirinho de carro novo.

O ano de 2021 será conhecido como o que os seminovos chegaram a custar até mais do que um veículo zero, segundo pesquisa realizada pela Kelley Blue Book Brasil (KBB) em março. Os preços continuaram a subir e, em novembro, a variação de valorização de seminovos chegou a 17% no ano.

Com a menor oferta de veículos novos, os seminovos ganharam espaço, tiveram uma grande valorização e um salto nas vendas. A grande pergunta que ficou no ar foi, será que essa tendência de alta irá se manter em 2022?

Previsões para o mercado de seminovos

Segundo a previsão da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, não haverá redução nos preços, pelo menos não nos primeiros meses desse ano.

O dólar alto foi o principal motivo, já que impacta na importação de peças e insumos, o que aumenta o custo de produção. Isso reflete no valor do veículo para o consumidor final e abre margem para a expansão dos seminovos e usados.

Uma vez não havendo redução de preços dos carros novos o comportamento deve refletir no seminovos.

O que se espera para o segundo semestre é uma estabilização de preços, uma vez que as vendas no primeiro trimestre registraram queda, a tendência é que o mercado se auto ajuste e os preços se estabilizem para que a procura volte a crescer.

O início do ano é marcado por “inimigos” que são velhos conhecidos dos vendedores de veículos. IPVA, IPTU, matrícula dos filhos, material escolar e ainda pode até rolar um restinho de parcelas dos presentes de fim de ano.

Esses gastos extras de começo de ano, acabam refletindo na queda das vendas de veículos no primeiro trimestre de 2022. Aliado a isso outro fato que acabou interferindo nas vendas de veículos foram as incertezas causadas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, o receio de uma possível guerra gerou apreensão.

Além disso, a inflação segue em alta e o poder de compra do consumidor caiu, o que acaba refletindo também na falta de crédito e impactando o setor como um todo.

Novos horizontes nos aguardam

Já dizia o poeta “navegar é preciso”. É com esse pensamento que o setor de seminovos deve olhar para o segundo semestre do ano. Alguns fatores dão a esperança de dias melhores e mares mais tranquilos.

Abaixo listarei alguns fatores que poderão contribuir para a melhora das vendas na segunda metade do ano.

  • Estabilização e controle da pandemia. Caminhamos para um momento de estabilização da pandemia, os números são cada vez mais favoráveis, a vida começa a voltar ao normal e o consumidor começa a acreditar em dias melhores. Por consequência, se sente mais seguro para voltar a fazer planos, e, a troca de carro pode ser um deles.
  • Melhora do cenário econômico. Com a estabilização da pandemia, a tendência é que a economia comece a reagir e tenhamos uma melhora no cenário econômico. O consumidor terá maior estabilidade e o comércio reagirá cada vez melhor. Porém, o mercado ainda irá sofrer com a falta de crédito e a inflação, por isso, você deve buscar soluções para esses problemas.
  • Alto custo dos 0 KM. Mesmo com as melhorias citadas acima, o setor de novos ainda sentirá por um tempo os reflexos da crise. Segundo especialistas, o mercado de seminovos ainda deve dominar a venda de veículos pelo menos até o fim desse ano.

Se prepare para os desafios.

Nem tudo serão flores, nesse segundo semestre o setor de venda de veículos terá alguns desafios, e saber lidar com eles poderá fazer toda a diferença. Saiba as dificuldades que deve esperar para o mercado de seminovos.

O primeiro grande desafio será o cenário político brasileiro

É ano de eleições e o segundo semestre será marcado por disputas de poder. No meio dessas disputas estará o cidadão comum, que por vezes teme sofrer as consequências de um resultado adverso nas urnas.

Meu avô sempre disse “política, religião e futebol não se discute”. E para lidar com esse grande desafio que citei acima, o melhor a fazer é não se posicionar de um lado nem de outro, não pelo menos diante do seu cliente. Na hora da venda a neutralidade poderá te garantir uma negociação bem mais tranquila.

Copa do mundo

Somos o país do futebol e a cada 4 anos, por cerca de 2 meses o brasileiro só quer falar de futebol. A copa do mundo dessa vez será disputada no finalzinho do ano. Isso quer dizer meu amigo vendedor, que além de disputar a atenção do consumidor com o Papai Noel, você terá que entrar em campo e disputar cada jogada com as 32 seleções que estarão no Qatar.

Agora é a hora de você se preparar, use a copa do mundo para aproximar seu cliente, se ele for um apaixonado pelo futebol, bata um papo sobre os jogos da copa. Aproveite e mostre a ele que não será preciso sair de casa para escolher o carro novo, assim ele não perderá nenhum lance dos 64 jogos.

Concorrência digitalizada

Esse com toda certeza será um dos principais desafios que você deve esperar do mercado de seminovos para o segundo semestre de 2022. Nos últimos meses as concessionárias e multimarcas investiram muito em digitalização de suas lojas.

Atualmente essas empresas contam com showroom digital, landing pages, encantadores de leads, e uma gama de produtos que colocam suas lojas a frente da concorrência. Se você ainda não conta com uma revenda digitalizada ou nem mesmo sabe muito bem o que estou falando, não se desespere.

Ainda dá tempo de você se preparar e estar com seu marketing digital funcionando até o início do segundo semestre. A AutoForce conta com materiais incríveis que te ajudarão a entrar de cabeça nesse universo digital.

Clica nesse link e faça sua inscrição para receber nossos conteúdos e não perder nenhuma novidade.

Além disso, gravamos um webinar incrível com a Ômega Veículos, loja de seminovos, com várias dicas e insights para você aplicar. Veja abaixo:

Se prepare e saia na frente

Agora que você já sabe um pouco o que esperar do mercado de seminovos para o segundo semestre de 2022, já conheceu alguns dos principais desafios e viu dicas de como superá-los. Está na hora de se preparar para a segunda metade do ano e aproveitar o que de melhor ela terá a oferecer.

Conte com a AutoForce em sua jornada e acompanhe sempre nossos conteúdos. Se você quer saber um pouco mais sobre como aumentar suas vendas de veículos utilizando o marketing digital, não deixe de clicar no banner abaixo. Você terá acesso a um material completo e EXCLUSIVO.

Sobre o Autor

Vitor Prete
Vitor Prete

Content analyst at AutoForce

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.