10 blogs automotivos que vale a pena conhecer

Tempo de leitura: 8 minutos

[Total: 1    Média: 5/5]

Seja para ajudar na decisão de compra do carro novo, saber da últimas tendências, conhecer dicas de segurança ou ler curiosidades, consultar blogs automotivos é um hábito bem-vindo ao consumidor.

O tema “carro” é popular no país, então a oferta de conteúdo é bem diversificada. Mas vale a pena filtrar as páginas com informações relevantes, antes de ler tudo o que aparece pela frente.

Pensando nisso, analisamos e listamos 10 blogs automotivos interessantes para conhecer, algumas páginas são mais abrangentes, outras têm informações mais específicas. Mas, como em toda página, ter um layout atrativo, organização, clareza e ser um conteúdo que ajude o leitor conta pontos a favor. Confira a nossa lista!

1. Notícias Automotivas

Com uma linguagem mais típica de blogs automotivos e ativa há mais de 10 anos, a página conquistou credibilidade. Divulga notícias sobre o mercado nacional e internacional, contando com jornalistas e colaboradores especializados, que vão a eventos e produzem conteúdo exclusivo. Publica também conteúdo de outras páginas, referenciando a fonte.

Disponibiliza um extenso menu lateral de tags com modelos de carros de todas as marcas, o que facilita uma busca mais específica do leitor. Em geral, os textos sobre um determinado modelo tratam de preços, consumo, versões e expõem detalhes técnicos.

No menu superior, as abas são diversificadas, permitindo refinar a busca por marca e apresentando uma seção para comparativos, outra para lançamentos e até para destacar usados, com textos colaborativos do tipo “opinião do dono”.

2. Automotive Business

A página inicial dá enfoque às notícias, mas o site é conhecido por disponibilizar estudos e estatísticas do setor automotivo.

O Automotive Business também dispõe o conteúdo em revista digital, com download gratuito. Pública comparativos entre modelos, rankings das marcas e matérias que se propõem a discutir desafios do mercado nacional.

As notícias possuem tags que, se clicadas, levam a um compilado de outras publicações dentro do tema.

Clicando em “autopeças” é possível encontrar e baixar um documento com nomes de fornecedores nacionais de peças de um determinado modelo de carro. Então, o leitor pode conhecer, por exemplo, o nome do fornecedor dos bancos e da moldura das lanternas do T-Cross, o SUV compacto da Volkswagen.

O site disponibiliza, ainda, artigos de opinião de vários colunistas.

3. AutoIndústria

A página reúne as principais notícias do mercado automotivo, apresentando um layout contemporâneo, com imagens dinâmicas e subdivisões para agrupar conteúdos sobre mercado, produto, empresa ou indústria, entre outros temas.

A linguagem é mais profissional e impessoal, com textos curtos e objetivos. O site disponibiliza também entrevistas e artigos de colunistas.

4. Motor1.com

É uma página com hospedagem no portal de notícias UOL (UOL host). Possui um layout atrativo, com grande oferta de fotografias de boa qualidade.

Pública comparativos, fala de lançamentos e conta com jornalistas especializados para escrever avaliações sobre testes em determinados veículos.

Embora o menu superior da página seja bastante resumido, clicando nas subdivisões você tem acesso a informações e vídeos.

Na seção “testes”, por exemplo, é possível ler sobre primeiras impressões e “por que comprar?”, indicando que a página está mais voltada para o usuário em busca de informações que auxiliem em sua jornada de compra.

5. Autos Segredos

Aqui, o conteúdo é mais voltado para quem gosta de conhecer os últimos lançamentos das marcas. O enfoque é nos flagrantes de modelos de carros em fase de testes. A relação com a palavra “segredos” certamente decorre desse enfoque.

Os posts têm atualizações frequentes, com predominância de imagens e pouco texto, porém são disponibilizados também artigos sobre avaliações de carros e comparativos entre modelos.

Pode ser divertido ler o conteúdo da aba “Nostalgia” no menu superior da página, pois lá são relembrados automóveis antigos e um pouco da história desses veículos é contada, inclusive com fotos.

Informações úteis são encontradas na subdivisão “Acessórios”, com artigos sobre casos de recall de determinados modelos.

Em geral, apresenta matérias que ajudam a orientar a compra, comparando veículos em versões básicas com versões completas.

6. De 0 a 100

Com presença também no Facebook, possuindo grande número de  likes, o blog é assinado por Renato Parizzi e reúne textos que resultam de um combinado entre notícia e opinião.

A linguagem é mais informal e pessoal, o que acaba aproximando o leitor e sendo mais convidativo para a interação. 

Os textos são detalhados e quando se propõem a avaliar um modelo de carro, são categóricos ao recomendar, ou não, uma compra, apresentando os argumentos para justificar a opinião.

7. Blog de Carros da InfoMoney

Com publicações de periodicidade mais espaçada, o blog reflete a opinião de Raphael Galante e trata-se de uma subdivisão do já conhecido site InfoMoney, que aborda notícias da área econômica.

Pela relação com o tema economia, os artigos de opinião são mais voltados para análises do mercado automotivo e podem abranger desde argumentações sobre mudanças nas regras de trânsito do Brasil, até pontos de vista sobre o comportamento de consumo do comprador de carros no país.

8.  Autopapo

Nem todos os blogs automotivos têm uma vida longa na internet, afinal é um meio versátil e a manutenção de uma página demanda dedicação. Em muitos casos, os artigos de opinião podem vir de colunas mantidas em sites de notícias do mercado de automóveis, como vimos em exemplos citados acima.

No Autopapo, os textos são assinados pelo jornalista Boris Feldman, que também acumulou experiência por manter um programa de rádio sobre o assunto. Muitos artigos apresentam dicas e curiosidades relacionadas à manutenção de veículos.

No meio on-line, orientações de quem tem experiência no mercado sempre contam a favor da credibilidade.

9. Best Cars

Embora não tenha a estrutura de blog, com linguagem mais próxima do leitor, a página tem uma coluna de Editorial, com assinatura de Fabrício Samahá, onde constam artigos de opinião com textos elucidativos que abordam, por exemplo, a definição do modelo SUV, tão em evidência no mercado nacional ultimamente.

10. WardsAuto

Para sair um pouco da circulação de notícias e temas do mercado nacional, vale a pena visitar páginas estrangeiras.

No menu superior do site WardsAuto, é possível ficar à par de eventos do setor automotivo realizados nos EUA, um país de grande mercado e com forte influência sobre o setor de automóveis no Brasil.

Além da página que aborda o noticiário automotivo do mundo, existe também a versão de conteúdo em revista digital, cuja visualização é gratuita e o download é opcional, não sendo necessário baixar para acessar o conteúdo da revista.

Tópico bônus: AutoForce Blog

Uma grande variedade de assuntos abordados nem sempre é vantagem, por isso no blog da AutoForce o foco tem sido disponibilizar conteúdo útil e relevante sobre soluções tecnológicas e marketing digital, tornando-se referência nos temas para o segmento automotivo.

As mudanças têm chegada à galope consumidores e players do mercado, sabemos que não é fácil assimilar todas as transformações e que as dúvidas podem assustar. Por isso, o blog preocupa-se em publicar informação com responsabilidade e a partir de uma linguagem acessível, informando o público ansioso para conhecer melhor as transformações que o marketing digital é capaz de operar no setor.

Conclusão

Apresentar um conteúdo conectado a temas contemporâneos é um diferencial para quem publica on-line sobre o mercado de automóveis. Afinal, hoje em dia temos modelos de híbridos com energia solar e a constante ascensão dos automóveis elétricos, crescendo na preferência do consumidor e das indústrias.

Entre outros temas, blogs automotivos e sites podem optar pela abordagem sobre veículos esportivos, carros de luxo, salões de automóveis em diferentes lugares do mundo, orientações de segurança para motoristas e até orientações financeiras para aquisição de um veículo.

Se sua intenção ao recorrer aos blogs automotivos é desvendar um pouco melhor as práticas do marketing digital tão em alta no setor, baixe nosso e-book 15 dicas práticas de marketing digital para concessionárias e mantenha os seus conhecimentos atualizados!

Powered by Rock Convert