Que o digital alterou a forma como as pessoas se relacionam, isso já não é mais novidade. Essa influência da chamada Era Digital também chegou aos processos referentes ao mercado de trabalho automotivo, como a seleção de profissionais.

Isso porque encontrar profissionais de excelência e realmente especializados na área automotiva é um grande desafio do setor. Atividades mais técnicas, seja na indústria ou na rede de distribuição, sofrem com a escassez de mão de obra.

Foi assim que a internet passou a ser uma aliada dos departamentos de recursos humanos, que passaram a usar ferramentas on-line para selecionar colaboradores. Exemplo disso são os portais especializados no setor automotivo, que possibilitam a busca segmentada de profissionais.

Porém, é fato que as redes sociais também tem cumprido muito bem o papel de ajudar quem está querendo voltar para o mercado de trabalho automotivo. O que também não é novidade, já que, segundo o relatório 2018 Global Digital, o Brasil está entre os três países do mundo nos quais a população passa, em média, mais de nove horas navegando on-line.

E porque não usar uma rede social profissional, como o LinkedIn, para alavancar sua carreira no setor automotivo?

Com número próximo a 45 milhões de usuários brasileiros, o LinkedIn tornou-se uma ferramenta valiosa tanto para quem procura trabalho quanto para quem procura talentos.

Já faz algum tempo que o mercado automotivo vai além do currículo para selecionar profissionais. Considerando isso, construir um bom marketing pessoal pode ser um divisor de águas.

Caso você esteja fora do mercado, fazer sucesso no LinkedIn pode te ajudar a conquistar a recolocação mais rapidamente. Com ele, você pode mostrar o seu perfil, sua atuação e suas experiências anteriores. Mostrar seu potencial, o que você é capaz de realizar e os resultados que seu trabalho proporciona é muito importante.

Mas como fazer isso da maneira certa? Nós separamos 10 dicas para você construir um perfil de sucesso no Linkedin e reconquistar a tão sonhada recolocação no setor automotivo.

sucesso no linkedin para profissionais do setor automotivo

1. Mude a foto do perfil

Perfis com fotos costumam ser até 14 vezes mais vistos do que os que não possuem. As pessoas querem uma conexão humana e a foto permite mostrar um pouco mais sobre você.

A foto não precisa, necessariamente, uma imagem corporativa. Mas deve ter boa resolução, ser focada em você!

Não se esqueça: essa não é a rede social para expor foto com seus filhos, animais de estimação ou viagens. Ok?

2. Foque no profissional

O LinkedIn é a rede perfeita para quem tem interesse em contatos profissionais e busca novas oportunidades no mercado de trabalho. Então deixe de para outras redes os temas e interesses relacionados a sua vida pessoal.

3. Turbine suas informações!

Se em um currículo off-line as pessoas costumam usar a regra padrão de que um currículo não deve passar de uma página, aqui você pode seguir o caminho contrário. Não economize!

Faça questão de preencher suas conquistas, experiências, formações, vivências e trabalhos voluntários. Pense em descrições objetivas, estratégicas e com o uso de palavras-chave.

Pense nos seus chefes atuais e antigos: o que eles buscam para o cargo que você almeja? Então use estas palavras-chave em seu perfil e seja localizado com mais facilidade por recrutadores. Lembre-se de que o seu perfil no LinkedIn, se bem construído, pode aparecer nas primeiras páginas Google.

compartilhe experiências sucesso no linkedin profissionais do setor automotivo

4. Fale sobre experiências

Apesar de o perfil de cada profissional nesta rede social ser semelhante a um currículo on-line, você pode mostrar mais detalhes do seu trabalho.

Faça um resumo de 3 a 4 linhas dos resultados e das responsabilidades mais importantes que você exerceu naquela empresa.

5. Relacione-se

Não deixe de participar da rede! Publique e compartilhe suas atualizações para se comunicar com sua rede de contatos. Conte para os outros sobre ferramentas ou livros que contribuíram com seu crescimento ou que sejam interessantes para profissionais da mesma área de atuação que a sua.

Não esqueça, também, das outras interações, como parabenizar por um novo cargo ou promoção. Ou, ainda, de desejar feliz aniversário. Isso mantém sua rede de contatos mais próxima a você e te ajuda a construir relações, o que pode ser positivo em uma situação futura.

6. Mostre-se como especialista

Com a possibilidade de ter um blog associado ao seu perfil, esta pode ser a oportunidade de você dividir seus conhecimentos com sua rede. Desta forma, você pode se posicionar como um especialista no assunto falado e colaborar com o crescimento de outras pessoas.

É a chance de você aproveitar a plataforma, pulverizar conhecimento e potencializar sua visibilidade. Afinal, os artigos podem ser vistos por qualquer pessoa, pertença ela à sua rede de contatos ou não.

7. Limite a negatividade

Seu comportamento na rede social é monitorado, também, pelas suas conexões. Se você fala de forma negativa sobre uma pessoa ou empresa, seus parceiros ou colegas vão acreditar que você poderá agir da mesma forma com eles.

Ou seja, seu comportamento, além de te expor, pode te levar a perder oportunidades no futuro! Então, cuidado com a divulgação de opiniões negativas sobre ex-colegas ou antigos empregadores.

8. Não se desespere

Você precisa compreender que os recrutadores procuram talentos. Em vez de usar termos como “desempregado”, “em busca de recolocação” ou “procurando emprego”, busque evidenciar suas competências e conquistas. É da qualidade do trabalho e dos resultados visíveis que os selecionadores estão atrás.

9. Faça um bom resumo

Na hora de produzir o seu resumo, tente imaginar que está em uma entrevista de emprego e o recrutador fez aquele tradicional pedido: “conte um pouco mais sobre você!” Conte, em primeira pessoa, quem você é e quais são suas experiências profissionais.

Tente contextualizar o máximo de informações relevantes sobre seu histórico profissional e suas competências em um texto curto. Esta parte pode mostrar traços de personalidade e de versatilidade profissional.

dê recomendações sucesso no linkedin profissionais do setor automotivo

10. Busque recomendações

O depoimento de outros profissionais, sejam eles colegas de trabalho ou stakeholders, colaboram para o aumento de sua credibilidade junto à rede social. É importante que haja bom senso e clareza do nível de relação entre você e a pessoa que irá te recomendar.

Não é deselegante solicitar isso. Basta enviar uma mensagem personalizada falando da razão deste pedido. Se mostre recíproco e também dê recomendações aos profissionais conhecidos.

Conclusão

Muitos acham que conquistar a recolocação no setor automotivo depende apenas de sair distribuindo currículos por aí. Não! Nesse momento de retomada de crescimento da indústria, os profissionais de recursos humanos voltam os olhos para quem se apresenta como autoridade.

O que suas experiências anteriores te trouxeram? O que você aprendeu e como você pode compartilhar isso com o mercado?

Saber utilizar bem suas informações pessoais, gerenciar relacionamentos e compartilhar conteúdo gerado pela sua experiência são algumas características que podem te ajudar a conquistar uma posição de sucesso no LinkedIn e a recolocação no mercado de trabalho. Essa rede social tem sido cada vez mais utilizada por recrutadores para descobrir talentos.

Se você pensar um pouco, não faltam exemplos de profissionais que usaram a rede social para conquistar autoridade e posicionamento no mercado automotivo. Um exemplo é Viviane Mansi, diretora de comunicação e RP da Toyota, eleita LinkedIn Top Voicer 2018.

Além disso, o LinkedIn é apenas a porta de entrada para outras várias ferramentas que podem ajudar você a retornar ao mercado. Um exemplo é o portal de vagas AutoForce Jobs, primeiro site especializado no setor e totalmente gratuito para profissionais e recrutadores. Você pode utilizar o seu perfil de sucesso no LinkedIn e criar uma conta agora. Saiba mais sobre o AutoForce Jobs aqui!

E você, conhece outras dicas para obter sucesso no LinkedIn? Compartilhe com a gente nos comentários!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.