Para aumentar os lucros de uma loja de veículos existem basicamente dois caminhos: vender mais ou reduzir custos em concessionárias. Melhor ainda quando as duas coisas acontecem ao mesmo tempo, não é mesmo?
Muitos dealers buscam como reduzir custos apenas em momentos de crise. Porém, a redução de despesas, quando realizada de forma planejada, pode proporcionar aos negócios mais recursos para investir em ações que podem levar o seu negócio ao crescimento mesmo nos piores cenários.
Antes de continuar, conheça os principais erros das concessionárias que gastam muito:
Não identificar falhas
O primeiro erro cometido por quem deseja reduzir custos é simplesmente fazer cortes sem um estudo prévio. Diminuir o quadro de funcionários e cancelar o uso de ferramentas são atitudes comuns, mas que podem gerar o efeito contrário.
Entre os problemas, podemos citar:
- Aumento de custo com horas extras;
- Atraso em entregas importante;
- Baixa produtividade;
- Perda de clientes.
Portanto, antes de executar qualquer ação, o ideal é fazer um diagnóstico para identificar falhas e pontos de melhoria.
Com esse exercício é possível descobrir diversas atividades e ferramentas que não agregam valor, eliminá-las e conseguir reduzir custos.
Falta de tecnologia
O investimento em tecnologia é um fator primordial para as lojas de veículos que buscam melhorar a eficiência operacional e ao mesmo tempo reduzir despesas. No entanto, muitas vezes por comodismo, os dealers optam por seguir os mesmos processos já conhecidos.
Afinal, adotar tecnologia demanda tempo, energia e dinheiro.
Hoje, o uso da tecnologia pode ajudá-lo a reduzir custos em concessionárias de diversas maneiras diferentes.
O CRM, por exemplo, é uma solução que permite acompanhar todo o relacionamento que o cliente tem com a sua loja. Ou seja, nela você terá acesso a todos os pontos de contatos, seja nas etapas iniciais, venda ou pós-venda.
Dessa forma, seu time comercial conseguirá identificar os clientes mais rentáveis e poderá focar nos clientes com maior potencial para fechar a venda. Ao mesmo tempo, evita abordar o cliente que ainda precisa ser mais qualificado pelo time de marketing.
Não capacita o time
Reduzir custos implica em mudar hábitos, o que torna a falta de capacitação no time um erro.
Sendo assim, promover treinamentos e orientações devem ser um objetivo central para estimular os colaboradores a dominar novos processos e tecnologias que irão ajudar a loja a reduzir custos.
Reduzir custos em concessionárias: por onde começar
As grandes mudanças não matam as concessionárias. A inércia, preguiça e falta de planejamento é o que mata.
Em muitos casos, as lojas de veículos que possuem altos custos atuam em um modelo analógico.
Esse tipo de loja foca em métodos tradicionais de venda de veículos, dependendo exclusivamente da visita do comprador ao showroom da loja física. Também é comum gastar altos valores em publicidades como outdoor, televisão e rádio, mídias mais caras e de difícil mensuração.
Se esse é o caso do seu negócio, o primeiro passo para reduzir custos é mudar a mentalidade e adaptar o seu modelo de negócios para a Era Digital.
O modus operandi atual exige que as lojas de carros pautem os negócios no digital. E, acima de tudo, implica em oferecer ao cliente uma experiência de compra mais prática através de canais como showroom digital e conteúdos de valor nas redes sociais.
Afinal, hoje, o indivíduo lê, consulta, compara e acessa diferentes sites e canais antes de fechar uma compra.
Quer conhecer o passo a passo para transformar o seu negócio em uma Concessionária Digital?
Confira a Master Class Concessionária 2.0: Mude ou Morra!
Sobre o Autor