Como se tornar um vendedor 2.0 e como isso te ajudará a vender mais.
Chamamos de vendedor 2.0 aquele profissional que direciona o seu foco para as necessidades do cliente e não para as suas próprias.
Em vez de querer somente convencer o cliente e cumprir as suas metas, esse tipo de vendedor atua orientando o comprador a tomar a melhor decisão de compra. É um método distinto daquele utilizado pelo vendedor tradicional, em que o sucesso do cliente com o produto pouco importa.
O vendedor 2.0 apresenta o produto ao cliente e investe tanto quanto possível nesta etapa, mas a sua satisfação é, antes de tudo, a satisfação do cliente.
Além disso o vendedor 2.0 utiliza a tecnologia a diariamente a seu favor.
Mas como identificar se você já é um vendedor 2.0, se está em transição ou se ainda é aquele vendedor à moda antiga?
Abaixo vou listar algumas características de cada uma dessas fases.
Vendedor à moda antiga:
- Foca somente nas vendas;
- Não se preocupa em entender as necessidades do cliente;
- Acredita que vender é apenas convencer o cliente da compra;
- Não faz uso do marketing;
- O pós venda é inexistente;
- Não utiliza a tecnologia;
- Acredita que não precisa aprender mais nada, afinal sempre fez da mesma forma e deu certo;
- Assim como ignora a concorrência.
Vendedor em transição:
- Sabe da importância de conhecer o cliente mas ainda não sabe como fazer;
- Utiliza a tecnologia, porém de forma limitada;
- Pensa em transformar a venda em uma experiência de compra, mas não sabe como;
- Busca informações da concorrência mas não sabe o que fazer com elas;
- Por fim, quer aprender mais, porém não sabe ao certo onde como fazer isso.
Vendedor 2.0
- Coloca o cliente em primeiro lugar;
- Utiliza a tecnologia em todo processo da venda;
- Transforma a venda em uma experiência de compra;
- Estuda a concorrência e sabe o que fazer com essas informações;
- Se preocupa com a excelência no pós venda;
- Está sempre em busca de conhecimento;
- Usa o marketing digital como sua principal fonte para buscar novos clientes.
Agora que você já sabe as principais características de cada tipo de vendedor fica mais fácil identificar onde você se encontra.
Mas como se tornar um vendedor 2.0 e vender mais?
Acima falamos das características do vendedor 2.0, agora vou detalhar para você as principais características, assim ficará mais fácil você desenvolvê-las.
Coloca o cliente em primeiro lugar:
O vendedor deixou de ser o profissional que empurra a venda no cliente para ser o profissional que conduz o cliente a tomar a melhor decisão. Isso significa que o vendedor tem o papel de educar o cliente sobre o que ele busca, ajudar esse cliente a enxergar suas reais necessidades e selecionar a solução mais adequada.
Você precisa conhecer as necessidades do cliente, suas preferências e até mesmo sua rotina. Essas informações te ajudarão a oferecer o melhor veículo e aumentará suas chances de fechar a venda.
Utiliza a tecnologia:
O vendedor 2.0 utiliza ferramentas que ajudam na sua produtividade, não apenas porque a empresa fornece, mas porque ele entende a importância disso no seu trabalho. Ele sabe que trabalhar com base em dados pode ajudar muito em seu planejamento.
Ao mesmo tempo que enxerga na tecnologia uma grande aliada para captar novos clientes, expandir suas possibilidades de negócio e alavancar as vendas.
Estuda a concorrência:
Essa é uma característica marcante no vendedor 2.0. Ele se importa em conhecer à fundo o concorrente, seja o produto oferecido por ele, seja as ferramentas utilizadas ou os processos que ele utiliza para captar clientes.
Com essas informações em mãos, o vendedor poderá ter novas ideias, melhorar seus processos internos e estar preparado para se posicionar quando o cliente citar a concorrência.
Busca constante por conhecimento:
A busca por conhecimento é algo muito forte no vendedor 2.0. A todo momento ele procura conhecimento, seja em textos de blog, em redes sociais, plataformas de estudos ou até mesmo em bate-papo com pessoas que possam agregar conhecimento em sua vida.
Essa busca por conhecimento é de grande importância para o perfil do novo vendedor, uma vez que o mercado muda a cada dia, novas tecnologias surgem e estar alinhado com isso pode trazer grande vantagem em um mercado tão competitivo.
Se preocupa com o pós-venda:
Agora chegamos a mais um ponto que é essencial para o perfil do vendedor 2.0, o pós venda. Não é aceitável que um vendedor moderno ignore essa etapa da venda.
Já se foi o tempo em que a venda terminava com a assinatura de contrato, um trabalho de pós venda bem feito garante ao vendedor a fidelização do cliente e a possibilidade de novas vendas.
Usa o marketing digital:
Por fim vamos falar de um ponto muito importante, o uso do marketing digital pelo vendedor 2.0. Por muitas vezes falamos aqui sobre como as concessionárias 2.0 utilizam o marketing digital, mas e quanto aos vendedores?
Vendedores 2.0 precisam estar completamente alinhados com o digital, isso significa que devem apoiar e até mesmo podem opinar quanto as ações do time de marketing.
Além disso os vendedores 2.0 são peça fundamental na divulgação das ações de marketing da empresa, e poderão fazer isso utilizando suas próprias redes sociais para compartilhar conteúdos, gravando pequenos vídeos do dia a dia e até mesmo atraindo novos leads.
Essas são algumas características fundamentais do vendedor 2.0
Mas para se tornar esse novo tipo de vendedor é fundamental que você estude muito sobre o mercado digital automotivo, entender melhor as necessidades do seu cliente e aprender novas técnicas de vendas.
Nossa preocupação com a educação como forma de transformação do setor digital automotivo nos levou a elaborar um curso completo, que te ajudará a alcançar melhores resultados nas vendas.
Clique no Banner abaixo e tenha acesso GRATUÍTO a nossa nova plataforma AUTO ACADEMY.
Nela você irá encontrar: cursos completos, aulas, webinars, bate papo, mesas redondas e muito mais.
Não perca tempo, faça seu cadastro agora mesmo. Essa oportunidade é por tempo LIMITADO.
Sobre o Autor