Você fez uma pesquisa no Google, mas o site da sua concessionária não está entre os principais resultados de busca? Conheça algumas estratégias para alcançar as primeiras posições:
Todos os dias, milhares de concessionárias e revendas de automóveis disputam o mesmo objetivo: ter uma presença online marcante nos resultados de busca. Mas sites, landing pages e campanhas online não conseguem assegurar o topo das pesquisas sozinhos. É preciso adotar uma estratégia complementar de SEO para concessionárias.
SEO (Search Engine Optmization) é um conjunto de técnicas e processos que visam melhorar os elementos individuais das páginas online, tornando mais provável o rankeamento delas nos resultados de busca.
Hoje, o volume de pesquisas sobre o setor automotivo é imenso! Em média, os brasileiros fazem 112 milhões de buscas mensais sobre o setor¹. Além disso, 33% dos consumidores² encontram sua concessionária via ferramentas de busca.
Ser encontrado em meio à tanta informação exige a adoção de algumas práticas.
Isso porque, se uma concessionária não alcança as primeiras posições, dificilmente conseguirá se conectar com o consumidor.
É por isso que o SEO automotivo, ou otimização de mecanismos de busca, é tão importante. O sucesso da sua concessionária nas vendas online depende disso.
Conteúdo
Quais os benefícios do SEO para concessionárias?
Não só a quantidade de informação disponível aumentou. Estudos mostram que 60% de todos os cliques em mecanismos de buscas vão para os três primeiros resultados.
Uma estratégia de SEO automotivo bem definida garante que o seu site seja encontrado no micromomento de necessidade do consumidor.
Isso contribui com interesses comerciais da marca, mas também facilita a experiência de compra do usuário.
Veja alguns outros benefícios:
1. Vantagem competitiva
Quando você rankeia mais do que seus concorrentes, suas páginas ganham mais atenção e mais cliques, além da notoriedade e autoridade que isso transmite para o usuário. Isso pode se traduzir em mais leads e vendas.
2. Maior alcance local
Uma estratégia de SEO também permite que sua concessionária se destaque localmente.
Ao adotar palavras-chave utilizam as características regionais e sinais do consumidor, sua concessionária entra nos primeiros resultados exibidos pelo Google.
Isso acontece porque o algoritmo do buscador considera a localização do usuário para exibir os resultados mais próximos — o que é importante em um mercado tão amplo como o brasileiro.
Um exemplo disso é que, segundo estudos, consumidores brasileiros de regiões distintas querem carros por motivos diferentes:
Trabalhar esses resultados locais não somente garante bons resultados para a sua concessionária, como assegura uma boa experiência para o usuário, que encontrará mais próximo de si o produto que deseja.
3. Branding e controle de resultados
Estratégias de SEO para concessionárias também permitem que a concessionária mantenha o controle sobre o branding e a reputação online da marca.
Isso não vai garantir que as avaliações negativas da concessionária (caso existam) não apareçam, mas permite que os primeiros resultados sejam o site e as mídias sociais da marca.
Como adotar uma estratégia de SEO para concessionárias?
O SEO para concessionárias pode parecer um procedimento grande e complicado se você nunca fez. Mas não é! Aqui estão alguns passos iniciais que podem ajudar você a otimizar o seu showroom virtual e landing pages para os mecanismos de busca.
1. Escolha das palavras-chave
Pesquisas online se baseiam em palavras-chave. Portanto, a única forma de sua concessionária aparecer nos resultados é se o conteúdo dela também incluir esses termos de busca.
Para começar, faça uma pesquisa por palavras-chave que são utilizadas por sua persona e que estejam relacionadas ao seu negócio. Você pode usar ferramentas gratuitas, como Google Trends, Google Keyword Planner, Answer the Question ou SemRush.
Dê preferência à palavras-chave long tails. São termos compostos por duas ou mais palavras, mais específicos e menos buscados, geralmente.
Pode parecer contraditório, mas um volume de buscas menor pela palavra-chave ajuda seu site a rankear melhor, pois não há concorrência. Quanto mais genérica e maior o volume de pesquisa, mais cara é a palavra. Por exemplo, em vez de investir em “Fiat Uno 2015”, utilize “Fiat Uno 2015 em Natal”.
Agora, distribua essas palavras-chaves nos conteúdos do seu site. Incorpore-as de forma natural aos títulos (h1, h2, h3), às metadescrições, às imagens e às descrições das ofertas.
2. Otimização de imagens
Certifique-se de usar Alt Tag nas imagens do site. As alt tags funcionam como uma descrição da imagem para o mecanismo de busca, já que eles não conseguem ler esse formato. Tente utilizar palavras-chave importantes para o negócio nas descrições.
3. Uso de Title Tags e Metadescription
Certifique-se de que todas as suas páginas possuem Title Tag, metadescription e thumbnail (open graphic tag). Esses três elementos são o título, a descrição e imagem do seu site que vão aparecer nos mecanismos de busca e nos compartilhamentos do link.
4. Criação de conteúdo útil
Falar em SEO para concessionárias é falar em conteúdo de qualidade e otimizado. E isso independe de que a estratégia de conteúdo da concessionária se desenvolva por blog, vídeos ou materiais especiais.
O importante é que, quando o usuário encontra um conteúdo que o ajudou, ele também quer saber mais sobre a marca que o produziu (algo que fazemos e comprovamos aqui na AutoForce).
Por isso, lembre de inserir informações sobre a sua marca sempre que oferecer algum conteúdo relevante.
5. Autoridade do domínio
O conteúdo gera cliques, compartilhamentos e também backlinks (links de outras páginas apontando para o seu site). Esses backlinks, se oriundos de sites mais antigos e de qualidade, ajudam a aumentar a autoridade do seu domínio — um dos critérios mais importantes de rankeamento para buscadores.
6. Google My Business atualizado
Duas informações que trazem relevância para o site são o endereço e o número de telefone da empresa. Ambas são informações muito procuradas por usuário, e não podem faltar no seu site.
Por isso, aproveite o Google My Business para inserir informações sobre seu negócio e melhorar o tráfego online.
O Google My Business é como um cartão que surge na lateral direita durante as pesquisas, apresentando informações como endereço, horário de funcionamento e telefone de contato. Além de melhorar a experiência de quem busca pelo serviço, o My Business também direciona o tráfego local para o seu site, melhorando o rankeamento.
Conclusão
O SEO para concessionárias é um processo contínuo e que deve fazer parte da estratégia de marketing do seu negócio.
Envolve um esforço contínuo de análise, e requer tempo e dedicação para fazê-lo. Exige, também, um trabalho conjunto das equipes de Marketing e Desenvolvimento, TI ou fornecedores que cuidam das páginas das concessionárias.
Além disso, você sempre pode optar por soluções de marketing digital automotivo que já trazem ferramentas que facilitam esse acompanhamento.
É o caso da plataforma da AutoForce, que possui um módulo integrado de SEO, ajudando concessionárias a trabalhar melhor o posicionamento orgânico dos showrooms e Landing Pages. Quer saber mais? Clique no banner abaixo para solicitar uma demonstração
Sobre o Autor