Existem duas formas de encarar desafios e superar dificuldades nos negócios. A primeira é agir de forma passiva e esperar que ações externas influenciem no cenário. Já a segunda é analisar a situação, pensar em soluções e tomar uma ação.

Como já dissemos por aqui, a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de digitalização das lojas de veículos. Investir em estratégias de marketing digital se tornou uma alternativa ao fechamento das lojas físicas para continuar gerando oportunidades. Em resumo, alguns dealers que estavam menos preparados para esse cenário correram contra o tempo e apostaram em novas soluções para atender as demandas do consumidor.

No entanto alguns mais otimistas preferiram apenas aguardar, na esperança que logo as coisas voltariam a ser como antes.

Ao mesmo tempo, aqui na AutoForce, estivemos a todo momento buscando caminhos para ajudar as lojas de veículos a superarem a crise. Portanto, reforçamos nossa produção de conteúdos e aceleramos melhorias em nossos produtos, entre outras iniciativas. Por isso, neste artigo vamos relembrar as 7 principais novidades AutoForce que rolaram por aqui em 2021

AutoCommerce: ecommerce automotivo já é uma realidade

Novidades AutoForce

Nos últimos dois anos, junto com as mudanças nas formas de consumo, vimos o crescimento do e-commerce. De acordo com pesquisa da Nielsen, as vendas online no Brasil chegaram a R$ 53,4 bilhões só no primeiro semestre de 2021. Foram 42 milhões de pessoas comprando em uma jornada completamente online.

Mas mesmo antes da pandemia de Covid-19, a internet já era uma parte importante da jornada de compra dos consumidores de veículos.

Cerca de 70% dos clientes já usavam a internet para pesquisar e comparar preços antes de comprar um carro. Ou seja, muitas vezes o cliente já chegava à loja física decidido sobre a sua escolha. Esse processo vem sendo acelerado pela transformação digital e a tendência é uma demanda cada vez maior por uma jornada de compra 100% online.

Nesse cenário, os negócios que se adaptarem primeiro vão sair na frente da concorrência. Portanto, esse é o melhor momento para estruturar a loja virtual da sua concessionária e oferecer aos seus clientes uma experiência online do início ao fim. 

Foi prevendo essa tendência que esse ano apresentamos ao mercado o AutoCommerce, mais uma das novidades AutoForce em 2021. A plataforma permite que toda a transação de escolha, pagamento e recebimento de um automóvel por meio da internet.

Agora as primeiras lojas virtuais do Brasil criadas a partir da plataforma já estão no ar. Será que você também está pronto dar o primeiro passo e criar a sua própria loja virtual?

Leia A sua concessionária está pronta para o Ecommerce?

Novidades AutoForce: atualizações e novos subprodutos do Autódromo

Ademais o ano de 2021 também foi o ano de aperfeiçoar o Autódromo e apresentar novos subprodutos da ferramenta. Em conversa com nossos clientes e por meio de análise de mercado, mapeamos oportunidades e lançamos novas soluções. Afinal, o processo de melhoria contínua é fundamental para manutenção de negócios de sucesso.

Confira abaixo:

Portal de Locação

Com o aumento na procura de serviços de assinatura, o portal de locação é apontado como uma das tendências para os próximos anos. Esta modalidade de compra não é exatamente nova. Mas tem chamado a atenção do consumidor atualmente.

Sendo assim, o modelo é uma oportunidade de grande potencial de negócio para as lojas de veículos. Por isso desenvolvemos o Portal de Locação. Com o novo subproduto do Autódromo as lojas de veículos podem oferecer o serviço com mais facilidade através desses benefícios:

  • Agilidade para o time de vendas;
  • Melhor experiência para os consumidores desse serviço. Além de um layout adequado para o serviço, o visitante terá orientações sobre o modelo de assinatura;
  • FAQ com as principais dúvidas e todas as descrições detalhadas;
  • Campanhas mais eficientes e com mais resultados.

Novidades AutoForce: blindados também ganharam espaço especial

Você sabia que o Brasil é o país com a maior frota de carros blindados do mundo? E que o setor de blindados arrecada cerca de US$ 245 milhões por ano?

Portanto, percebemos que um portal destacando as ofertas de blindados também seria mais um aliado na estratégia das lojas de veículos.

Super Landing Page

Além disso, ainda com objetivo de aproveitar o avanço do digital, desenvolvemos mais uma ferramenta para potencializar os resultados online de lojas de veículos. É a Super Landing Page, o novo produto da AutoForce que permite que você venda veículos online até com o triplo de performance em conversões.

Com ela, é possível alcançar mais resultados sem precisar aumentar o investimento nas campanhas. Isso porque unimos o melhor dos dois universos do showroom digital e das landing pages. Ou seja, a Super Landing page é uma página com foco na conversão de leads, mas com layout e conteúdos que a aproximam da navegação em um showroom digital.

Quer conhecer mais detalhes? Clique abaixo.

Novidades AutoForce: conteúdos em vídeo acompanhando tendência

Os vídeos também têm ganhado importância nas estratégias de marketing digital, ajudando as empresas a distribuírem conteúdo de maneira muito mais interativa. Além de facilitar o o contato com os seus clientes.

O formato que já era uma tendência se intensificou com a chegada da pandemia. De acordo com pesquisa da State of Video Marketing, cerca de 95% dos usuários assistem um vídeo para entender melhor sobre um produto ou serviço. Ao mesmo tempo 81% das pessoas compram algo depois de ver o conteúdo em vídeo

Dessa forma, não é atoa que a produção de lives/webinars tem ganhado um destaque significativo nas estratégias de marketing. Afinal, é uma poderosa ferramenta, tanto na captação, quanto na conversão de leads. Além de um contato mais próximo com o público.

Seguindo essa tendência, criamos o Champions Cast. O podcast para o mercado automotivo reúne especialistas do setor para debater temas relevantes para lojas de veículos. Os episódios lançados em 2021 estão disponíveis no YouTube e no Spotify.

Reveja alguns dos episódios mais assistidos:

Além disso, também voltamos a produzir vídeos curtos sobre tendências, marketing digital, ecommerce e vendas. O primeiro da série de vídeos já está disponível em nosso canal.

https://www.youtube.com/watch?v=-ioukX3FCcw

Em 2021 também foi o ano que reunimos especialistas do setor automotivo e do varejo para uma programação super especial: o Mês do Cliente AutoForce. Dessa forma, durante esse período, grandes nomes da OLX, Mercado Livre, E-commerce Brasil, entre outros, contribuíram com muito conteúdo de qualidade. O melhor de tudo é que os insights poderosos estão disponíveis para quem quiser rever aqui.

Newsletter AutoForce de cara nova

O e-mail é um canal de contato direto entre cliente e empresa e como outra aposta para esse ano foi estreitar ainda mais a relação com nossos clientes. Em 2021, nossa newsletter passou a ter disparos semanais e em novo formato. O objetivo da renovação foi preparar ainda mais os dealers para os desafios do setor automotivo.

Dessa forma, na Podium os inscritos recebem os melhores conteúdos sobre marketing digital,  vendas e tendências para o setor automotivo em primeiro mão. Receba artigos, lives, eBooks, Podcasts e outros formatos para você se atualizar e aprender no formato que preferir assinando a newsletter aqui.

Conclusão

Por fim, o ano foi realmente de muita produção e aprendizado por aqui. Espero que você tenha gostado desse pequeno resumo das principais novidades que rolaram por aqui. E tenha aproveitado para revisar alguns conteúdos antes de terminar o ano. Não deixe de acompanhar nossos próximos posts!

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.