O setor automotivo em todo mundo passa e continuará passando por transformações nos próximos anos. A chegada de novas tecnologias, aliada às mudanças de comportamento dos compradores de veículos tem alterado bastante o setor. Com isso, o que podemos esperar do futuro da venda de veículos?
Para começar, nos últimos dois anos vimos uma verdadeira corrida pela digitalização. Concessionárias e revendas, acostumadas a vender carros por meios tradicionais, passaram a investir em showrooms digitais e tecnologias para oferecer aos potenciais clientes a possibilidade de percorrer o processo de compra de veículos de forma digital.
Além disso, os investimentos em grandes mídias como televisão e outdoors perderam espaço, enquanto os anúncios em links patrocinados nas mídias sociais e buscadores, como o Google, ganharam força.
Para os dealers, ter uma presença digital forte e uma estratégia de marketing digital automotivo bem executada já não é um diferencial, mas sim um requisito básico. E quem não acompanhar essa tendência está com os dias contados.
Você está de que lado?
Daqueles que agora irão correr atrás e dar os primeiros passos no digital? Ou dos que estão prontos para ir além do básico e construir um negócio incrível?
Neste artigo, vou te falar sobre as próximas tendências do setor automotivo.
Primeiramente, coloque o cliente no centro de tudo
Existe algo ainda mais básico do que investir na presença digital do seu negócio: a estratégia Customer Centric. Esse não é um conceito novo, tampouco uma moda passageira. Colocar o cliente no centro de tudo trata-se de uma questão de sobrevivência para empresas de todos os segmentos.
A estratégia surgiu diante dos avanços tecnológicos, principalmente a expansão do acesso à internet. Atualmente, o comportamento do consumidor indica que o seu consumo está diretamente relacionado com o vínculo que este possui com a empresa e não apenas com o produto.
Dessa forma, a estratégia permite que as lojas de veículos realmente pensem em entender melhor a expectativa dos compradores, bem como suas necessidades e os seus pontos de contato com o negócio.
Ademais, com o cliente no centro de tudo é possível trabalhar as melhores estratégias e conquistar excelentes resultados na venda de veículos.
Omnichannel
Com as mudanças no perfil do comprador de carros, outra estratégia que ganhou cada vez mais força foi a omnichannel. Isso porque as pessoas buscam uma experiência de compra que integra o mundo on-line e offline.
O modelo Omnichannel prega que uma mesma compra pode ser iniciada e finalizada em vários canais diferentes. Então, uma venda pode ser iniciada por um canal físico ou digital, também podendo ser finalizada por qualquer um desses canais. Ou seja, o físico e o digital estão conectados buscando entregar uma melhor experiência ao cliente.
Esse modelo cria mais possibilidades para os clientes e facilita a jornada de compra, deixando o público mais a vontade e confortável para fechar vendas. Atualmente, nos maiores E-commerces do Brasil você pode facilmente fazer uma compra no site e retirar na loja. Da mesma forma, também pode escolher um item na loja e receber em casa em alguns dias.
Essa, sem dúvidas, é uma tendência que também irá ganhar força entre os compradores de veículos.
Venda de veículos e o e-commerce
Agora, a venda de veículos em uma jornada 100% on-line, será possível?
Ao contrário do que se apostava, a compra e venda de veículos por meio de um ecommerce automotivo não é uma tendência para os próximos anos. É uma aposta para hoje.
Nos últimos anos, alguns fatores impediam o crescimento do ecommerce automotivo no Brasil, como por exemplo: a falta de confiança do público e ausência de tecnologia.
O primeiro já foi solucionado, como vimos com a crescente demanda pela modalidade de compra online no país. Agora, assim como acontece nos Estados Unidos, no Brasil já existe a tecnologia para criação de lojas virtuais de veículos.
Por meio da plataforma, as concessionárias podem cadastrar facilmente ofertas de novos, seminovos, peças e serviços. Tudo colocado de forma a proporcionar a melhor experiência de compra para o potencial cliente.
Algumas lojas de veículos já oferecem a possibilidade de escolher o veículo, a forma de pagamento (se vai entrar com usado na troca, pagar à vista, parcelar ou financiar), fechar a compra e optar por receber o veículo em casa. Se você deseja se aprofundar no conceito de concessionária virtual e no novo modelo de negócios para lojas de veículos, eu recomendo que você leia Ecommerce automotivo: o guia completo.
Por fim, você deve ter percebido que o futuro da venda de veículos está muito ligado ao surgimento de novas tecnologias. Além disso, também caminha lado a lado com a mudança de comportamento do consumidor, que busca mais praticidade e segurança na hora de comprar um carro.
Sobre o Autor