Como criar uma marca forte no Instagram e ser lembrado por seus clientes.
Estar presente no Instagram é fundamental, mas tão importante quanto isso, é consolidar sua marca nessa rede social.
Quando falamos em construir uma marca forte no Instagram devemos levar em consideração alguns pontos importantes, abaixo vou falar um pouco dos pontos que considero fundamentais. São eles:
Você deve pensar no foco da sua marca
Não adianta você falar de todo e qualquer assunto se não tiver um foco muito claro. Por exemplo, sua concessionária só vende carros, não faz sentido você falar sobre motos.
E como se desenvolve esse foco? Pense principalmente em algum sentimento que você quer passar através de sua comunicação. Já falei em outro post sobre os sentimentos que motivam uma pessoa a comprar. Em suas postagens você deve explorar esse sentimento.
Quando o assunto é venda de veículos, o desejo é um dos melhores sentimentos que você deve explorar. Dessa forma, utilizar essa emoção para produzir os conteúdos da sua marca é um ótimo caminho.
Personalidade
O perfil de sua marca precisa ter personalidade. Nesse sentido você pode escolher posicioná-la como um perfil de opiniões polêmicas – Por exemplo criticar o lançamento de um determinado modelo de veículo, ou seguir uma linha mais conservadora.
Minha sugestão é que você como concessionária ou revenda, mantenha uma linha mais light e não entre em assuntos polêmicos.
Mas isso não significa que sua marca não deve emitir opiniões, mas sim que faça isso de forma ponderada e elegante.
Diferenciar o Feed do Story
Esse talvez seja uma das principais dicas que vou te dar nesse post. Muitas marcas não sabem essa diferença e acabam perdendo a oportunidade de se fortalecer por produzir o conteúdo de forma errada.
Feed: Não é sempre que você terá uma grande imagem ou um grande texto para compartilhar no feed; então, é melhor trabalhá-lo pensando mais em qualidade do que quantidade.
Seu feed deve seguir a identidade da marca, ter imagens bonitas, os textos devem ser relevantes. No feed o principal objetivo é que as pessoas salvem e compartilhem seu conteúdo, isso aumenta sua visibilidade e o engajamento.
Gosto de dizer que o feed é a vitrine da sua loja. Dessa forma, assim como em sua loja você escolhe os melhores carros para expor na vitrine, em seu feed use a mesma regra.
Story: No story você mostra o dia a dia e a personalidade da marca: você traz o lead para dentro da sua empresa. Não existe perfil sem story.
Mas o que é um bom conteúdo para story? O bom conteúdo é aquele que é verdadeiro, não adianta você copiar de outra empresa. Nele você consegue construir a personalidade e humanizar o conteúdo.
Um bom story não precisa ser trabalhoso, mas ele deve ser criativo e dinâmico. Pense que sua marca está competindo com muitas outras pela atenção do cliente. Sendo assim, seja autêntico, criativo e explore todo o potencial dessa ferramenta.
Identidade visual
É importante definir a sua identidade visual ao mesmo tempo em que trabalha a sua consistência visual. Todas as marcas fortes têm consistência visual: Coca-Cola, Apple, Havaianas, Nubank…
Como escolher as cores da própria marca? Você escolhe as cores da sua marca focando nos seus principais atributos.
Toda marca é construída em cima de certos atributos, adjetivos e sensações que a marca carrega em si; com base neles, e conhecendo a psicologia das cores, você consegue definir as melhores cores para a sua marca.
Nem toda marca e nem toda pessoa precisa de um designer. Se você está começando agora e ainda é pequeno, invista mais na qualidade do seu conteúdo. Mas de forma algum ignore o poder que tem uma boa identidade visual.
Foto no perfil
Atente-se à sua foto de perfil. Se ela é ruim, há grandes chances de todo o resto também ser ruim.
É importante que você escolha uma foto de perfil e mantenha ela, isso faz parte da construção da personalidade da marca e cria uma identificação muito mais fácil. O objetivo aqui é que seus seguidores identifiquem que aquele é o seu perfil com facilidade.
Use os destaques.
Produziu um conteúdo legal no story, teve um bom engajamento e sentiu que sua audiência gostou? Transforme ele em um destaque.
Quando novos seguidores chegarem ao perfil da sua marca eles poderão ver nos destaques que tipo de conteúdo sua empresa produz e sendo relevante para ele, as chances de que ele fique e até indique para amigos é grande.
Agora você já sabe como criar uma marca forte no Instagram.
O primeiro conselho que te dou é que você avalie como está o perfil da sua empresa no Instagram, analise esses pontos que abordei e tente identificar o que deve ser melhorado.
Se após essa análise você identificar muitos pontos fracos comece agora mesmo a aplicar as dicas que dei nesse post e não poupe esforços.
Agora se você identificou que sua marca já trabalha bem a maioria desses pontos abordados, parabéns. Mantenha o que já vem sendo feito, melhore o que for preciso e coloque sua marca à frente da concorrência.
Para te ajudar nesse trabalho de produção de conteúdo, vou deixar abaixo o link para você baixar o nosso guia 10 tipos de conteúdos para o Instagram. Para acessar é só clicar no banner abaixo. É grátis!
Sobre o Autor