Marketing Digital para Concessionárias: 9 tendências!

Tempo de leitura: 10 minutos

[Total: 1    Média: 5/5]

Quem trabalha com marketing digital sabe que este é um setor em constante ebulição. Cada salto tecnológico representa mudanças no comportamento do consumidor e atualizações nas estratégias de marketing e vendas.

No setor automotivo, cujo consumidor é curioso, impaciente e exigente, o marketing digital para concessionárias se volta cada vez mais para a otimização da experiência de compra.

Isso quer dizer que tanto concessionárias quanto montadoras precisam entender, definitivamente, que é impossível vender veículos sem pensar na internet. Até porque a jornada de compra de veículos começa a se expande no on-line. De acordo com uma pesquisa feita pelo Facebook com a Digital Dealer em 2018:

  • 93% das oportunidades de venda de veículos foram geradas pela internet em 2018;
  • 76% dos compradores já decidem o modelo que querem antes de ir à concessionária;
  • 62% dos consumidores gostariam de comprar seu carro totalmente on-line.

É para atender a essas novas demandas do consumidor que existe o marketing digital automotivo.

O que é marketing digital automotivo?

Marketing digital automotivo é o conjunto de atividades que uma concessionária pode executar no ambiente digital para criar, aprimorar e otimizar as relações com os consumidores de veículos, gerando novas oportunidades de negócios.

Mas como definir, dentro desse universo de estratégias de marketing que surgem dia a dia, quais podem gerar mais resultados em vendas para sua concessionária?

Pensando nisso, selecionamos as 8 principais tendências de marketing digital para concessionárias em 2019. Descubra quais são e como colocá-las em prática para conquistar mais resultados neste ano!

Quais são as tendências de marketing automotivo em 2019?

1. Mobile

O mobile já é uma realidade há algum tempo. Em 2018, o consumo móvel no Brasil ultrapassou o consumo por desktop, sendo responsável por 55% dos acessos no país, segundo a SemRush. Não é novidade se considerarmos que o brasileiro é um dos povos que mais usa o smartphone: checamos o celular 183 vezes por dia, em média, segundo a FGV.

O mobile fica ainda mais interessante se analisarmos seu potencial de compra. Ainda de acordo com a SemRush, as compras do varejo por celular geraram cerca de US$ 93,5 bilhões em 2018.

O setor automotivo está em destaque entre os setores mais buscados via dispositivos móveis: representa 62% das pesquisas on-line iniciadas via smartphone.

O mobile é tão fundamental que Google e outros buscadores o utilizam como critério de ranqueamento. Não adianta mais apostar em conteúdos diferentes para mobile e desktop: o que o Google busca são sites verdadeiramente responsivos.

O problema é que, no Brasil, 70% das páginas móveis levam mais de 7 segundos para carregar completamente, sendo que mais da metade dos visitantes mobile abandona a página se ela demora mais de 3 segundos.

O que fazer em 2019? Invista em um showroom virtual e landing pages responsivas, que consigam dar resposta ao consumidor no menor tempo possível. Caso suas páginas sejam muito pesadas, outra sugestão para discutir com o time de TI da concessionária é a adaptação delas para Google AMPs.

2. Chatbots

A Citroën do Brasil fechou o ano de 2018 fazendo muito burburinho no setor automotivo. Tudo porque a francesa conseguiu a façanha de vender um C4 Cactus utilizando um chatbot do Facebook. E, sim, os robôs para chat continuam sendo uma tendência importante em 2019!

Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano em interações via chat. Esses robôs já são capazes de fazer um orçamento sozinhos, manter contato próximo com o cliente, vender produtos e serviços e ainda aliviar a carga interna de atendimento das empresas.

O que fazer em 2019? Caso sua concessionária ainda não possua um chatbot, é fundamental que ela utilize ao menos um chat on-line para dar mais agilidade ao atendimento on-line. Neste outro post, contamos como você pode utilizar um chat on-line para capturar mais leads.

3. Vídeo

O conteúdo visual e em vídeo também tem grande apelo para o consumidor de veículos. Gera engajamento do usuário independentemente da sua etapa na jornada de compra.

De acordo com este artigo da G12 data, 25% dos compradores de veículos gastam uma hora ou mais assistindo vídeos enquanto pesquisam. Outros 49% visitam a concessionária depois de assistirem algum vídeo on-line sobre o veículo.

O importante é que todo o conteúdo visual da sua concessionária também esteja otimizado para os dispositivos de busca. Então, se você já investe na produção de conteúdo visual para sua concessionária, não deixe de trabalhar bem o SEO.

O que fazer em 2019? Aposte na produção de conteúdo em vídeo para Youtube e Instagram. As lives também costumam atrair bastante interesse, por serem mais descontraídas e imediatas. Além disso, utilize páginas com banners em vídeo nos sites e landing pages para atrair e engajar o usuário.


4. Marketing de Conteúdo e SEO

As coisas que os consumidores pesquisam funcionam como “mapa” para os profissionais de marketing, indicando suas preferências de consumo e em qual momento da jornada de compra eles estão. Marketing de Conteúdo e SEO são estratégias fortes de marketing digital para concessionárias que devem continuar em alta em 2019.

Os consumidores de hoje esperam assistência em todas as etapas da compra: do aprendizado à consideração da solução. Oferecer conteúdo que soluciona uma dor no momento da busca aumenta a probabilidade de reter o usuário desde o primeiro contato com sua marca.

O que fazer em 2019? O conteúdo deve ser cada vez mais preditivo e se antecipar ao próximo passo do usuário na jornada de compra. Explore o Google Analytics e o Google Keyword Planner. Produza conteúdos que tenham relação com as perguntas do usuário, não apenas com as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Este artigo da SemRush explica tudo sobre como otimizar o conteúdo para as intenções de busca.

5. Data Driven Marketing e BI

A capacidade de gerar dados é um dos grandes benefícios do marketing digital para concessionárias. O problema é que nem sempre os utilizamos para tomar decisões de negócios — e é nisso que erramos!

A boa notícia é que a o Business Intelligence, ou inteligência de negócios, vem se popularizando para reverter isso. O famoso BI reúne técnicas e ferramentas que ajudam a visualizar os indicadores de performance do seu negócio (KPIs) e, a partir disso, tomar decisões mais acertadas. Uma das formas de fazer isso é recorrer aos dashboards, painéis que ajudam a dar visibilidade em tempo real às estratégias que estão em andamento.

O que fazer em 2019? Aposte em ferramentas de marketing digital para concessionárias que sejam integradas e que te ajudem a monitorar facilmente as métricas do negócio. Aqui na AutoForce, nossos clientes contam com dois dashboards de relatórios. Explicamos mais sobre o dashboard da AutoForce neste outro post.

6. Abordagem omnichannel

De acordo com o Digital Marketing Institute, 3 em 4 cada millenials estão dispostos a receber notificações via SMS com base em sua localização.

O que antes parecia invasão de privacidade é, na verdade, uma demanda do consumidor. É assim que desponta o marketing omnichannel:  a união entre estratégias de marketing on e off-line. O importante é criar uma experiência direcionada e única para o consumidor.

A proposta do omnichannel é criar uma experiência realmente integrada para o cliente, desde o momento que ele converte em uma landing page da concessionária até que chegue ao showroom para fechar negócio. O que você precisa fazer para conquistar isso na sua concessionária? Integração de canais! Faça com que o lead atendido pelo encantador não se “perca” quando chegar ao vendedor de showroom.

O que fazer em 2019? Utilize ferramentas integradas e crie processos que ajudem seu cliente a passar da tratativa on-line para a off-line sem grandes rupturas. Uma das formas de fazer isso é investir no Encantamento de Leads, uma metodologia de vendas para o setor automotivo.

7. Novos formatos de mídia paga

Diferentemente dos investimentos em marketing tradicional, como televisão e impresso, os gastos com mídia on-line deve continuar crescendo em ritmo vertiginoso em 2019. De acordo com o eMarketer, 2018 foi o primeiro ano em que gastos com publicidade na internet superaram os investimentos em mídia na televisão. No ano passado, o digital representou R$ 14,8 bilhões do investimento publicitário no Brasil.

A mídia on-line tem ganhado cada vez mais espaço por ser metrificável. É possível identificar e otimizar o impacto das campanhas on-line nos negócios. Além disso, a mídia on-line permite segmentação de público mais precisa, possui diferentes formatos e tem custo mais flexível do que a mídia tradicional.

O que fazer em 2019? Expanda seus investimentos em mídia on-line. Desde o final de 2018, a Google vem lançando novas ferramentas de criação de anúncios, principalmente voltada para pequenos e médios anunciantes. Se você ainda não sabe por onde começar, veja este post sobre como definir um orçamento de mídia paga para concessionárias.

8. Plataformas

Já faz algum tempo que as plataformas digitais têm roubado atenção do mercado. Elas nada mais são do que um modelo de negócios que utiliza a tecnologia para conectar pessoas e promover interações. Na prática, elas facilitam ou automatizam demandas e processos dentro da concessionária.

Vamos tomar como exemplo a atualização do site da sua concessionária. A cada mês, você precisa inserir os banners com as ofertas que chegam da montadora. Só que, para isso, precisa pedir para uma agência criar as artes e subir para o site. Dois dias depois que a mudança é feita, você descobre que precisa mudar o preço da oferta novamente, e na mesma hora! Mas, para isso, precisa entrar na lista de demandas da agência.

Terrível, não é? Em compensação, uma plataforma CMS, ou gerenciador de conteúdo, permitiria que você fizesse as alterações no momento que precisasse.

Esse é o grande poder das plataformas. E elas existem para quase todo tipo de serviço hoje em dia! Neste outro post, explicamos como você pode utilizar algumas dessas tecnologias para reduzir os custos na sua concessionária.

O que fazer em 2019? Comece utilizando uma plataforma para gerenciar seus sites e landing pages. Conheça o Autódromo, plataforma CMS da AutoForce.

Conclusão

As estratégias de marketing digital para concessionárias mudam regularmente. Porém, quando você prevê algumas mudanças e se adapta a elas, fica mais fácil se destacar e surfar na onda de novos negócios.

Algumas das tendências que citamos aqui não são novidade para quem já acompanha o Blog da AutoForce. Ainda assim, acreditamos que elas estarão ainda mais fortes em 2019. Muitas empresas do setor automotivo sequer começaram a utilizá-las.

Isso não quer dizer que você precisa aplicar imediatamente todas essas tendências. O importante é avaliar quais delas se aplicam melhor à estratégia on-line da sua concessionária, de forma que elas realmente gerem negócios.

Agora, quero que você nos ajude a construir este artigo! Qual você acha que é a 9ª tendência de marketing digital para concessionárias em 2019? Deixe sua aposta aqui nos comentários e vamos conversar!